• Nenhum resultado encontrado

Bateria do veículo ä Introdução ao tema

Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:

Tampa da bateria 170

Verificação do nível de ácido da bateria 170

Modo de Inverno 171

Carregar a bateria do veículo 171

Desligar e/ou ligar a bateria do veículo 171

Substituir a bateria do veículo 172

Desactivação automática dos consumidores 172

Símbolos de aviso na bateria do veículo

Símbolo Significado

Usar sempre óculos de protecção!

O ácido da bateria é altamente corrosivo. Usar sempre luvas de pro-tecção e protecção para os olhos!

Deve manter o fogo, faíscas, luz desprotegida afastados da bateriado veículo e não deve fumar! £

Símbolo Significado

Ao carregar a bateria do veículo forma-se uma mistura de gás deto-nante altamente explosiva!

Mantenha as crianças afastadas da bateria do veículo!

Podem ocorrer danos em caso de manuseamento incorrecto da bateria do veículo. Por isso, recomendamos que mande executar todos os trabalhos na bateria do veículo num concessionário ŠKODA.

Em trabalhos na bateria do veículo e na instalação eléctrica, existe o perigo de fe- rimentos, queimadura, acidente e incêndio. Por isso, as indicações de aviso indica- das em seguida e as regras de segurança gerais vigentes devem ser impreterivel- mente respeitadas.

ATENÇÃO

■O ácido da bateria é altamente corrosivo, pelo que deve ser tratado com o máximo cuidado. Ao manusear a bateria do veículo, utilize luvas de protecção, óculos de protecção e protecção para a pele. Os vapores corrosivos no ar irri- tam as vias respiratórias e provocam conjuntivites e inflamações das vias res- piratórias. Eles corroem o esmalte dos dentes. O contacto com a pele provoca feridas profundas e que levam muito tempo a sarar. O contacto repetido com ácidos diluídos provoca doenças dermatológicas (inflamações, tumores, fissu- ras na pele). Os ácidos diluem-se ao entrar em contacto com a água, libertan- do uma quantidade elevada de calor.

■Não vire a bateria do veículo, porque pode sair ácido pelos orifícios de des- gaseificação da bateria. Proteja os olhos com óculos de protecção ou com uma viseira de protecção! Perigo de cegueira! Se houver contacto do ácido com os olhos, lave-os imediatamente durante alguns minutos com água limpa. De se- guida, consulte imediatamente um médico.

■Neutralize os salpicos de ácido na pele ou na roupa com água e sabão, o quanto antes, e depois enxagúe com água abundante. Se ingeriu ácido, con- sultar imediatamente um médico.

■Mantenha as crianças afastadas da bateria do veículo.

■Ao carregar a bateria do veículo, liberta-se hidrogénio que forma uma mistu- ra de gás detonante altamente explosiva. Uma explosão pode também ser ori- ginada por faíscas resultantes da desconexão dos cabos com a ignição ligada.

ATENÇÃO (Continuação)

■Há risco de curto-circuito se os bornes da bateria forem ligados em ponte (ou seja, com objectos de metal, cabos). Eventuais resultados de um curto-cir- cuito: Fusão das placas de chumbo, explosão e incêndio da bateria, salpicos de ácido.

■É proibido o manuseamento de chamas e luz, enquanto está a fumar e du- rante actividades das quais possam surgir faíscas. Evitar a formação de faíscas ao manusear os cabos e aparelhos eléctricos. Em caso de faíscas fortes, há pe- rigo de ferimentos.

■Antes de qualquer trabalho na instalação eléctrica, desligue o motor, a igni- ção e todos os consumidores eléctricos e desligue o borne negativo (-) da ba- teria. Se pretender substituir as lâmpadas incandescentes, é suficiente desli- gar a respectiva luz.

■Nunca carregue uma bateria de veículo congelada ou descongelada - Perigo de explosão e de queimaduras químicas/corrosão! Substitua uma bateria de veículo que esteja congelada.

■Nunca use o auxílio de arranque em baterias com um nível de ácido demasi- ado baixo - Perigo de explosão e de queimaduras químicas/corrosão!

■Nunca utilize uma bateria danificada - Perigo de explosão! Substitua imedia- tamente uma bateria danificada.

CUIDADO

■Só deve desligar a bateria do veículo com a ignição desligada, caso contrário po- de danificar a instalação eléctrica (componentes electrónicos) do veículo. Ao desli- gar a bateria da rede de bordo, desligue primeiro o borne negativo (-). Só depois deve desligar o borne positivo (+).

■Ao ligar a bateria à rede de bordo, ligue primeiro o borne positivo (+) da bateria. Só depois deve ligar o borne negativo (-). Nunca troque os cabos de ligação - Peri- go de incêndio dos cabos.

■Certifique-se de que o ácido da bateria não entra em contacto com a carroçaria - Perigo de danos na pintura.

■Para proteger a bateria do veículo dos raios ultravioletas, evite a exposição so- lar directa.

■Se o veículo não for utilizado durante mais de 3 a 4 semanas, a bateria do veícu- lo pode descarregar-se. Isto acontece porque alguns aparelhos consomem electri- cidade mesmo em repouso (p. ex. aparelhos de comando). Pode evitar que a bate- ria se descarregue, desligando o borne negativo (-) da bateria ou carregando con- tinuamente a bateria com uma corrente de carga baixa.

■Se o veículo for frequentemente utilizado em pequenos trajectos, a bateria do veículo não é suficientemente carregada e pode descarregar-se. £

Aviso sobre o impacto ambiental

Uma bateria gasta é um resíduo tóxico nocivo para o ambiente. Por conseguinte, deve ser eliminada de acordo com as disposições legais nacionais.

Aviso

As baterias de veículo com mais de 5 anos devem ser substituídas. Ð

Documentos relacionados