• Nenhum resultado encontrado

4. Caracterização da Qualidade de Água do Meio Receptor

4.2. Análise de Componentes Principais

4.2.1. Bertiandos

Os valores recolhidos referentes à estação de Bertiandos,

SINRH, que permitiram realizar a Análise de Componentes Principais encontr no Anexo I, Tabela 2.

Os períodos a que corresponde que se inicia no ano NN e termina em

termina no ano NN). A denominação dos parâmetros está codificada, sendo que a CQO corresponde a Carência Química de Oxigénio, a CBO a Carência Bioquímica de Oxigénio a 5 dias, a CF os Coliformes Fecais, a CT os Coliformes Totais, a C a cor, a EF os Estreptocos Fecais e a SST os Sólidos Suspensos Totais.

Os eixos que apresentaram uma percentagem de explicação sua influência sobre o comportamento do conjunto de d

projecção das correlações entre as variáveis e/ou indivíduos

representação nos planos definidos por dois eixos que, entre si, representem uma percentagem de explicação suficiente. A associação entre variáveis

Figura 5 - Localização das estações de qualidade da rede do SINRH utilizadas para a análise estatística.

Bertiandos

recolhidos referentes à estação de Bertiandos, integrada na rede de qualidade do que permitiram realizar a Análise de Componentes Principais encontr

Os períodos a que corresponde cada amostra estão definidos como ChNN

e termina em NN+1) ou como SeNN (época de seca que se inicia e ). A denominação dos parâmetros está codificada, sendo que a CQO corresponde a Carência Química de Oxigénio, a CBO a Carência Bioquímica de Oxigénio a 5 rmes Fecais, a CT os Coliformes Totais, a C a cor, a EF os Estreptocos Fecais e a SST os Sólidos Suspensos Totais.

eixos que apresentaram uma percentagem de explicação significativa, representante da sua influência sobre o comportamento do conjunto de dados inicial, estão no Anexo

projecção das correlações entre as variáveis e/ou indivíduos pode ser feita através da sua nos planos definidos por dois eixos que, entre si, representem uma percentagem de

associação entre variáveis faz-se com base em critérios

Localização das estações de qualidade da rede do SINRH utilizadas para a análise estatística.

39 rede de qualidade do que permitiram realizar a Análise de Componentes Principais encontram-se apresentados

amostra estão definidos como ChNN (época de chuvas (época de seca que se inicia e ). A denominação dos parâmetros está codificada, sendo que a CQO corresponde a Carência Química de Oxigénio, a CBO a Carência Bioquímica de Oxigénio a 5 rmes Fecais, a CT os Coliformes Totais, a C a cor, a EF os Estreptocos Fecais

significativa, representante da Anexo I, Tabela 3. A pode ser feita através da sua nos planos definidos por dois eixos que, entre si, representem uma percentagem de se com base em critérios de localização no Localização das estações de qualidade da rede do SINRH utilizadas para a análise estatística.

40

plano e de proximidade, sendo que o afastamento ao centro das variáveis indica uma maior correlação. A análise dos indivíduos faz-se por critérios análogos (CERENA, 2000).

Os valores apresentados no Anexo I, Tabela 4, são as coordenadas de cada variável face ao eixo representado. Conhecendo esta tabela, podemos compreender quais as variáveis que estão verdadeiramente correlacionadas com o eixo em estudo e desta forma assumir a sua representatividade no plano factorial considerado. Considera-se para cada variável a sua coordenada mais elevada em valor absoluto.

As coordenadas dos indivíduos activos, isto é, das épocas designadas para a análise, estão no Anexo I, Tabela 5.

A representação gráfica da nuvem de dados no plano formado pelos eixos 1 e 2 está na Figura 6.

41 A análise da representação na Figura 6 permite concluir que existe uma forte correlação positiva entre as variáveis Cor, CBO5 e CQO. Estes dois últimos parâmetros são indicadores da quantidade de matéria orgânica existente na água analisada. O facto das tendências destas duas variáveis serem semelhantes permite concluir que a biodegrabilidade dos compostos no meio receptor hídrico se mantém constante ao longo do tempo. A diferença entre os dois parâmetros consiste na inclusão na CQO da matéria orgânica não degradável biologicamente A análise do plano factorial permite concluir que existe uma forte correlação positiva entre as variáveis CT, CF e EF, projectadas no semi-eixo negativo. Deste último grupo de variáveis identifica-se uma correlação negativa com a variável CQO projectada no semi-eixo positivo.

Os indivíduos, ou amostras, que correspondem ao período após a entrada em funcionamento das ETAR em estudo associam-se a indivíduos que correspondem aos períodos de maior precipitação. Os períodos de maior precipitação caracterizam-se pela existência de um maior valor de caudal no meio hídrico receptor, auxiliando à diluição de contaminantes. O comportamento aqui encontrado sugere que os indivíduos que correspondem ao período após a entrada em funcionamento das ETAR em estudo apresentam valores de parâmetros de qualidade de água menos elevados.

42

A observação desta figura permite identificar uma oposição entre os valores de CBO5 e de Figura 7 - Representação gráfica da posição das variáveis e indivíduos no plano formado pelos eixos 1 e 3.

43 SST. Como tal, não existirá uma elevada percentagem de matéria biodegradável nos sólidos suspensos encontrados no curso de água. A análise aos indivíduos demonstra que os valores das épocas de seca de 2005 e 2006 se associam, colocando-se à esquerda do eixo 3 vertical. Estas serão posteriores à entrada em funcionamento das ETAR.

Os eixos 1 e 4 estão representados na Figura 8.

Os valores obtidos para a variável Cor afastam-se do comportamento das restantes variáveis. Os restantes eixos não permitiram atingir novas conclusões, e consequentemente não se encontram representados.

44

Documentos relacionados