• Nenhum resultado encontrado

ä

Introdução ao tema

Neste capítulo encontrará informações sobre os seguintes temas:

Abastecimento 158

Gasolina sem chumbo 159

Etanol E85 160

Gasóleo 161

Na face interior da tampa do depósito de combustível poderá encontrar o tipo de combustível correcto para o seu veículo, assim como as dimensões dos pneus e a pressão de ar dos pneus » Fig. 129 na página 158 - .

ATENÇÃO

Se transportar no veículo um bidão de combustível de reserva, deve respeitar as disposições legais nacionais. Por razões de segurança, recomendamos que não transporte um bidão. Em caso de acidente, o bidão pode ser danificado e derramar combustível - Perigo de incêndio!

CUIDADO

■Nunca deixe esvaziar totalmente o depósito! Devido à alimentação irregular de combustível, podem surgir falhas de ignição, o que pode causar danos graves nos componentes do motor e no sistema de escape.

■Limpe, imediatamente, o combustível derramado sobre a pintura do veículo -

Perigo de danos na pintura! Ð

Abastecimento

Fig. 129 Lado traseiro direito do veículo: Abrir tampa do depósito / Tampa do depósito com tampão enroscado

Leia e preste atenção às informações e recomendações de segurança iniciais na página 158.

A tampa do depósito é trancada ou destrancada automaticamente com o fecho centralizado.

Abrir a tampa do depósito de combustível

Pressione a tampa do depósito de combustível a meio do lado esquerdo » Fig. 129 - .

Desaperte o tampão do depósito para a esquerda e encaixe-o na parte superior da tampa do depósito » Fig. 129 - .

Fechar a tampa do depósito de combustível

Enrosque o tampão do depósito para a direita, até ouvir o ruído característico de encaixe.

Feche a tampa do depósito de combustível, até esta encaixar.

Verificar se a tampa do depósito está engatada de forma segura. £

CUIDADO

■Antes do reabastecimento, é necessário desligar o aquecimento auxiliar (aque- cimento e ventilação estacionário).

■Logo que a pistola de abastecimento automática, devidamente accionada, pare a primeira vez, significa que o depósito está cheio. Não prossiga o abastecimento - caso contrário, encherá o volume de dilatação.

Aviso

A capacidade do depósito é de cerca de 55 litros ou 60 litros1), dos quais cerca de

7 litros correspondem à reserva. Ð

Gasolina sem chumbo

Leia e preste atenção às informações e recomendações de segurança iniciais na página 158.

O seu veículo só pode trabalhar com gasolina sem chumbo, correspondente à norma EN 228 (na Alemanha, também DIN 51626-1 ou E10 para gasolina sem chumbo com um índice de octanas 95 ROZ e 91 ROZ ou DIN 51626-2 ou E5 para gasolina sem chumbo com um índice de octanas 95 ROZ e 98 ROZ).

Combustível recomendado - gasolina sem chumbo 95/91 ROZ

Utilize gasolina sem chumbo com um índice de octanas 95 ROZ. Pode também utilizar gasolina sem chumbo 91 ROZ. No entanto, isso provocará uma ligeira per- da de potência.

Se, em caso de emergência, tiver de reabastecer com gasolina cujo índice de octa- nas é inferior ao recomendado, deve circular a um regime médio e a uma potência motriz inferior. As altas rotações do motor ou uma forte solicitação do motor pode danificá-lo gravemente! Logo que possível, reabasteça com gasolina cujo índice de octanas corresponda ao recomendado.

Combustível recomendado - gasolina sem chumbo 95 ROZ, no mínimo Utilize gasolina sem chumbo com um índice de octanas 95 ROZ.

Se não tiver disponível gasolina com um índice de octanas 95 ROZ, pode também utilizar gasolina com um índice de octanas 91 ROZ, em caso de emergência. Deve prosseguir a viagem a um regime médio e com fraca solicitação do motor. As altas

ä

rotações do motor ou uma forte solicitação do motor pode danificá-lo gravemen- te! Logo que possível, reabasteça com gasolina cujo índice de octanas correspon- da ao recomendado.

Nem mesmo em caso de emergência deverá utilizar gasolina com um índice de oc- tanas inferior a 91; caso contrário, o motor poderá ficar gravemente danificado! Gasolina sem chumbo com índice de octanas mais elevado

A gasolina sem chumbo com um índice de octanas mais elevado do que o reco- mendado pode ser utilizada sem restrições.

Nos veículos para os quais é recomendada gasolina sem chumbo 95/91 ROZ, a uti- lização de gasolina com um índice de octanas superior a 95 ROZ não aumentará o rendimento do motor nem reduzirá o consumo de combustível.

Nos veículos para os quais é recomendada gasolina sem chumbo no mín. 95 ROZ, a utilização de gasolina com um índice de octanas superior a 95 ROZ poderá au- mentar o rendimento do motor e diminuir o consumo de combustível. Combustível recomendado - gasolina sem chumbo 98/(95) ROZ

Utilize gasolina sem chumbo com um índice de octanas 98 ROZ. Pode também utilizar gasolina sem chumbo 95 ROZ. No entanto, isso provocará uma ligeira per- da de potência.

Se não tiver disponível gasolina com um índice de octanas 98 ROZ ou de 95 octa- nas ROZ, pode também utilizar gasolina com um índice de octanas 91 ROZ, em ca- so de emergência. Deve prosseguir a viagem a um regime médio e com fraca soli- citação do motor. As altas rotações do motor ou uma forte solicitação do motor pode danificá-lo gravemente! Logo que possível, reabasteça com gasolina cujo ín- dice de octanas corresponda ao recomendado.

Nem mesmo em caso de emergência deverá utilizar gasolina com um índice de oc- tanas inferior a 91; caso contrário, o motor poderá ficar gravemente danificado! Aditivos para combustível

Utilize apenas gasolina sem chumbo, correspondente à norma EN 228 (na Alema- nha, também DIN 51626-1 ou E10 para gasolina sem chumbo com um índice de oc- tanas 95 ROZ e 91 ROZ ou DIN 51626-2 ou E5 para gasolina sem chumbo com um índice de octanas 95 ROZ e 98 ROZ), estas cumprem todas as condições para um funcionamento do motor sem problemas. Por isso, recomendamos a não adição

de aditivos ao combustível. £

CUIDADO

■Todos os veículos ŠKODA com motores a gasolina só devem ser abastecidos com gasolina sem chumbo. Mesmo um só abastecimento do depósito com gasoli- na com chumbo poderá provocar danos no sistema de escape!

■Se utilizar gasolina com um índice de octanas inferior ao recomendado, alguns componentes do motor podem ficar danificados.

■Nunca deve utilizar aditivos metálicos, muito menos os que contenham manga- nésio e teores de ferro. Não devem ser utilizados combustíveis LRP (lead replacement petrol) com teores metálicos. Existe perigo de danos graves nos componentes do motor ou no sistema de escape!

■Não devem ser utilizados combustíveis com teores metálicos. Existe perigo de danos graves nos componentes do motor ou no sistema de escape!

■A utilização de aditivos impróprios pode causar danos graves nos componentes

do motor ou no sistema de escape. Ð

Etanol E85

Fig. 130

Tomada - MultiFuel

Leia e preste atenção às informações e recomendações de segurança iniciais na página 158.

Válido apenas para veículos com o motor 1,6/75 kW MultiFuel.

O biocombustível Etanol E85 é composto por 85 % de bioetanol e 15 % de gasoli- na sem chumbo, de acordo com a norma (DIN) EN 228.

Pode misturar o biocombustível Etanol E85 com gasolina sem chumbo, de acordo com a norma (DIN) EN 228, na proporção que desejar.

ä

Caso tenha abastecido com Etanol E85, circule com o veículo, no mínimo, durante 5 minutos sem interrupção, para que o aparelho de comando do motor consiga determinar a percentagem do biocombustível no combustível. Durante este perío- do de tempo, evite as velocidades máximas ou as altas rotações do motor e acele- rações a fundo. Durante este processo, o regime de ralenti pode variar.

Modo de Inverno

Se utilizar o biocombustível Etanol E85 em caso de temperaturas baixas, antes de um arranque do motor é necessário proceder ao pré-aquecimento do motor. A tomada do pré-aquecimento do motor encontra-se no pára-choques dianteiro, junto ao farol de nevoeiro » Fig. 130.

Temperatura exterior Duração do pré-aquecimento

Inferior a -10 °C Recomendamos até 1 h.

Inferior a -15 °C no mínimo, 1 h.

Inferior a - 25 °C no mínimo, 2 h.

Se o pré-aquecimento do motor não for possível com temperaturas exteriores in- feriores a -10 °C, a percentagem de gasolina sem chumbo, de acordo com a EN 228, deverá ser tão elevada quanto possível. Desta forma, a capacidade de ar- ranque do motor a frio é substancialmente melhorada.

Se tiver biocombustível Etanol E85 no depósito e não for possível efectuar o pré- -aquecimento do motor, é possível que, com temperaturas inferiores a -15 °C, se verifique um mau comportamento no arranque ou até mesmo a impossibilidade de arranque do motor.

CUIDADO

■Mesmo um só abastecimento do depósito com outro biocombustível que não o Etanol E85 poderá provocar danos graves em componentes do motor e nos siste- mas de alimentação de combustível e de escape!

■Em caso de uma paragem prolongada do veículo, deverá abastecer com gasolina sem chumbo, de acordo com a norma (DIN) EN 228, uma vez que o Etanol E85 po- de conter uma quantidade reduzida de impurezas que podem dar origem a corro-

Aviso sobre o impacto ambiental

■Se for utilizado Etanol E85, a emissão de CO2 do seu veículo diminui cerca de

5 %.

■A utilização do pré-aquecimento do motor com temperaturas inferiores a -10 °C tem um efeito positivo não só no consumo de combustível como também no am- biente.

Aviso

■Uma vez que a quantidade de energia do bioetanol é inferior ao da gasolina sem chumbo, aquando da utilização de Etanol E85, o consumo de combustível pode aumentar até 33 %.

■Comparativamente à gasolina sem chumbo, o biocombustível Etanol E85 con- tém apenas uma quantidade reduzida de aditivos. Por esta razão, recomendamos o enchimento do depósito de combustível a cada 15 000 km (p. ex., antes da mu- dança do óleo) com gasolina sem chumbo, de acordo com a EN 228, para que o motor se mantenha limpo.

■Para a mudança do óleo, é válida a periodicidade de 15 000 km.

■Na bagageira há uma extensão para ligar à rede eléctrica do veículo. Ð

Documentos relacionados