• Nenhum resultado encontrado

SEBASTIÃO DA PEDRA DO ANTA, CIDADE DE MARIANA (1855-1858)

MINAS GERAIS – BRASIL

10. Bacia do córrego das Pedras.

10.1. ALVES, Manoel Saturino; Sebastião José da Cunha; João Carlos da Cunha; Dª. Maria José da Cunha; Dª. Manoela Leocadia da Cunha & Delfino do Nascimento (p.64): em 15 de abril de 1856, declaravam possuir terras com capacidade de plantio estimada em 40 alqueires de planta de milho. Tais terras faziam divisa ao nascente com as do Major José Luiz da Silva Vianna, ao norte com as de Francisco Gomes de Oliveira, ao poente com as de Luiza Maria da Purificação, e ao sul com as de Antonio Maria da Assumpção.

10.2. CONCEIÇÃO, Dª. Maria José da & seus filhos (p.47 v.): em 7 de abril de 1856, declaravam possuir uma quarta de planta de milho e outras terras com a capacidade de plantio estimada em 2 alqueires de planta de milho, no lugar denominado Muqueca, fazendo divisa ao nascente com terras do Major José Luiz da Silva Vianna, ao norte com terras dos Macieis, ao poente com terras dos herdeiros do finado Ayrão, e ao sul com terras de Sebastião da Cunha. Declaravam também possuir terras com capacidade de plantio não informada no lugar denominado Córrego das Pedras, fazendo divisa ao nascente com terras dos herdeiros de Sebastião da Cunha, ao norte com terras dos Macieis, e de Serafim Coelho, ao poente com terras de Manoel Rodrigues da Costa, e ao sul com terras dos herdeiros de João Caetano. Ainda no lugar denominado Córrego das Pedras, declaravam possuir uma posse com a capacidade de plantio estimada em 30 alqueires de planta de milho, anexas à Fazenda das Pedras. Declaravam ainda possuir 4 quartas e 10 cordas de planta de milho em terras, e mais terras com a capacidade de plantio estimada em 19 alqueires de planta de milho na sesmaria de Dª. Antonia Maria da Assumpção. Todas estas terras declaradas são parte fruto de heranças e de compras.

183

10.3. CUNHA, Dª. Manoela Leocadia da (p.63 v): em 15 de abril de 1856, declarava possuir terras no Ribeirão da Muqueca com a capacidade de plantio de 4 alqueires de milho. Tais terras faziam divisa ao nascente com terras de Thomaz José de Oliveira, pelo norte com terras de Thomaz Rodrigues da Cunha, pelo poente com terras de Francisco Ferreira Armond, e pelo sul com terras de Manoel Siqueira Roudão.

10.4. SILVA, Dª. Joanna Maria & outros (p.67 v e 68): em 17 de abril de 1856, declaravam possuir terras com a capacidade de plantio estimada em 110 alqueires de planta de milho. Tais terras faziam divisa ao nascente com as de Maria José da Conceição, ao poente com as de José da Silva dos Santos, ao norte com as de Joaquim Pereira Bitarães, e ao sul com as de Carlos Antonio Gonçalves Leal.

10.5. OLIVEIRA, Manoel Zeferino de (p.46): em 6 de abril de 1856, declarava possuir terras na cabeceira do Ribeirão da Muqueca com a capacidade de plantio de 4,5 alqueires de milho, por fruto de compra. Tais terras faziam divisa ao nascente com terras de Joaquim José de Santa Anna, ao norte com terras de Rita Maria de Jesuz, e pelo poente e sul com terras de Vicente de Almeida.

10.6. PEREIRA, Francisco Gonçalves & esposa, Dª. Gracianna Maria de Jesus (p.60 v.): em 14 de abril de 1856, declarava possuir terras no Ribeirão da Muqueca, com a capacidade de plantio de 8 alqueires e meia quarta de milho. Tais terras faziam divisa ao nascente com terras de Manoel Gonçalves do Carmo, ao norte com terras de Luiza Maria da Purificação, ao poente com terras de José Rodrigues Barros, e ao sul com terras de Domingos Gonçalves de Lanna.

10.7. SANTA ANNA, Joaquim José de & seu irmão, Manoel Antônio Timóro (p.46 v.): em 6 de abril de 1856, declaravam possuir, em comum, terras na cabeceira do Ribeirão da Muqueca com a capacidade de plantio de 20 alqueires de milho, compradas de Manoel José Rodrigues. Tais terras faziam divisa ao nascente com

184

terras dos herdeiros de Francisco de Almeida, pelo norte com terras de José Vicente, ao poente e ao sul com terras de Luiz André do Nascimento.

10.8. SILVA, Dª. Joanna Maria da; Domingos Francisco Barbosa; Dª. Anna Claudina de Jesus & mais herdeiros (p.67 v. e 68): em 17 de abril de 1856, declaravam possuir terras no Ribeirão da Muqueca com a capacidade de plantio de 110 alqueires de milho, compradas de Luiz José de Lanna e esposa. Tais terras faziam divisa ao nascente com as de Maria José da Conceição, ao poente com as de José da Silva dos Santos, ao norte Joaquim Pereira Bitarães, e ao sul com terras de Carlos Antonio Gonçalves Leal.

10.9. VIANNA, Maj. José Luiz da Silva (p. 6 v. e 7): em 8 de abril de 1858, declarava possuir uma fazenda de cultura que continha uma sesmaria. A referida fazenda fazia divisa por um lado com terras dos herdeiros de Manoel Gomes, por outro com a Sesmaria da Muqueca, de propriedade do mesmo declarante, por outro com a Sesmaria de Manoel Gonsalves Ribeiro, e Manoel Gonsalves do Carmo, e por outro lado com a sesmaria de José Bernardino.

10.10. SIQUEIRA, Francisco Caetano de (p.64 v.): em 16 de abril de 1856, declarava possuir terras com a capacidade de plantio de 6 alqueires e quarta de milho. Trata-se de terras localizadas em Sesmaria que pertenceu à Antonia Maria da Assumpção, fazendo divisa ao nascente com a Sesmaria do Ribeiro, ao poente com a Sesmaria que foi de José Rodrigues Branco, e ao norte com a Sesmaria que foi de Lourenço Gomes.