• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.3 Desenvolvimento do banco de dados

4.3.2 Banco de dados versão completa

O banco de dados, em sua versão completa, foi elaborado por uma empresa especializada para ser utilizado em plataforma web ou ambiente de rede interna, conhecido por Intranet, em função da tendência de mercado de banco de dados pela web e pela descontinuidade do aplicativo Office pela UNICAMP, o que dificultou o trabalho do bolsista SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) que iniciou o projeto.

O sistema foi desenvolvido com a linguagem de programação PHP e banco de dados MySQL e está hospedado em um servidor Linux com o servidor de web Apache.

A interface de acesso ao formulário e ao sistema administrativo, onde são gerados os gráficos analíticos e as tabelas, está formatada em html. O sistema administrativo permite fazer o cadastro das empresas, visualizar e imprimir as respostas, gerar, visualizar e imprimir tabelas e gráficos demonstrativos dos resultados.

Além disso, o sistema possibilita realizar uma nova edição da pesquisa, permitindo comparar os resultados entre as edições e identificar a manutenção, o progresso ou a regressão do aspecto avaliado.

Quatro empresas do segmento de fabricação de alimentos para cães e gatos foram convidadas, por e-mail, a participar de uma avaliação do sistema (ver Apêndice E). Tendo todas elas aceitado o convite, o autor – como administrador do sistema – procedeu ao cadastro de dados de cada empresa, inserindo a razão social, nome do contato e respectivo e-mail. Finalizado o cadastro, o próprio sistema gerou o código (login) e a senha.

Em seguida, um novo e-mail foi enviado para os contatos de cada uma das organizações, com as instruções necessárias para acesso ao sistema. As empresas, de posse do código de acesso (login) e da senha, puderam acessar o sistema, através de uma home page específica para este fim, e puderam responder on line ao Questionário com 142 questões sobre Boas Práticas de Fabricação, atribuindo a cada uma delas uma nota (ou, quando fosse o caso, a indicação de não aplicável), de acordo com o grau de implementação que aquele aspecto se encontrava na organização. A Figura 4 mostra um exemplo da tela do questionário.

A classificação das questões em I (Imprescindível), N (Necessário) e R (Recomendado), mencionada na Tabela 5, não ficaram visíveis na tela de perguntas do questionário, para evitar o risco de induzir os usuários às respostas. Entretanto, o sistema considera essa classificação, de modo a também demonstrar nos resultados a situação da empresa em relação a essa classificação.

Figura 4 – Exemplo da tela do questionário respondido

Após cada empresa responder a todas as questões, o sistema permite ao administrador: (a) imprimir as respostas dadas ao questionário; (b) gerar as planilhas e respectivos gráficos analíticos, mostrando os resultados alcançados, com a alternativa de filtrar os resultados desejados (de um cliente ou de todos os clientes); (c) a escolha da apresentação dos resultados entre várias opções.

Este administrador pode ser uma pessoa externa à empresa ou algum profissional interno, que coordena a pesquisa na própria planta ou entre as diversas filiais da organização.

Na apresentação dos resultados de uma determinada empresa cadastrada, foi possível visualizar e imprimir:

Tabela – Média geral

Tabela – Média por classificação dos itens (Imprescindível, Necessário e Recomendado) Tabela – Média por módulo

Gráfico de barras – Média por classificação dos itens (Imprescindível, Necessário e Recomendado)

Gráfico de barras – Média por módulo Gráfico de barras – Todas as médias

Na apresentação dos resultados de todas as empresas cadastradas, foi possível visualizar e imprimir:

Tabela – Média geral

Tabela – Média por classificação dos itens (Imprescindível, Necessário e Recomendado) Tabela – Média por módulo

A Figura 5 mostra a tela do sistema na opção de filtragem “todos os clientes”.

Figura 5 – Exemplo da tela do sistema na opção de filtragem “todos os clientes”

Em todas as tabelas de média geradas pelo sistema, também foram incluídos o desvio padrão e o coeficiente de variação.

Após a resposta de todos os clientes ao questionário e a obtenção dos resultados, um arquivo em PDF foi enviado a cada uma das empresas, com os seus respectivos resultados (ver Apêndice F), juntamente com uma Ficha de Avaliação do Banco de Dados, semelhante à

utilizada na avaliação do módulo-piloto, a fim de ter o feedback das empresas sobre a impressão que cada usuário teve do sistema.

Os quatro fabricantes (Empresas A, B, C e D) deram seu parecer através da Ficha de Avaliação do banco de dados completo conforme Tabela 13, obtendo-se os seguintes resultados:

Tabela 13 – Resultados da avaliação do banco de dados completo

1 2 3 4 5

Afirmativa DI D I C CI

1 A linguagem utilizada é clara, objetiva e de fácil compreensão. A/B/ C/D 2 Os aspectos abordados são pertinentes ao módulo avaliado. C A/B/ D 3 O Banco de Dados é de fácil operação, não apresentando dificuldades na sua utilização. A/B/C/D 4 O usuário identifica com facilidade os recursos disponíveis no

Banco de Dados. A/B/C/D

5 Os resultados apresentados pelo Banco de Dados permitem obter uma auto-avaliação da empresa quanto à utilização das Boas Práticas de Fabricação no módulo avaliado.

B/C A/D

LEGENDA:

DI: Discordo Integralmente D: Discordo I: Indiferente C : Concordo CI: Concordo Integralmente

OBSERVAÇÕES / COMENTÁRIOS:

Empresa A: Gostei muito do questionário que está totalmente adequado à IN. Somente com relação ao item que diz que o lote do produto deve constar na embalagem e na nota fiscal, desconheço a obrigatoriedade do lote na nota fiscal.

Empresa D: Poderia acrescentar a legenda das notas de 1 a 5, nos resultados apresentados. TEMPO GASTO PARA A AVALIAÇÃO DO BANCO DE DADOS:

X até 1 hora de 1 a 2 horas de 2 a 3 horas acima de 3 horas Os resultados obtidos na avaliação indicaram que as quatro empresas pesquisadas mostraram-se satisfeitas com o conteúdo e a utilização do sistema, sendo necessários pequenos ajustes para atender os comentários registrados. O formato eletrônico do questionário, desenvolvido em ambiente web, gerou uma alta produtividade no tempo de resposta, visto que as quatro empresas pesquisadas indicaram ter respondido as 142 questões em até 1 hora.