• Nenhum resultado encontrado

3 PROBLEMA E OBJETIVO

Texto 1 O Big Bang

Há muito tempo o homem questiona a origem do Universo e do planeta Terra. Atualmente temos duas vertentes que tentam explicar essa origem: o criacionismo (explicação religiosa) e o evolucionismo (explicação científica). O Big Bang é uma teoria evolucionista desenvolvida a partir do século XX.

O último século marcou a humanidade em razão da difusão do conhecimento e da informação, sem contar as inúmeras inovações tecnológicas que aconteceram nesse período. Nesta mesma época muitas teorias e hipóteses puderam ser comprovadas com auxílio de tecnologias e intercâmbios científicos.

No campo astronômico surgiram importantes instrumentos

e equipamentos, como os telescópios de alta precisão, que contribuem diretamente no desvendar dos mistérios e enigmas que esse complexo universo “esconde”.

Quanto à origem do Universo, são muitas as teorias que buscam explicar a sua criação, porém, a mais aceita pela classe científica e acadêmica é a do Big Bang.

33

Para essa parte dasequência didática, o professor deverá disponibilizar para o deficiente visual outras formas de acesso ao texto (impressão em Braille; áudio para ser utilizado com fone de ouvido; arquivo com texto digitado para uso em computador com sintetizador de voz), de modo a garantir autonomia ao aluno. O professor deve sondar previamente a preferência do aluno.

34 FREITAS, Eduardo de. O Big Bang. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-big-

A teoria do Big Bang foi divulgada no início do século XX, após ter sido formulada por astrônomos e físicos. Essa classe científica acredita que a formação do Universo se deu a partir de gigantescas explosões que teriam acontecido há pelo menos 15 bilhões de anos.

Segundo tais cientistas, o Universo - antes da suposta explosão - se encontrava aglomerado em uma espécie de esfera densa e quente, além disso, tinha uma composição a partir de hélio e hidrogênio. Entretanto, eles não conseguem explicar o que teria motivado a explosão da esfera e sua intensidade, sabem que a partir do evento foram lançados materiais por todos os rumos.

A teoria do Big Bang afirma que após a explosão e a acomodação das diferentes matérias, essas se aglomeraram formando as galáxias do Universo. Com base nessa teoria esse processo ainda continua, ou seja, o Universo ainda está em constante expansão.

Texto 2 (Complementar/Apoio) – A teoria do Big Bang – A grande

explosão

35

A teoria do Big Bang é atualmente a teoria mais aceita pela grande maioria dos cosmólogos para explicar como foi o início do Universo. O termo Big Bang sugere-nos a ideia que o Universo começou com uma Grande Explosão. O Universo seria inicialmente extremamente quente e denso, e ao longo dos muitos milhões de anos foi pouco a pouco arrefecendo e tornando-se menos denso, até chegarmos à situação atual.

A teoria do Big Bang surgiu inicialmente na década de 1920, proposta de forma independente por Alexander Friedmann e por Georges Lemaître, tendo também o físico George Gamow dado um contributo decisivo para esta teoria. Alexander Friedmann concluiu que as equações da Teoria da Relatividade Geral de Einstein previam um Universo em expansão. Georges Lemaître defendeu que o Universo começou com uma explosão chamando a esta teoria de “hipótese do átomo primordial”. Ele defendia a ideia que o Universo estava a expandir se em consequência da grande explosão do início do Universo.

Em 1929, o astrónomo Edwin Hubble descobriu que as galáxias afastam-se uma das outras, e quanto maior a distância entre elas maior a velocidade com que elas se afastam. A descoberta de Hubble dava assim base observacional para a teoria do Big Bang.

Em 1965 dá-se outra descoberta importante que viria reforçar a credibilidade da teoria do Big Bang. George Gamow, Ralph Alpher e Robert Herman tinham previsto que

35 Extraído de: PATRICK, Francisco. Teoria do Big Bang – a grande explosão. 2013. Disponível em:

deveria ainda de existir uma radiação eletromagnética criada nos primórdios do Universo que preencheria todo o Universo, radiação essa resultante da Grande Explosão (Big Bang). No referido ano de 1965, Arno Penzias e Robert Wilson detectaram essa radiação cósmica de fundo em micro-ondas, conforme previa a teoria.

A teoria do Big Bang ganhava cada vez mais credibilidade em detrimento de uma teoria rival chamada de teoria do estado estacionário (ou modelo do estado estacionário). Esta teoria do estado estacionário caiu em descrédito para a esmagadora maioria dos cosmólogos.

Durante muito tempo houve um intenso debate entre aqueles que defendiam que o Universo existia eternamente, nunca teria tido um início, e entre aqueles que defendiam que o Universo tinha tido um início. De fato, as evidências apontam fortemente para que o Universo teve um início, não existiu desde sempre. Ou seja, a ideia da criação ganhou à ideia de que o Universo existe eternamente. A ideia bem fundamentada de que o Universo teve um início envolve não apenas questões científicas, mas também questões teológicas, que não iremos aqui desenvolver.

Antes de prosseguirmos na atividade, responda a pergunta abaixo de forma breve. O que há em comum entre as explicações científicas veiculadas nos textos e a síntese realizada pela turma ao término das atividades no item 2?

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ 4ª PARTE ATIVIDADE EM GRUPO O Universo em um balão

Esta atividade deverá ser realiza em grupos de 4 - 5 alunos.

Há um singelo experimento36 que permite mostrar sobre a expansão do Universo. É um modelo muito simples da expansão do Universo. Faça você mesmo!!

36

Sugerido por: MORENO, Ricardo; DEUSTUA, Susana. Expansão do universo. Publicações de Nase. Disponível em: <http://sac.csic.es/astrosecundaria/pt/cursos/formato/materiales/talleres/T8_pt.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2016.

 Material:

 2 bexigas. (1 será de reserva)

 Cola branca.

 Flocos de isopor (pequenas bolinhas de isopor).

 Procedimentos:

 Inicialmente infle e esvazie um pouco a bexiga, apenas para ela tomar um pouco de forma.

 Espalhe cola branca em algumas regiões da bexiga. (Cuidado para não passar perto da extremidade que irá colocar a boca)

 Espalhe os flocos de isopor sobre uma superfície horizontal e, em seguida, passe a bexiga com cola.

Espere um pouco para secar.

Infle a bexiga aos poucos, com cuidado para não estourar. Figura 2: Procedimentos experimentais.

Fonte: autor.

Figura 3: Resultados esperados para o experimento.

Responda:

 Você reparou alguma mudança específica na distribuição dos flocos de isopor? O tamanho dos flocos modificou?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

 Fazendo um paralelo com o modelo científico, qual o significado do espaçamento entre as bolinhas de isopor quando a bexiga vai sendo inflada?

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

 Elabore um pequeno texto para explicar a compreensão do grupo sobre o experimento e de que forma ele ajudou no entendimento acerca da expansão do Universo.

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________