• Nenhum resultado encontrado

Os blogs trouxeram importantes modificações no que compete à autonomia e à interação entre os campos da política e da comunicação. O início do jornalismo on-line representou uma profusão de possibilidades de comunicação, a partir de uma ressignificação dos meios tradicionais, dentro da perspectiva de maior liberdade editorial. Nesse cenário, observa-se uma multiplicação de agentes emissores, abrindo-se as portas para uma comunicação mais horizontal, com a possibilidade de interação e de colaboração entre autores e leitores.

É importante ressaltar que a proposta deste estudo é observar o universo comunicacional impulsionado pelos blogs políticos. Não existe a pretensão de abordar e discutir a estremecida relação entre o jornalismo e a atividade exercida pelos blogueiros. A escolha dos blogs que compõem esta análise foi baseada nos aspectos estruturais dos

blogs, tais como frequência e atualização regular de postagens, bem como nos

elementos funcionais, que impulsionam a interação entre os leitores. Por simples coincidência, os dois blogs selecionados são atualizados e moderados por jornalistas. No entanto, a ênfase da pesquisa recai sobre a produção dos leitores e não sobre a atividade jornalística.

Borges (2007) acredita que os principais blogs políticos do país se especializaram em servir como um valioso espaço para a publicação de furos jornalísticos e revelar aos leitores o cotidiano extraoficial da política, os bastidores do poder. Desse modo, nos últimos anos, os jornalistas procuraram se adaptar a esse novo modelo comunicacional, permeado de negociações e de disputa de espaço, com a

entrada de novos emissores de conteúdos políticos. Nessa perspectiva, Borges (2007, p. 6) compreende os blogs políticos como

[...] uma ponte capaz de conectar a informação produzida por esses atores políticos com uma elite cognitiva, da qual os jornalistas também fazem parte, detentora do acesso à informação qualificada, custosa e de acesso mais difícil. Trata-se de um grupo dotado de poder de influência, que se apresenta como habilitado para emitir opiniões sobre política e cuja importância é singular no período eleitoral, momento em que a sociedade se sente mobilizada a justificar suas escolhas políticas, procurando motivações convincentes para votar neste ou naquele candidato.

No Brasil, o uso de blogs políticos como instrumento de campanha política começou desde as eleições presidenciais de 2002. Porém, eles só conquistaram grande visibilidade no ano de 2005, em meio ao escândalo do mensalão, que instaurou uma enorme crise política. Diante da turbulência que assolou o país, as pessoas recorreram a fontes alternativas de informação, como blogs de jornalistas consagrados. Além de os

blogs fornecerem aos cidadãos uma outra visão sobre as notícias veiculadas nos meios

tradicionais, o público ainda encontrou espaço para produzir conteúdo e, assim, poder expressar sentimentos e posições sobre os assuntos que estavam em pauta (ESCOBAR, 2006). No cenário da crise, o blog do Noblat, por exemplo, teve uma enorme repercussão em âmbito nacional. Diante disso, esse modelo de comunicação em rede foi reproduzido em todo o país.

No ano de 2006, com as eleições presidenciais, foi registrado um forte crescimento da audiência de blogs políticos, que serviram como contrainformação midiática à tendência hegemônica dos principais veículos de comunicação. Nesse contexto, os blogs tornaram-se um lugar de discussões e tomada de posição pública, favorecendo assim o debate público e permitindo a presença de novas vozes ou novas autoridades cognitivas na construção das opiniões e atitudes políticas dos cidadãos (ALDÉ; CHAGAS, 2002).

Os observadores dos acontecimentos na rede atribuem aos blogs a condição de um dispositivo social ímpar porque permite e legitima o debate público plural. Segundo estatísticas recentes, o número de leitores de blogs cresce exponencialmente. Essa expansão ocorre porque os blogueiros usam outras ferramentas de redes sociais para atraírem mais leitores para seus blogs, sendo estes as únicas mídias que ajudam os usuários a serem encontrados, juntamente com seus textos, vários dias depois de

publicados no espaço virtual. Segundo pesquisa da Pew Report15– realizada em abril de 2011 nos Estados Unidos para aferir e projetar o desempenho das mídias sociais com vistas às eleições de 2012 –, a utilização de blogs está crescendo entre adultos maiores de 34 anos. Os internautas de 34 a 45 anos fizeram com que os blogs tivessem um crescimento de 6% em relação a 2008 e 2009. Entre os de 46 a 55 anos, o crescimento foi de 5%, enquanto que entre os de mais de 65 anos houve um crescimento de 2%.

Em relação ao Brasil, uma pesquisa16 realizada pela ComScore, em fevereiro de 2011, empresa que pesquisa no universo da web os hábitos dos brasileiros, revela um crescimento de internautas no Brasil justamente entre os mais velhos (entre 45 e 54 anos) e que a audiência dos blogs, em particular, é 21 pontos maior do que a do restante do mundo (71% contra 50% da média dos outros países). É curioso também observar que entre essa faixa etária o tempo de navegação das mulheres é superior ao dos homens.

O Rio Grande do Norte/Brasil também participa da tendência ao crescimento na audiência em blogs e, nos últimos quatro anos, o número de blogs aumentou consideravelmente. Durante o período eleitoral em 2010, a ocupação do espaço virtual foi feita por leitores de todos os segmentos sociais, insaciáveis na captura de informações e motivados a justificar as suas preferências partidárias. A própria observação realizada nesta pesquisa comprova o aumento na participação de leitores, durante o período eleitoral. Nesse cenário, houve uma grande assiduidade e participação no blog Território Livre17 da jornalista e advogada Laurita Arruda e no blog da também jornalista Thaisa Galvão18.

3.4 O TERRITÓRIO LIVRE

15 Disponível em: <http://www.pewinternet.org/>. Acesso em: 14 abr. 2011. 16

Disponível em:

<http://oglobo.globo.com/blogs/mercadodigital/default.asp?periodo=&palavra=comscore>. Acesso em: 11 fev. 2011.

17

Disponível em: <http://www.lauritaarruda.com.br/>.