• Nenhum resultado encontrado

4. PLANO DE NEGÓCIO

8.3 AVALIAÇÃO SOCIAL

O futuro empreendimento contribuirá para a sociedade através de :

1. Contratação inicial de um funcionário direto e um indireto, aumentando esse número conforme o crescimento da empresa, contribuindo para a geração de emprego e renda no município.

2. Utilização de sacolas de papel ecológicas, contribuindo para a preservação do meio ambiente por ser um produto reciclável pela sua fácil degradação quando descartado no meio ambiente e por servir de adubo quando misturado com outros itens orgânicos.

3. Perspectiva social de aumentar a auto estima das clientes e facilitar suas vidas pela possibilidade de encontrar produtos de qualidade mais próximo de suas residências, evitando assim os custos com tempo e deslocamento em busca de vestuário feminino.

4. Contribuir para o desenvolvimento do município pela geração de receitas para os cofres públicos por meio de impostos e contribuições.

9 CONCLUSÃO

De acordo com Chiavenato (2012) o empreendedor precisa planejar o seu negócio sem improvisar, caso queira ser bem sucedido.

A economia apresenta um cenário desfavorável em termos globais apresentando inúmeros desafios à todos os empreendedores, tais como riscos conjunturais e baixo grau de estabilidade do país, ainda assim o projeto pode ser viável porque assumir riscos faz parte do termo empreender e nesses momentos os empreendedores são as molas mestras que movem a economia.

O trabalho apresenta projeções de investimentos, receitas, despesas e custos reais e realizadas em tempo real de acordo com o cenário econômico vigente no país.

Conclui-se que será necessário um esforço para captar e fidelizar clientes sendo necessário alinhar os objetivos, estratégias e ações de marketing à sua missão, visão e valores buscando constante atualização de processos sem descuidar do foco financeiro. Os objetivos, estratégias e ações de marketing deverão ser constantemente revisados e monitorados porque o Plano de Negócios é o início e não o fim de um empreendimento.

O Plano Financeiro, etapa de extrema importância no Plano de Negócios apresentou as projeções de investimentos, custos e receitas do empreendimento, permitindo a elaboração do fluxo de caixa, ferramenta essencial para o controle de entradas e saídas de recursos financeiros.

A elaboração da DRE permitiu conhecer a projeção de lucro líquido da empresa e todos esses cálculos contribuiram para a elaboração da avaliação financeira do empreendimento.

A avaliação financeira demonstra pelo Ponto de Equilíbrio que serão necessários, no mínimo, vendas por 73 dias para que os custos sejam exatamente iguais ao faturamento. Ou seja, todas os custos serão cobertos porém não haverá lucro. A taxa de lucratividade calculada será de 19,17 % ao ano em função do volume de receita e a taxa de retorno anual do investimento será de 72,77%, quanto maior a taxa maior a viabilidade econômica do projeto.

O cáculo do Payback mostra o tempo de recuperação do futuro empreendimento de 1,37 anos, período em que o capital investido deverá ser recuperado. Quanto menor esse tempo mais o projeto é atrativo.

A TIR maior que TMA e o VPL positivo demonstram que o projeto pode ser aceito. Analisando diferentes cenários, a TIR é maior que a TMA, VPL positivo, o ponto de equilíbrio não apresenta grandes alterações e o payback não chega a dois anos mesmo em um

cenário pessimista demonstrando que o projeto é viável. Em menos de um ano a empresa consegue equilibrar seus custos e receitas concluindo-se que o projeto deve ser aceito.

A globalização traz para o empreendedor desafios diários, tais como planejar, inovar, adaptar, investigar e acreditar . O empreendedor deve ter o olhar sempre à frente sem perder a visão do entorno. Estar sempre preparado para os desafios acreditando que eles não são nada mais que oportunidades de crescimento e evolução.

REFERÊNCIAS

ATLAS BRASIL. Disponível em: http://atlasbrasil.org.br/2013/pt/perfil_m/4334/. Acesso em 22 de junho de 2019.

BANCO CENTRAL DO BRASIL. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/. Acesso em 23/09/2020.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo – Dando asas ao espírito empreendedor. 4ª. Ed. São Paulo: Manole, 2012.

CONTÁBEIS. Tabela Simples Nacional. Disponível em:

https://www.contabeis.com.br/tabelas/simples/anexo1. Acesso em 21/09/2020.

CONTABILIZEI. O que é uma microempresa. Disponível em: https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/o-que-e-microempresa-e-qual-a-

diferenca-com-outros-tipos/. Acesso em 22/10/2020.

CUNHA, Renato. As inovações tecnológicas que estão causando disrupção no varejo de moda. Disponível em: http://www.stylourbano.com.br/as-inovacoes-tecnologicas-que-estao- causando-disrupcao-no-varejo-de-moda. Acesso em 22 de junho de 2019.

GOHR, Cláudia Fabiana. Trabalho de Conclusão de Curso em Administração I, Palhoça,Unisul Virtual 2008.

IBGE. Pesquisa cidade Mauá/SP. Disponível em:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/maua/pesquisa/37/0. Acesso em 22 de junho de 2019.

MAUA. Informações cidade. Disponível em:

http://www.maua.sp.gov.br/Informacoes/PerfilAtual.aspx. Acesso em 22 de junho de 2019. MEU PRÓPRIO NEGÓCIO. Como montar uma loja de roupas. Disponível em: https://www.meuproprionegocio.net.br/como-montar-uma-loja-de-roupas/. Acesso em 23 de maior de 2019.

PORTAL DA INDUSTRIA. Inovação e tecnologia. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/inovacao-e-tecnologia/tecnologia-inovacao- e-o-futuro-da-moda-foram-tema-de-encontro-entre-profissionais-do-setor-textil-e-de-

confeccoes/. Acesso em 22 de junho de 2019.

PORTAL DO EMPREENDEDOR. Pronampe. Disponível em

https://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/credito/saiba-mais/pronampe. Acesso em 16/09/2020.

QIPU. Contabilidade on line para empreendedores. Disponível em: https://www.qipu.com.br/mei/. Acesso em 22 de junho de 2019.

RECEITA FEDERAL. Simples Nacional. Disponível em:

http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional. Acesso em 21/09/2020.

RODRIGUES, Gizella. 10 dicas para vender mais em um negócio de moda. Disponível em: https://exame.abril.com.br/pme/10-dicas-para-vender-mais-em-um-negocio-de-moda/. Acesso em 25 de maior de 2019.

SEBRAE/MG.Como montar uma loja de roupas. Disponível em: https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Cartilha-Manual-ou- Livro/Como-montar-uma-Loja-de-Roupas/Acesso em 23 de maio de 2019.

SEBRAE/MG. Empreendedorismo. Disponível em:

http://conteudo.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei2019/conteudos/melhore-o- layout-da-sua-empresa-e-conquiste-mais-clientes,9020103bc7d1b610VgnVCM1000004c002 10aRCRD, Acesso em 24/08/2020.

SEBRAE SP. Pesquisa de fornecedores. Disponível em :

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/pesquisa-de-fornecedores,ea7836627a96 3410VgnVCM1000003b74010aRCRD#0/ Acesso em 04 de julho de 2019.

SEBRAE/SP. Como montar uma loja de roupas de tamanhos maiores. https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-loja/-de-roupas-de-

tamanhos-maiores,79b87a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD, acesso em 21/08/2020.

TREASY. Encargos Trabalhistas. Disponível em: https://www.treasy.com.br/blog/encargos- trabalhistas, Acesso em 16/09/2020.

VALADARES, Maurício. Planejamento como Fator de Sucesso. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora Ltda, 2006.

Documentos relacionados