• Nenhum resultado encontrado

2 ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO AVANÇAR NA CDE-4

2.6 A implementação da proposta curricular

2.6.3 Avaliação e a utilização do livro didático pelos docentes

A utilização do livro didático do Projeto Avançar é prevista na PCPAV como um instrumento para subsidiar a prática pedagógica docente, com o fim de desenvolver as competências e habilidades dos alunos. (AMAZONAS, 2005)

Nesse sentido, foi perguntada aos professores qual a frequência com que eles utilizavam o livro didático do Projeto Avançar.

Assim, o Gráfico 20 apresenta a frequência com que os professores utilizam o livro didático do programa de acordo com a opinião dos mesmos.

A maioria dos docentes pesquisados utiliza os livros didáticos do Projeto Avançar com maior ou menor frequência. Sendo que, 31% deles sempre os utiliza, 17% nem sempre utiliza, e 6% quase nunca utiliza.

Quanto aos que não o utilizam, 37% alegam que suas escolas não receberam o livro, e 7% apontam como motivo, não gostar do livro.

O supervisor pedagógico SP01, aponta em sua entrevista a não utilização do livro didático, como um dos prinicipais problemas que ele encontra nas escolas sob sua supervisão.

A professora PR111, que trabalha com turmas do Projeto Avançar Fase 2, respondeu em sua entrevista, que apesar dos alunos da escola terem recebido o livro didático ela não o utilza, “ Não. Eu trabalho com vários livros, com vários

materiais”.(PR111)

O gráfico abaixo aborda o posicionamento dos docentes com respeito, a adequação do livro didático ao Projeto Avançar.

Fonte: Elaborado pelo autor a partir da pesquisa de campo.

De acordo com o Gráfico 21, para 35% dos professores, o livro é adequado e de fácil compreensão, para eles e para os alunos, para 21% o livro é adequado,

porém é de difícil compreensão para os alunos e requer constante intervenção dos docentes e para 13% dos respondentes ele é inadequado e muito difícil de ser utilizado em sala de aula.

Na opinião dos professores das fases 1 e 2, o livro didático, apresenta alguns problemas, a professora PR111 disse que o fato do livro não ser consumível prejudica seu trabalho, pois os alunos perdem muito tempo copiando os exercícios para o caderno.

Não só a do avançar, como do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A dificuldade é por que eles não podem fazer o exercício no próprio livro é uma perda de tempo muito grande ta copiando para eu poder ensinar as crianças, então se eles pudessem registrar tudo no livro si tornaria mais fácil (PR111).

Para a professora PR112 o livro é muito conteudista e não tem atividades suficientes para a necessidade dos alunos – “Olha o livro didático, ele deveria ser com mais, mais atividades, ele vem com um texto imenso e pouca atividade. Pra eles que estão nessa fase, deveria vir mais com atividades do que com aqueles textos imensos”.(PR112)

Uma parcela de 31% dos professores deixou a questão em branco, mas a grande maioria faz parte do grupo de professores, cujas escolas não receberam o livro.

Segundo a coordenadora CD01 existe por parte dos docentes um grau de desaprovação ao livro didático, mas a maioria aprova e utiliza – “Ainda existe resistência ( a utilização do livro), apesar do trabalho de conscientização que os adjuntos e suas equipes estão fazendo regularmente nas escolas, mas já foi pior, precisa melhorar um pouco” (CD01)

Diante do exposto, verifica-se que o principal problema relacionado ao livro didático do Projeto Avançar é a falta do material na mão dos alunos e professores, pois 37% dos respondentes afirmaram que não estavam utilizando o livro por que suas escolas não o receberam.

Quanto aos que não o utilizam por que não gostam do livro, ou dos que o utilizam pouco por o considerarem dificil de trabalhar, é um problema que pode ser

minimizado com uma formação ou oficinas específicas sobre formas de utilização do livro didático.

De acordo com o coordenador adjunto CAD 01, o motivo da falta do livro didático, foi a demora no processo licitatório para sua aquisição e o aumento no quantitativo de turmas em 2015.

Quando ele é oferecido, é adequado à metodologia. Mas infelizmente esse ano, por exemplo, muitos alunos ainda não receberam o livro didático.(...) Como eu acabei de falar, esse ano não houve entrega de livros em número suficiente para os alunos. Segundo fui informado pela Gerencia de Programas Especiais, o material esta em fase de licitação. Os que receberam esse ano, é porque as escolas recolheram os livros usados no ano passado, só que esse ano, a quantidade de turmas aumentou muito, em 2014 eram 47 e esse ano são mais ou menos 70 turmas. Da nossa parte, nós remanejamos as sobras de livros de uma escola para outra, mas essa ação não foi suficiente e muitas escolas ficaram sem livro (CDA01).

A coordenadora distrital CD01, também justificou a falta de livro didáticos nas escolas, a demora na licitação para aquisição do material - Infelizmente esse ano, não. As turmas aumentaram em número do ano passado pra cá, e licitação pra compra de mais livros ainda não foi concluída.(CD01)

A utilização e o uso do livro didático, ao que parece, também incomoda os supervisores que acompanham as escolas, pois dentre os itens que eles apontaram como necessários a futuras formações, está justamente a utilização do livro didático como o terceiro colocado na preferencia. Algo muito parecido com a opinião dos docentes, que também elegeram a utilização do livro didático para futuras formações como o quarto tema mais pedido.

A próxima seção aborda o processo de formação continuada dos atores envolvidos na implementação do Projeto Avançar na CDE-4.

A análise intenciona identificar como é feita a formação continuada dos profissionais envolvidos, tanto na execução do Projeto Avançar nas escolas, quando na implementação e monitoramento na CDE-4.

2.6.4 Formação continuada das equipes de implementação do Projeto Avançar na