• Nenhum resultado encontrado

4. A INFLUÊNCIA DA REMUNERAÇÃO NO DESEMPENHO DOS FUNCIONÁRIOS DO BANCO DO BRASIL

4.2 O BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil foi o primeiro Banco a operar no país. Teve sua fundação no período do Brasil império, no ano de 1808, de modo que a marca Banco do Brasil faz parte da história do país ha mais de 200 anos, e neste período teve a trajetória marcada por importantes eventos. No ano de 1833 o Banco é liquidado e em 1851 ele ressurge como banco privado, tendo como proprietário Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, e posteriormente já no ano de 1905, por determinação do governo federal o Banco do Brasil volta a ser nacionalizado e passa a exercer importante papel como braço financeiro do estado brasileiro (BANCO DO BRASIL, 2006a).

Nesses 200 anos de existência, dentre os inúmeros papéis representados pelo Banco do Brasil, merecem especial destaque a criação da Carteira de Crédito Agrícola e Industrial – CREAI, no ano de 1936, a criação em 1945 da Superintendência da Moeda e do Crédito – SUMOC, atuando na condição de Banco Central até o ano de 1964, quando então foi criado o Banco Central do Brasil – BACEN (BANCO DO BRASIL, 2006b).

Um dos fatos mais marcantes da história recente do Banco do Brasil data do ano de 1986, quando o Banco perde a conta movimento, mantida pelo BACEN para centralização de

todos os recursos financeiros do governo federal, perdendo neste ato a maior fonte de recursos do banco para realização de suas operações e mais, perde assento no Conselho Monetário Nacional – CMN e conseqüentemente perde o status de autoridade monetária.

Ainda em 1986, acontece uma importante mudança na forma de atuação do Banco do Brasil. Ocorre que naquele ano, em contrapartida ao fim da conta movimento e para que o Banco pudesse competir nas mesmas condições do mercado, o Governo federal autoriza o Banco do Brasil a atuar em todos os demais segmentos até então explorados apenas pelos bancos privados. Este acontecimento é sem dúvida um marco na história do Banco do Brasil, pela grande mudança que provoca nos rumos da instituição, forçando a organização a se reinventar , e por que não dizer, dando origem ao novo Banco do Brasil.

O atual estatuto do Banco do Brasil define a organização como “ pessoa jurídica de direito privado, sociedade anônima aberta, de economia mista, organizada sob a forma de banco múltiplo “ (BANCO DO BRASIL, 2006c).

Na condição de sociedade aberta, o Banco mantém a seguinte composição acionária, na qual o governo federal, como prerrogativa por ser o maior acionista, indica os principais integrantes do conselho de administração, assim como os seus principais dirigentes:

a) Tesouro Nacional ... 65,6%; b) PREVI...10,2%; c) BNDESPar... 2,5% d) Pessoas Fisicas... 5,6% e) Pessoas Jurídicas ... 5,0% f) Capital Estrangeiro.... 11,1%

Atuando na condição de banco múltiplo, o Banco do Brasil é hoje um conglomerado de empresas ( ver anexo 01), com atuação no Brasil e no exterior. No Brasil já são mais de 4 mil agências e mais de 40 mil caixas eletrônicos, localizados em quiosques, shoppings, aeroportos, rodoviárias etc. No exterior o Banco do Brasil tem mais de 65 anos de presença, e é a instituição de maior capilaridade entre os bancos brasileiros no mercado internacional. O Banco está estrategicamente presente em mais de 20 países, com uma rede de agências, subagências, escritórios e subsidiárias. No exterior, o Banco está voltado principalmente para a viabilização de negócios com o Brasil, mediante apoio às empresas brasileiras na realização de operações de comércio exterior, relacionamento com instituições financeiras internacionais e atuação no mercado de capitais para fortalecer a imagem do país no cenário internacional e

conquistar novos mercados. Por intermédio de sua rede no exterior, o Banco do Brasil promove as relações de negócios bilaterais, ações socioambientais e de desenvolvimento sustentável no Brasil. Está também presente junto às comunidades de brasileiros prestando serviços bancários específicos para cada mercado (BANCO DO BRASIL, 2009).

Em 1996, o Banco do Brasil inicia sua presença na Internet com lançamento do seu site, que foi relançado em 2000 com design e arquitetura completamente reformulados. Em 2001 foi feita a reconstrução do Portal BB na Internet, buscando adequá-lo à estratégia corporativa da empresa e melhor atender aos usuários , através do conceito de segmentação do atendimento possibilitado pela nova arquitetura de informações. A partir de dezembro de 2001 o portal do Banco do Brasil passou a contar com novas funcionalidades com a inclusão de sites institucionais como Cultura, Educação, Cidadania, Fome Zero, entre outros. Também, foram identificados os três pilares (Você, Sua Empresa e Governo) com seus bancos eletrônicos e sites de comércio eletrônico (agronegócios, comércio exterior, licitações, compra e venda de ações). Entre 2001 e 2006, o Portal BB foi atualizado, sem contudo sofrer reformulação de arquitetura e navegação. Em 2007, o Banco do Brasil lança seu novo bb.com.br, com foco na personalização do Portal de acordo com o interesse do usuário (BANCO DO BRASIL, 2009).

O conglomerado Banco do Brasil é composto por diversas organizações, sendo: empresas controladas, empresas coligadas e participações, uma empresa administrada, uma fundação e duas instituições patrocinadas. A descrição detalhada da composição do conglomerado Banco do Brasil encontra-se disponível no anexo 01 deste relatório, onde é possível conhecer também, a participação acionária nas diversas empresas.

O ingresso de funcionários no quadro da empresa, e feito (BANCO DO BRASIL, 2008) por meio de concurso público, e em todas as seleções é observado o princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal. O Banco do Brasil encerrou o ano de 2008 com um quadro de 89,4 mil funcionários , incluídos ai, os 3,3 mil originários do Banco do Estado de Santa Catarina e do Banco do Estado do Piauí, incorporados pelo Banco. Atuam também no Banco do Brasil 2,4 mil funcionários temporários terceirizados e 7,6 mil estagiários.

Documentos relacionados