• Nenhum resultado encontrado

3.2 ABORDAGEM DE ENFOQUE QUANTITATIVO

3.2.1 Base dos Dados

A montagem do banco de dados nesse trabalho encontra-se estruturada em três blocos: dados sociodemográficos, fatores de risco modificáveis e tipo de acompanhamento. Os mesmos foram categorizados para que sejam avaliadas apenas duas respostas para cada situação, a fim de atender ao método de tomada de decisão adotado: Regressão Logística Binária. A dicotomização das variáveis e a forma como serão avaliadas no estudo estão dispostos de acordo com as definições a seguir:

3.2.1.1 Dados Sociodemográficos

a) Faixa etária: em virtude da HA ser mais freqüente no grupo de idosos, e o MS considerar idoso aqueles maiores que 60 anos, foi feita a categorização em dois grupos: de 60 anos e > 60 anos.

b) Situação conjugal: como essa variável diz respeito à presença ou não de um companheiro, ou de um familiar, e considerando-se a importância de uma companhia na vida do homem, a mesma está definida, para melhor entendimento do estudo, em convive com alguém (Convive c/ companheiro(a) e filho(a); Convive c/ companheiro(a) c/ laços conjugais

e s/ filho(a); Convive c/ companheiro(a) c/ filho(a) e outros familiares; Convive c/ familiares s/ companheiro(a); Convive c/ outras pessoas s/ laços consangüíneos e/ou laços conjugais) e vive só.

c) Escolaridade: variável que têm importância fundamental para o trabalho educativo na AB, e que, normalmente, encontra-se nas regiões urbanas periféricas níveis baixos, fazendo com que trabalhos voltados para orientação encontrem certa dificuldade na sua efetivação. Por este motivo esta variável desponta como um importante indicador para avaliar o entendimento do paciente sobre o agravo, tratamento e forma de condução. No questionário ela está apresentada com várias subdivisões, e para uma melhor apresentação, ela foi dicotomizada em analfabeto (sem nenhum estudo) e educação básica/superior todas as outras condições de estudo pela qual o indivíduo tenha passado (Alfabetizado, Ensino fundamental incompleto, Ensino fundamental completo, Ensino médio incompleto, Ensino médio completo, Ensino superior incompleto, Ensino superior completo, Especialização/Residência, Mestrado, Doutorado)

d) Raça/cor: por ser a HA mais freqüente na raça negra, e o Brasil ser muito miscigenado, se adotou duas categorias para este item: branca e não-branca, essa última compondo pardo, amarelo, negro e indígena

e) Ocupação: considerando que essa é uma condição que mantêm os homens mais afastados dos serviços de saúde (SS), e que caracteriza a sua capacidade produtiva, se faz uma apresentação em duas condições: com ocupação (Empregado contribuinte, Empregado não contribuinte, Autônomo Contribuinte, Autônomo não contribuinte) e sem ocupação (desempregado, Do lar contribuinte, Do lar não-contribuinte, Aposentado, outro)

f) Renda: no estudo esta variável foi utilizada para avaliar o poder aquisitivo do usuário e a influência no seu estilo de vida, sendo assim a mesma é apresentada, mediante a soma de todas as rendas do indivíduo, em 2 salários mínimos e > 2 salários mínimos.

3.2.1.2 Fatores de risco modificáveis

Os fatores de risco modificáveis elencados no instrumento serão apresentados na forma dicotômica, uma vez que, para se trabalhar associação de variáveis a partir de uma tabela 2 x 2 as respostas só podem ter duas respostas: sim ou não. Desta forma as mesmas foram desmembradas obedecendo aos critérios adotados pelo MS.

a) Tabagismo: como a inalação de monóxido de carbono não tem níveis aceitáveis de concentração no organismo, é considerado tabagista o indivíduo que consome 01 ou mais

cigarro por dia, desta forma a condição estabelecida para a variável é Tabagista e Não tabagista.

b) Sedentarismo: a prática de atividade física regular diária ou alternada é uma das condições para manter o corpo saudável. Desta feita foi considerado sedentário aquele indivíduo que pratica menos de 30 minutos de qualquer atividade aeróbica em três dias por semana, ou que não fazem esforço físico pesado em casa ou no trabalho. A variável se apresentada como Sedentário e Não sedentário.

c) Sobrepeso/obesidade: A relação de peso e altura é um parâmetro que determina a partir do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) como se encontra o organismo do indivíduo com relação ao peso. Assim é considerado indivíduo com sobrepeso/obesidade, aquele que pelo IMC está entre 25 e 29,9 para a primeira condição e acima de 30 para a segunda. Desta forma se adotou sobrepeso e Não sobrepeso/obesidade.

d) Etilismo: O consumo de bebida alcoólica é uma prática aceita socialmente entre amigos e durante a realização de encontros, porém o uso contínuo e abusivo leva a condição de alcoolismo. Por isso é considerado alcoólatra aquele que ingere bebida alcoólica diariamente. A variável definida é Etilista e Não etilista.

3.2.1.3 Tipo de acompanhamento

De acordo com as diretrizes do MS no tocante programa HIPERDIA é considerado acompanhado o paciente hipertenso que tenha três ou mais consultas no ano, com a devida aferição e registro da PA no prontuário médico (SBH; SBC; SBN, 2006). Como na pesquisa de Paes (2008, 2009), o usuário tem dados de acompanhamento nos anos 2008, 2009 e 2010, sem necessariamente manter a mesma condição, e pela migração de uma condição para outra, ele pode apresentar quatro condições de acompanhamento (Figura 3.1).

Em seu estudo, Andrade (2011) observando dois anos 2008/2009, também encontrou quatro tipos de acompanhamento, mediante a avaliação dos registros do prontuário do usuário no ano referenciado.

Figura 3.1 - Condição de acompanhamento dos homens hipertensos cadastrados no HIPERDIA dos municípios de João Pessoa e Campina Grande nos anos de 2008, 2009 e 2010

A condição de acompanhamento está definida como:

Totalmente Acompanhado: usuário que nos três anos apresentou no seu prontuário três ou

mais consultas com PA registradas em cada ano;

Totalmente Não Acompanhado: aquele que, nos três anos da pesquisa, apresentou menos de

três consultas com PA registradas por ano em seu prontuário;

Parcialmente Acompanhado: aquele usuário hipertenso que quando observados no período

da pesquisa em pelo menos um dos anos não consta registro de 3 consultas.

Parcialmente não acompanhado: aquele usuário hipertenso que durante o período da

pesquisa apresentou pelo menos um ano com acompanhamento.

Em virtude de a amostra já apresentar um tamanho com certo limite, e para se evitar fracionamentos da mesma ao se avaliar os usuários sobre a condição de acompanhamento em função do tempo, adotou-se como critério de avaliação nesse estudo a frequência com que o mesmo foi acompanhado, classificando assim em:

Acompanhado: o que apresentar três anos consecutivos de acompanhamento

Não acompanhado: aquele que apresentar pelo menos um ano sem acompanhamento, não

importando sua localização no tempo.

Documentos relacionados