• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 4 Avaliação de Alterações em um Processo em Execução Utilizando

4.2. Processo de Tomada de Decisão para Melhoria em Processos

4.2.2. Avaliação

A atividade Avaliação é composta por sete tarefas, que, quando executadas geram o modelo de decisão para o problema de decisão a ser tratado. A partir deste modelo, uma ordem de preferência das alternativas de processo, definidas na atividade Estruturação, é estabelecida. As tarefas que compõem esta atividade são executadas individualmente, por cada participante do grupo de decisão.

Tarefa: Estabelecer pesos para os critérios

Descrição: Nesta tarefa, cada decisor define, por meio de pesos, a importância relativa de cada critério para o problema de decisão a ser tratado. Quando os critérios tiverem a mesma importância, eles receberão pesos iguais.

Critérios de entrada Ter os critérios definidos.

Critérios de saída Ter peso definido para cada critério (para cada decisor). Responsáveis: Decisor (DEC)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Lista de critérios

Artefatos produzidos: Peso de cada critério (para cada decisor)

Tarefa: Estabelecer desempenhos esperados para cada critério

Descrição: Nesta tarefa, cada decisor estabelecerá o desempenho esperado para cada critério, considerando cada uma das alternativas de processo. Neste momento, o decisor deve valer-se de sua experiência com a execução do processo a ser alterado, e quando possível, de dados históricos e relatórios de medição.

Critérios de entrada Ter os critérios e as alternativas de processo definidos.

Critérios de saída Ter estabelecido, para cada alternativa de processo, seu desempenho em cada um dos critérios.

Responsáveis: Decisor (DEC)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Lista de critérios e lista de alternativas de processo

Artefatos produzidos: Desempenhos das alternativas de processo em cada critério (para cada decisor)

Tarefa: Definir matriz de decisão normalizada

Descrição: Tendo definidos os critérios, seus respectivos pesos e os desempenhos esperados para as alternativas em cada critério, é possível definir a matriz de decisão. Nesta matriz, os desempenhos das alternativas em cada critério são normalizados (normalização por vetor) e multiplicados pelo peso atribuído ao

67 critério.

Critérios de entrada Ter critérios, pesos dos critérios, alternativas de processo e desempenhos das alternativas definidos (para cada decisor) Critérios de saída Terem definidos os critérios para avaliação das alternativas de

processo.

Responsáveis: Ferramenta (FER)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Lista de critérios, pesos dos critérios definidos, lista de

alternativas de processo e desempenhos das alternativas de processo em cada critério (para cada decisor)

Artefatos produzidos: Matriz de decisão normalizada (para cada decisor)

Tarefa: Identificar solução ideal e solução indesejada

Descrição: Esta tarefa tem como objetivo a identificação da solução ideal e de uma solução indesejada. A solução ideal é composta pelos desempenhos aspirados para cada um dos critérios (por exemplo, objetivos de negócio ou objetivos do projeto). Já a solução indesejada é o conjunto dos piores desempenhos em cada critério, considerando todas as alternativas. Vale ressaltar que estes piores desempenhos devem observar a orientação da escala de cada critério. Para critérios de escala com orientação negativa, o pior desempenho é o maior valor e, para critérios de escala com orientação positiva, o pior desempenho é o menor valor.

Critérios de entrada Ter a matriz de decisão normalizada definida (para cada decisor).

Critérios de saída Ter a solução ideal e a solução indesejada identificadas (por cada decisor).

Responsáveis: Ferramenta (FER)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Matriz de decisão normalizada (para cada decisor)

Artefatos produzidos: Solução ideal e solução indesejada (por cada decisor)

Tarefa: Calcular distâncias de cada alternativa à solução ideal e à solução indesejada

Descrição: Nesta tarefa é verificada o quão próxima uma alternativa de processo está da solução ideal e o quão distante ela se encontra da solução indesejada. Para tal, é utilizada a Distância Euclidiana de cada alternativa de processo para a solução ideal e para a solução indesejada.

Critérios de entrada Ter a matriz de decisão normalizada, a solução ideal e a solução indesejada definidas (para cada decisor).

68

Critérios de saída Ter calculada a proximidade de cada alternativa de processo com a solução ideal e o afastamento da solução indesejada (para cada decisor).

Responsáveis: Ferramenta (FER)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Matriz de decisão normalizada, solução ideal e solução

indesejada (para cada decisor)

Artefatos produzidos: Proximidades de cada alternativa de processo para a solução ideal e afastamentos de cada alternativa de processo para a solução indesejada (para cada decisor)

Tarefa: Calcular a proximidade relativa de cada alternativa com a solução ideal

Descrição: Nesta tarefa é verificado o quão similar é à solução ideal cada alternativa de processo definida (incluindo o processo atual). Para isto, é calculado um índice de similaridade que combina a proximidade com a solução ideal e o afastamento da solução indesejada. Este índice é o valor do afastamento da alternativa de processo para a solução indesejada dividido pela soma deste afastamento com a proximidade da alternativa de processo com a solução ideal.

Critérios de entrada Ter, para cada alternativa de processo, calculada a sua proximidade com a solução ideal e o seu afastamento da solução indesejada (para cada decisor)

Critérios de saída Ter calculada a similaridade de cada alternativa de processo com a solução ideal (para cada decisor)

Responsáveis: Ferramenta (FER)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Proximidades de cada alternativa de processo para a solução

ideal e afastamentos de cada alternativa de processo para a solução indesejada (para cada decisor)

Artefatos produzidos: Índice de similaridade com a solução ideal para cada alternativa de processo (para cada decisor)

Tarefa: Definir ordem de preferência individual das alternativas de processo

Descrição: Esta tarefa conclui a atividade Avaliação. Com base no índice de similaridade com a solução ideal, calculado para cada alternativa de processo na tarefa anterior, é elaborada uma lista, para cada decisor, contendo a ordem de preferência das alternativas de processos.

Critérios de entrada Ter calculada a similaridade de cada alternativa de processo com a solução ideal (para cada decisor)

69

Critérios de saída Ter definida a ordem de preferência das alternativas de processo (para cada decisor)

Responsáveis: Ferramenta (FER)

Ferramentas: Mecanismo de apoio à tomada de decisão (vide seção 4.4) Artefatos Requeridos: Índice de similaridade com a solução ideal para cada alternativa

de processo (para cada decisor)

Artefatos produzidos: Listas ordenadas por preferência individual das alternativas de processo