• Nenhum resultado encontrado

2.1 O SISTEMA CNS/ATM

2.1.5 BENEFÍCIOS DO CONCEITO CNS/ATM

Sistemas CNS / ATM são capazes de melhorar o tratamento e a transferência de informações, de ampliar a vigilância utilizando o ADS e de melhorar a precisão de navegação. Isso levará, entre outras coisas, à redução da separação entre aeronaves, permitindo um aumento da capacidade do espaço aéreo. Os sistemas em solo se

comunicarão diretamente com os sistemas de gerenciamento de voo (FMS14), a bordo

das aeronaves, através de enlaces de dados. Desta forma, será experimentado um aprimoramento nas ações tanto dos controladores quanto dos pilotos devido à eficiência aplicada em toda a logística e operações de resolução e detecção de conflitos.

Como resultado da implementação do sistema ATM, haverá um aumento da segurança do espaço aéreo, por meio da implantação de procedimentos com descida contínua e estabilizada, possibilitando uma redução significativa dos eventos de colisão com o solo, além da redução do tempo de voo das aeronaves, a partir da implantação de trajetórias ótimas de voo, gerando economia de combustível. Esta economia de combustível proporcionará uma redução das emissões nocivas ao meio ambiente, como também a redução dos atrasos nos espaços aéreos e aeroportos com alta densidade de tráfego aéreo, a partir de um aumento na capacidade de controle de tráfego aéreo e dos aeroportos e uma potencial redução na separação entre rotas paralelas para acomodar maior quantidade de tráfego aéreo no mesmo fluxo. A figura 2.2, a seguir, sumariza os benefícios do Sistema CNS/ATM.

14

FMS - O Flight Management System (Sistema de Gerenciamento de Voo) é uma parte de extrema importância no sistema de orientação e navegação das aeronaves modernas. O FMS é o equipamento a bordo da aeronave que segue o plano de voo, depois deste ter sido configurado e programado pelo piloto no Flight Management Computer (FMC), o que permite ao piloto a ação de corrigi-lo conforme a proa, altitude e velocidade do voo. O FMS usa diversos mecanismos para saber a localização da aeronave. Depis das informações inseridas no FMC, o computador leva a aeronave até o local, proa, altitude e velocidade programados – Fonte: Wikipedia.

24

Figura 2.2 - Benefícios do Sistema CNS/ATM. a) Benefícios para as Companhias Aéreas

Os benefícios vão garantir um relacionamento mais estreito, permitindo transmissões mais rápidas e confiáveis entre sistemas em solo e a bordo das aeronaves. Sistemas de navegação mais precisos e confiáveis também serão capazes de permitir que as aeronaves possam navegar em todos os tipos de espaços aéreos e mais próximas umas às outras, aumentando a capacidade de tráfego. Espera-se uma redução nos padrões de separação entre aeronaves sobre o espaço aéreo oceânico, expansão do domínio de navegação nas áreas remotas, introdução gradual de uma separação vertical de 1000 pés abaixo do nível 300 (30.000 pés), inclusão de rotas mais dinâmicas e diretas, além de uma melhoria geral na segurança.

b) Benefícios para os Estados

Para aqueles Estados que fornecem e mantêm uma extensiva infraestrutura em solo, haverá uma redução em todos os custos de operação e manutenção, na medida em que os tradicionais sistemas em solo se tornarem obsoletos e o número de Sistemas CNS/ATM instalados for gradativamente aumentando, principalmente, em substituição aos antigos sistemas.

25

Adicionalmente, os Sistemas CNS/ATM fornecem uma excelente oportunidade para aqueles Estados em desenvolvimento, de modo que estes possam reforçar sua infraestrutura e venha a suportar um tráfego aéreo adicional, com um investimento mínimo. Muitos destes Estados possuem um grande espaço aéreo disponível, porém inutilizado, principalmente, devido ao custo envolvido na aquisição, operação e manutenção.

c) Benefícios para o meio-ambiente

Como a indústria de aviação vem crescendo rapidamente, o impacto das operações do tráfego aéreo na atmosfera do planeta, além dos impactos locais no que se refere ao ruído e à qualidade do ar, tornam-se cada vez mais preocupantes. Os esforços para controlar ou reduzir tais impactos têm identificado uma série de opções que possam minimizar tais efeitos. Em particular, espera-se que a melhoria no gerenciamento do tráfego aéreo possa ajudar a reduzir a queima de combustível, reduzindo assim os níveis de emissões de gases. Melhorias no gerenciamento do tráfego aéreo e outros procedimentos operacionais podem reduzir de 8 a 18% a queima de combustíveis de aviação [8].

d) Benefícios para a Aviação Geral

A aviação geral encontrará acesso a equipamentos (aviônica) que possibilitará a sua operação dentro e fora de aeroportos que, normalmente, este tipo de aviação não está permitido a operar, devido ao custo operacional e aos requisitos associados. Além disso, como resultado da implementação de Sistemas CNS/ATM, muitas áreas remotas que estão atualmente inacessíveis para a aviação geral, devido à incapacidade de comunicação ou de navegação em segurança, se tornarão acessíveis.

e) Benefícios Indiretos

Em adição aos benéficos diretos acima listados, existem vários outros benefícios indiretos como, por exemplo:

• Redução de Tarifas,

• Economia de tempo dos passageiros,

• Transferência de competências de alta tecnologia,

26

• Estimulação das indústrias conexas, e

• Oportunidades comerciais de desenvolvimento.

f) Custo / Benefício

Para garantir o sucesso da implementação dos Sistemas CNS/ATM, os órgãos de tráfego aéreo, os usuários destes serviços e os organismos envolvidos precisam ser informados sobre as implicações financeiras e convencidos sobre a viabilidade econômica. Isto pode ser conseguido através de uma análise exaustiva sobre os custos/benefícios, que inclui as conseqüências financeiras que afetam todos os parceiros envolvidos no processo de implementação.

Documentos relacionados