• Nenhum resultado encontrado

5.4 Desenvolvimento de modelo empírico por redes neurais artificiais

5.4.4 Banco de dados fotoquímicos

O usuário deve inicialmente selecionar o tipo de processo oxidativo avançado dentre os disponíveis na lista e a série de dados com a qual se deseja trabalhar. O formulário 1 (Figura 5.1λ), chamado “Banco de dados fotoquímicos” foi desenvolvido com esse propósito.

0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 0 0,1 0,2 0,3 0,4 0,5 0,6 0,7 0,8 0,9 1 V al o res Ob ser v ad o s Valores Preditos Treinamento Teste

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 73

Figura 5.19 - Formulário 1, contendo as séries de dados que podem ser selecionadas pelo usuário.

Antes de poder realizar a predição de respostas, o usuário deverá realizar o treinamento da Rede - cujos passos já foram detalhados na seção anterior – utilizando o formulário 2 (Figura 5.20). Lá o usuário deverá inserir os parâmetros necessários e poderá visualizar o resultado do treinamento.

Figura 5. 20 - Formulário 2, contendo a interface e informações sobre o treinamento da rede.

Duas abas extras são criadas ao lado de “Valores calculados” para plotagem dos gráficos de Valor predito x Valor experimental, e de erro relativo percentual em cada experimento da

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 74

série escolhida. O valor do coeficiente de determinação também é exibido na caixa de texto destinada aos resultados.

É possível também ao usuário retornar ao formulário do Banco de dados e acessar o formulário 3 (Figura 5.21), chamado “Predição de resposta”. Através dele, é possível inserir valores das variáveis de entrada e verificar as respostas dada pelo modelo de redes neurais.

Figura 5. 21 - Formulário 3, contendo a interface para a predição de respostas de acordo com valores fornecidos pelo usuário.

Os testes com diversos dados da literatura forneceram modelos com coeficientes de determinação próximos de 1 e que representaram bem os dados experimentais utilizados sem ser necessário uma quantidade muito grande de neurônios na camada oculta. Isso indica adequação da ferramenta desenvolvida para a definição de modelos que descrevam processos fotoquímicos.

CAPÍTULO 6:

CONCLUSÕES

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 76

6 Conclusões

A degradação de fenol pelo processo de foto-Fenton homogêneo foi estudada a fim de gerar modelos que descrevessem o fenômeno de forma satisfatória, e de desenvolver as ferramentas computacionais associadas à modelagem.

Uma análise qualitativa das variáveis de entrada permitiu constatar um efeito negativo da concentração de fenol na fração de COT degradada, bem como efeito positivo da concentração de íons ferrosos e de peróxido de hidrogênio. O tratamento dos dados num software de análise estatística gerou um modelo empírico com coeficiente de determinação de 0,82 e mostrou que a concentração de peróxido de hidrogênio é a variável mais influente na fração de COT degradada. O modelo obtido não gerou resultados com erros aceitáveis, podendo prever resultados maiores do que 1, o que inviabiliza sua utilização como ferramenta adequada de predição.

Desenvolveu-se um programa em VBA para modelagem através de Redes Neurais Artificiais. O algoritmo de treinamento foi testado com algumas séries de dados de outros trabalhos, obtendo-se modelos com alta precisão e elevados coeficientes de determinação. Constatou-se que valores muito elevados ou muito baixos de taxa de aprendizagem prejudicam a convergência do programa, sendo o valor de 0,7 ideal quando se trabalha com os níveis codificados das variáveis. Com relação à quantidade de neurônios na camada oculta, verificou- se que um número pequeno gera modelos com baixa precisão, enquanto que um número grande pode gerar problemas de sobreajuste.

Os experimentos da parte fatorial do planejamento foram modelados por RNA com o programa desenvolvido. O modelo obtido teve alto coeficiente de determinação (0,98) e conseguiu prever com grande precisão a degradação de COT para os pontos de teste, não utilizados no treinamento. Esse resultado indica que a ferramenta é adequada para se trabalhar com processos fotoquímicos e produz resultados satisfatórios.

O banco de dados desenvolvido é completamente funcional, e o algoritmo de treinamento de RNA pode ser aplicado a qualquer série de dados disponível ao usuário. É possível também prever valores de resposta para condições de entrada definidas pelo usuário, e gerar diagramas para as soluções.

Os resultados de três planejamentos que utilizaram o mesmo tipo de reator foram unidos em uma série de dados para tentar gerar um modelo que se aplicasse a faixas mais abrangentes de operação. A ferramenta de treinamento por RNA também foi utilizada nessa etapa, e um

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 77

novo treinamento forneceu um modelo com coeficiente de determinação de 0,96, bastante preciso para os testes com valores elevados de fração degradada, mas podendo apresentar inconsistência em valores de resposta reduzido. Para melhorar ainda mais esse modelo, seria necessário incorporar variáveis de entrada de natureza qualitativa que também exercem influência sobre o resultado.

O desenvolvimento de trabalhos de modelagem é de fundamental importância para o entendimento de processos e estudos industriais e acadêmicos. Nesse contexto, o estudo desenvolvido encontra grande aplicação, pois auxilia nas etapas de dimensionamento e aumento de escala, e utiliza ferramentas comerciais, comuns na indústria, de fácil operação e baixo custo. Além disso, o trabalho realizado pode ajudar no acesso de dados de reatores fotoquímicos por parte de grupos de pesquisa, bem como na reprodução e continuação de trabalhos realizados anteriormente.

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 79

7 Referências

AFFONSO, E. T. E. et al. Uso de redes neurais multilayer perceptron (MLP) em Sistema de

bloqueio de websites baseado em conteúdo. Mecánica Computacional, vol. 29, p.9075-9090,

2010.

AHMED, B. et al. Photo-Fenton Treatment of Actual Agro-Industrial Wastewaters. Industrial & Engineering Chemistry Research, vol. 50, p.6673-6680, 2011.

AKEHATA, T.; SHIRAI, T. Effect of light source characteristics on the performance of

circular annular photochemical reactor. Journal of Chemical Engineering Japa, vol. 5, p.385-

391, 1972.

ALFANO, O. M.; ROMERO, R. L.; CASSANO, A. E. Radiation field modelling in

photoreactors – I: Homogeneous media. Chemical Engineering Science, vol. 41, p.421-444,

1985.

ALFANO, O. M.; CABRERA, M. I.; CASSANO, A. E. Modeling of Light Scattering in

Photochemical Reactors. Chemical Engineering Science, vol. 49, p.5327-5346, 1994.

ALFANO, O. M.; CABRERA, M. I.; CASSANO, A. E. Photocatalytic Reactions Involving

Hydroxyl Radical Attack.Journal of catalysis, vol. 172, p.370–379, 1997.

ALFANO, O. M. et al. Photocatalysis in water environments using artificial and solar light. Catalysis Today, vol. 58, p.199–230, 2000.

ANTONOPOULOU, M. et al. A review on advanced oxidation processes for the removal of

taste and odor compounds from aqueous media. Water Research, vol. 53, p.215-234, 2014.

AUGUGLIARO, V. et al. The combination of heterogeneous photocatalysis with chemical and

physical operations: A tool for improving the photoprocess performance. Journal of

Photochemistry and Photobiology C: Photochemistry Reviews, vol.7, p.127–144, 2006. AYODELE, O. B.; AUTA, H. S.; MD NOR, N. Artificial Neural Networks, Optimization and

Kinetic Modeling of Amoxicillin Degradation in Photo-Fenton Process Using Aluminum Pillared Montmorillonite-Supported Ferrioxalate Catalyst. Industrial & Engineering

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 80

BALLARI, M. M.; ALFANO, O. O.; CASSANO, A. E. Photocatalytic Degradation of

Dichloroacetic Acid. A Kinetic Study with a Mechanistically Based Reaction Model. Industrial

& Engineering Chemistry Research, vol. 48, p.1847-1859, 2009.

BRAUN, A. M.; MAURETTE, M.; OLIVEROS, E. Photochemical Technology. West Sussex: Wiley. 1991. Cap. 2, p.61-70.

BRITTO, J. M.; RANGEL, M. C. Processos avançados de oxidação de compostos fenólicos

em efluentes industriais. Química Nova, vol. 31, no. 1, p.114-122, 2008.

BUSCAS, G. et al. Technologies for the removal of phenol from fluid streams: A short review of recent developments. Journal of Hazardous Materials, vol. 160, p.265-288, 2008.

CABRERA-CODONY, A.; GONZALEZ-OLMOS, R.; MARTÍN, M. J. Regeneration of

siloxane-exhausted activated carbon by advanced oxidation processes. Journal of Hazardous

Materials, vol. 285, p.501-508, 2015.

CERDÁ, J.; IRAZOQUI, H. A.; CASSANO, A. E. Radiation fields inside an elliptical

photoreflector with a source of finite spatial dimensions. American Institute of Chemical

Engineering Journal, vol. 19, p.963-968, 1973.

CERQUEIRA, E. O.; ANDRADE, J. C.; POPPI, R. J. Redes neurais e suas aplicações em

calibração multivariada. Química Nova, vol. 24, no. 6, p. 864-873, 2001.

CHANG, E. et al. Degradation of mefenamic acid from aqueous solutions by the ozonation and

O3/UV processes. Separation & Purification Technology, vol. 98, p.123-129, 2012.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução n° 430, de 13 mai

2011, Art. 16g, 2011.

DA SILVEIRA, B. R. Avaliação do uso de processos eletroquímicos oxidativos avançados no

tratamento de efluentes contendo compostos orgânicos refratários. 2013. 115f. Trabalho de

conclusão de curso (graduação em Engenharia Ambiental) - Instituto de pesquisas hidráulicas e escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

DE BRITO, N. N.; SILVA, V. B. M. Processo oxidativo avançado e sua aplicação ambiental. Revista Eletrônica de Engenharia Civil, no.3, vol. 1, p.36-47, 2012.

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 81

DE OLIVEIRA, A. C. Aplicações – Redes Neurais. Material didático UFRJ, 2002. Disponível em: < http://equipe.nce.ufrj.br/thome/grad/nn/mat_didatico/ic_grad2002_aula4.pdf>. Acesso em 12 nov 2015.

DENG, N. et al. Discoloration of aqueous reactive dye solutions in the UV/Fe0 system. Water

Research, vol. 34, no. 8, p.2408-2411, 2000.

DING, S. et al. Evolutionary artificial neural networks: a review. Artificial Intelligence Review, no. 39, p.251-260, 2013.

DOMÈNECH, X.; JARDIM, W. F.; LITTER, M. I. Procesos Avanzados de Oxidación Para la

Eliminación de Contaminantes, 2001. Disponível em:

<www.estrucplan.com.ar/Producciones/entrega.asp?IdEntrega=2948>.

EDALATMANESH, M.; DHIB, R.; MEHRVAR, M. Kinetic Modeling of Aqueous Phenol

Degradation by UV/H2O2 Process. International Journal of Chemical Kinetics, vol. 40, p.34-

43, 2007.

EINSCHLAG, F. S. G. et al. Evaluation of the Efficiency of Photodegradation of

Nitroaromatics Applying the UV/H2O2 Technique. Environmental Science & Technology, vol.

36, no. 18, p.3936-3944, 2002.

EPA – EUA. Phenol. Sumário de risco, 2000. Disponível em:

<http://www3.epa.gov/ttn/atw/hlthef/phenol.html>. Acesso em 10 nov 2015.

ESPLUGAS, S. et al. Comparison of different advanced oxidation processes for phenol

degradation. Water Research, vol. 36, p.1034–1042, 2002.

FALLMANN, H. et al. Applicability of the Photo-Fenton method for treating water containing

pesticides. Catalysis Today, vol. 54, p.309-319, 1999.

FENG, H.; LE-CHENG, L.Degradation kinetics and mechanisms of phenol in photo-Fenton process. Journal of Zhejiang University SCIENCE, vol. 5, p.198-205, 2004.

FIOREZE, M.; DOS SANTOS, E. P.; SCHMACHTENBERG, N. Processos oxidativos

avançados: fundamentos e aplicação ambiental. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 82

GAROMA, T.; GUROL, M. D. Degradation of tert-Butyl Alcohol in Dilute Aqueous Solution

by an O3/UV Process. Environmental Science and Technology, vol. 38, no. 19, p.5246-5252,

2004.

GIRI, A. S.; GOLDER, A. K. Decomposition of drug mixture in Fenton and photo-Fenton

processes: Comparison to singly treatment, evolution of inorganic ions and toxicity assay.

Chemosphere, vol. 127, p.254-261, 2015.

GLAZE, W. H.; KWANG, J. W.; CHAPIN, D.H. Chemistry of water treatment processes

involving ozone, hydrogen peroxide and ultraviolet radiation. Ozone Science and Engineering,

vol. 9, p.335-352, 1987.

GOMES, G. S. S.; LUDERMIR, T. B. Redes neurais artificiais com funções de ativação

complemento log-log e Probit para aproximar funções na presença de observações extremas.

Learning and nonlinear models, vol. 6, no. 2, p.142-153, 2008.

GUIMARÃES, J. R. et al. Degradation of formaldehyde by advanced oxidation processes. Journal of Environmental Management, vol. 107, p.96-101, 2012.

GUO, X. et al. Computer-Based First-Principles Kinetic Modeling of Degradation Pathways

and Byproduct Fates in Aqueous-Phase Advanced Oxidation Processes. Environmental

Science and Technology, vol. 48, p.5718-5725, 2014.

HAN, D.; CHA, S.; YANG, H. Improvement of oxidative decomposition of aqueous phenol by

microwave irradiation in UV/H2O2 process and kinetic study. Water Research, vol. 38, p.2782-

2790, 2004.

HARRIS, P. R.; DRANOFF, J. S. A study of perfectly mixed photochemical reactors. American Institute of Chemical Engineering Journal, vol. 11, p.497-502, 1965.

HASSEMER, M. E. N. Oxidação fotoquímica – UV/H2O2– para degradação de poluentes em efluentes da indústria têxtil. 2006. 175 f. Tese (Doutorado em Engenharia Ambiental)

Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 83

HEINRICH, J. M. et al. Analysis and Design of Photobioreactors for Microalgae Production

I: Method and Parameters for Radiation Field Simulation. Photochemistry and Photobiology,

vol. 88, p.938-951, 2012.

HEINRICH, J. M. et al. Stratification of the Radiation Field Inside a Photobioreactor During

Microalgae Growth. Photochemistry and Photobiology, vol. 89, p.1127-1134, 2013.

HUANG, C. P.; DONG, C.; TANG, Z. Advanced Chemical Oxidation: Its Present Role and

Potential Future in Hazardous Waste Treatment. Waste Management, vol. 13, p.361-377, 1993.

HURWITZ, G. et al. Degradation of phenol by synergistic chlorine-enhanced photo-assisted

electrochemical oxidation. Chemical Engineering Journal, vol. 240, p.235-243, 2014.

IILÉS, E. et al. Ketoprofen removal by O3 and O3/UV processes: Kinetics, transformation products and ecotoxicity. Science of the Total Environment, vol. 472, p.178-184, 2014.

IRAZOQUI, H. A.; CERDÁ, J.; CASSANO, A. E. Radiation profiles in an empty annular

photoreactor with a source of finite spatial dimensions. American Institute of Chemical

Engineering Journal, vol, 19, p.460-467, 1973.

IRAZOQUI, H. A.; ISLA, M. A.; CASSANO, A. E. Simplified Extense Source Model for

Photoreactor Analysis and Design. Industrial & Engineering Chemistry Research, vol. 39,

p.4260-4271, 2000.

IUPAC. Chemical Actinometry: IUPAC Technical Report. Pure Applied Chemistry, vol. 76, no. 12, p.2105-2146, 2004.

JACOB, S. M; DRANOFF, J. S. Radia scale-up of perfectly mixed photochemical reactors. Chemical Engineering Prog. Symposium, ser. 62, p.47-55, 1966.

JIN, X.; PELDSZUS, S.; HUCK, P. M. Reaction kinetics of selected micropollutants in

ozonation and advanced oxidation processes. Water Research, vol. 46, p.6519-6530, 2012.

JUNG, Y. et al. Removal of amoxicillin by UV and UV/H2O2 processes. Science of the Total Environment, vol. 420, p.160-167, 2012.

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 84

KASIRI, M. B.; ALEBOYEH, H.; ALEBOYEH, A. Modeling and Optimization of

Heterogeneous Photo-Fenton Process with Response Surface Methodology and Artificial Neural Networks. Environmental Science & Technology, vol. 42, p.7970-7975, 2008.

KEEN, O. S.; LINDEN, K. G. Degradation of Antibiotic Activity during UV/H2O2 Advanced Oxidation and Photolysis in Wastewater Effluent. Environmental Science & Technology, vol.

47, p.13020-13030, 2013.

KLAMERTH, N. et al. Photo-Fenton and modified photo-Fenton at neutral pH for the

treatment of emerging contaminants in wastewater treatment plant effluents: A comparison.

Water Research, vol. 47, p.833-840, 2013.

KRAJNOVIC-OZRETIC, M.; OZRETIC, B. Toxic effects of phenol on grey mullet, Mugil

auratus risso. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology, vol. 40, p.23-29,

1988.

KU, Y.; WANG, L.; SHEN, Y. Decomposition of EDTA in aqueous solution by UV/H2O2 process. Journal of Hazardous Materials, vol. 60, p.41-45, 1998.

KUMAR, K.; THAKUR, G. S. M. Advanced Applications of Neural Networks and Artificial

Intelligence: A Review. International Journal of Information Technology and Computer Sciente,

vol. 6, p.56-68, 2012.

LEGRINI, O.; OLIVEROS, E.; BRAUN, A. M. Photochemical Processes for Water Treatment. Chemical Review, vol. 93, p.671-698, 1993.

LI, K.; STEFAN, M. I.; CRITTENDEN, J. C. Trichloroethene Degradation by UV/H2O2 Advanced Oxidation Process: Product Study and Kinetic Modeling. Environmental Science &

Technology, vol. 41, p.1696-1703, 2007.

LUNA, A. J. et al. Photo-Fenton oxidation of phenol and organochlorides (2,4-DCP and 2,4-

D) in aqueous alkaline medium with high chloride concentration. Journal of Environmental

Management, vol. 111, p.10-17, 2012.

MANASSERO, A. et al. Intrinsic kinetics of clofibric acid photocatalytic degradation in a

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 85

MIRANDA JUNIOR. Algoritmos Genéticos e Redes Neurais. DDC PUC MG, 2011. Disponível em: <http://www.pasteurjr.blogspot.com.br/>. Acesso em 07 ago 2015.

MISHRA, V. S.; MAHAJANI, V. V.; JOSHI, J. B. Wet Air Oxidation. Industrial & Engineering Chemistry Research, vol. 34, p.2-48, 1995.

MOSTEO, R. et al. Factorial experimental design of winery wastewaters treatment by

heterogeneous photo-Fenton process. Water Research, vol. 40, p.1561-1568, 2006.

MOTA, A. L. N. Desenvolvimento de um reator fotoquímico aplicável no tratamento de

efluentes fenólicos presentes na indústria do petróleo. 2005. Dissertação (Mestrado em

Engenharia Química) – Departamento de Engenharia Química, Programa de pós-graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

MOTA, A. L. N. Desenvolvimento de um sistema foto-oxidativo visando aplicação no

tratamento de águas produzidas em campos de petróleo. 2010. Tese (Doutorado em Engenharia

Química) - Departamento de Engenharia Química, Programa de pós-graduação em Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.

MURANAKA, C. T. Combinação de adsorção por carvão ativado com processo oxidativo

avançado (POA) para tratamento de efluente contendo fenol. 2010. 166 f. Tese (Doutorado em

Engenharia Química) – Escola Politéctica, Departamento de Engenharia Química, Universidade de São Paulo, São Paulo.

MUSTAFA, Y. A.; JAID, G. M.; ALWARED, A. I. The use of artificial neural network (ANN)

for the prediction and simulation of oil degradation in wastewater by AOP. Environmental

Science and Pollution Research, vol. 21, p.7530-7537, 2014.

NOGUEIRA, K. R. B. et al. Feasibility Study of a Solar Reactor for Phenol Treatment by the

Photo-Fenton process in Aqueous Solution. Chemical Engineering & Technology, vol. 35, no.

12, p.2125-2132, 2012

NOGUEIRA, R. F. P. et al. Fundamentos e Aplicações Ambientais dos Processos Fenton e

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 86

NOLASCO, F. R. Desenvolvimento de um sistema para a avaliação do efeito da aplicação de

processos oxidativos avançados no tratamento de efluentes líquidos contendo fenol ou cianeto.

2009. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo, Piracicaba.

OSRAM SYLVANIA LTD. Line Drawing F40/350BL. Disponível em: <http://goo.gl/kGJGyz>. Acesso em 21 jan 2016.

PADUA, A. et al. Redes Neurais Artificiais - Teoria e Aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

PIGNATELLO, J. J.; Dark and Photoassisted Fe3+ - Catalyzed Degradation of Chlorophenoxy Herbicides by Hydrogen Peroxide. Environmental Science & Technology, vol. 26, p.944-951,

1992.

PUBCHEM. Phenol. Sumário de componente, 2015. Disponível em:

<http://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/compound/phenol>. Acesso em 10 nov 2015

ROJAS, R. Neural Networks. Berlim: Springer-Verlag, 1996.

ROMERO, R. L. et al. Modelling and Parametric Sensitivity af an Annular Photoreactor with

Complex Kinetics. Chemical Engineering Science, vol. 38, p.1593-1605, 1983.

ROSSETI, G. H.; ALBIZZATI, E. D.; ALFANO, O. M. Modeling and Experimental

Verification of a Flat-Plate Solar Photoreactor. Industrial & Engineering Chemistry Research,

vol. 37, p.3592-3601, 1998.

RUAS, D. B. Aplicação do processo oxidativo avançado H2O2/UV como pós-tratamento de reator anaeróbio em efluentes de indústrias de cellulose kraft branqueada. 2008. 137 f.

Dissertação (Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos.

SANTOS, L. V. S.; MEIRELES, A. M.; LANGE, L. C. Degradation of antibiotics norfloxacin

by Fenton, UV and UV/H2O2. Journal of Environmental Management, vol. 154, p.8-12, 2015.

SCOTT, J. P.; OLLIS, D. F. Engineering Models of Combined Chemical and Biological Processes. Journal of Environmental Engineering, vol. 122, p. 1110-1114, 1996.

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 87

SILVA, L. N. C. Análise e Síntese de Estratégias de Aprendizado para Redes Neurais

Artificiais. 1998. 247 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Faculdade de

Engenharia Elétrica e de Computação, Universidade de Campinas, Campinas.

SPADONI, G.; STRAMIGIOLI, C.; SANTARELLI, F. Rigorous and Simplified Approach to

the Modelling of Continuous Photoreactors. Chemical Engineering Science, vol. 35, p.925-931,

1979.

STALIKAS, C. D. et al. Degradation of medical x-ray film developing wastewaters by

advanced oxidation processes. Water Research, vol. 35, no. 16, p.3845-3856, 2001.

STEFAN, M. I.; MACK, J.; BOLTON, J. R. Degradation Pathways during the Treatment of

Methyl tert-Butyl Ether by the UV/H2O2 Process. Environmental Science and Technology, vol.

34, p.650-658, 2000.

STRAMIGIOLI, C.; SANTARELLI, F.; FORABOSCHI, F. Photosensitized reactions in an

annular photoreactor. Ingegneria Chimica Italia, vol. 11, p.143-147, 1975.

SUTTON, R. S.; BARTO, A. G. Reinforcement learning: An Introduction. 2 ed. Cambridge: The MIT Press, 2012.

TEIXEIRA, C. P. A. B.; JARDIM, W. F. Processos oxidativos avançados: conceitos teóricos. Caderno temático, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química, vol. 3, 2004.

TISA, F.; RAMAN, A. A. A.; DAUD, W. M. A. W. Applicability of fluidized bed reactor in

recalcitrant compound degradation through advanced oxidation processes: A review. Journal

of Environmental Management, vol. 146, p.260-275, 2014.

TORRADES, F. et al. Experimental design of Fenton and photo-Fenton reactions for the

treatment of cellulose bleaching effluents. Chemosphere, vol. 53, p.1211–1220, 2003.

TOXNET. Phenol. HSDB, 2013. Disponível em: <http://toxnet.nlm.nih.gov/cgi- bin/sis/search2/r?dbs+hsdb:@term+@rn+@rel+108-95-2>. Acesso em 10 nov 2015.

TRAPIDO, M.; VERESSININA, Y.; MUNTER, R. Advanced oxidation processes for

degradation of 2,4-dichlo- and 2,4-dimethylphenol. Journal of Environmental Engineering, vol.

Luiz Gonzaga Lopes Neto Dissertação de Mestrado 88

VIJAYALAKSHMI, S.; GIRISH, G. P. Artificial Neural Networks for Spot Electricity Price

Forecasting: A Review. International Journal of Energy Economics and Policy, vol. 5, p.1092-

1097, 2015.

WOLS, B. A.; HOFMAN-CARIS, C. H. M. Review of photochemical reaction constants of

organic micropollutants required for UV advanced oxidation processes in water. Water

Research, vol. 46, p.2815-2827, 2012.

WU, Y. et al. Modeling physical and oxidative removal properties of Fenton process for

treatment of landfill leachate using response surface methodology (RSM). Journal of Hazardous

Materials, vol. 180, n. 1-3, p.456-465, 2010.

YU, R. et al. Control of the Fenton process for textile wastewater treatment using artificial

neural networks. Journal of Chemical Technology and Biotechnology, vol. 85, p.267-278,

2009.

ZAZO, J. A. et al. Chemical Pathway and Kinetics of Phenol Oxidation by Fenton’s Reagent.

Environmental Science & Technology, vol. 39, p.9295-9302, 2005.

ZEPP, R. G.; FAUST, B. G.; HOLGNÉ, J. Hydroxyl Radical Formation in Aqueous Reactions

(pH 3-8) of Iron(II) with Hydrogen Peroxide: The Photo-Fenton Reaction. Environmental

Science and Technology, vol. 26, p.313-319, 1992.

ZHANG, Y. et al. Phenol degradation by TiO2 photocatalysts combined with different pulsed

89

dados fotoquímicos

Para poder utilizar o banco de dados fotoquímicos desenvolvido, o usuário deve possuir o software Microsoft Office Excel 2003 ou superior. O banco de dados não foi testado para versões anteriores desse software e seu funcionamento nas mesmas não é garantido.

Para iniciar, deve-se abrir o arquivo “Banco de Dados Fotoquímicos.xlsm” com dois cliques ou clicando sobre o arquivo e apertando a tecla Enter.

Após abrir o arquivo, o ambiente de uma planilha chamada “Início” será aberto, contendo apenas um botão com a legenda “Abrir Banco de Dados”. Pode-se clicar nesse botão

Documentos relacionados