• Nenhum resultado encontrado

c 1650, Diogo Borges de Mesquita, n Loureiro, não se conhecendo a data de nascimento exacta por se terem perdido os registos paroquiais dos baptismos de S.

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

2 FONTES SECUNDÁRIAS 2.1 Monografias

D. Isabel de Melo (Regimento da Torre do Tombo no primeiro Livro de Além Dou-

5. c 1650, Diogo Borges de Mesquita, n Loureiro, não se conhecendo a data de nascimento exacta por se terem perdido os registos paroquiais dos baptismos de S.

Pedro de Loureiro entre 1645 e 1690.

Diogo Borges foi morador no Eiró, em Oliveira, e tomou posse do MORGADO DE

SANTA COMBA de Lobrigos pela morte de sua prima Catarina em 27-2-1705, tendo

falecido cerca de um ano depois em 7-4-1706, em Santa Comba, e foi sepultado na Igreja de S. Miguel, lê-se no óbito: “não veio á sua Capela de Loureiro que é a Capela do

Morgado”. Note-se que nesta altura a Capela de Loureiro, onde moraram Catarina de

Mesquita e Diogo Borges, era a Capela do Morgado, sendo a de S. Miguel de Lobrigos a do Morgado original dos Guedes, então em Lamego.

Foi casar a Santa Maria de Oliveira c. D. Sebastiana de Mansilha Cerqueira, f. Ma- nuel Antunes Bandeira e

de s.m. Maria de Mansi- lha, f. esta de João de Mansilha de Mesquita e de s.m. Antónia Veloso de Figueiredo, n.p. Nu- no Vaz de Mansilha e de Isabel de Mesquita, des- cendente de Afonso de Mansilha, Escudeiro do Infante D. Henrique e o primeiro dos Mansilhas de que há registo em

Portugal, nomeado pelo infante D. Pedro, regente de Portugal, para Coudel em Santa Maria de Oliveira, Mesão Frio, tributo pelos serviços prestados em Ceuta e outras batalhas. Dele já falámos brevemente no início do Capitulo 10. Seu avô João de Man- silha foi senhor da Casa do Paço de Oliveira, localizada, admite-se, onde se encontra hoje a casa das Torres de Oliveira, construída mais tarde em meados do séc. XVIII por sua bisneta, Maria Caetana Veloso de Figueiredo.

D. Sebastiana c. 2ª vez, já viúva, em 1712 c. Álvaro Pinto da Fonseca, n. Gervide, Loureiro e faleceu no Outeiro, em Oliveira a 4-6-1716, com 60 anos de idade, pouco mais ou menos, s.g. no segundo matrimónio mas com vários filhos no primeiro.

6. c. 1685, Luísa Caetana de Mendonça, n. Eiró, Oliveira, casou três vezes. Em 18-8-1707, em Santo Adrião de Sever, c. João Correia Botelho, f. Damião Correia Botelho, do Concieiro, em Sever e de s.m. Maria Botelho da Fonseca, de S. Pedro de Vila Real, e moraram na Quinta de Santa Comba, de Lobrigos. Em 12-4-1710, c. Domingos Vaz de Faria, f. António de Faria e de s.m. Isabel

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

Leitão, da Quinta do Casal, Nogueira, Bispado de Lamego. Casou 3ª vez em 15-12-1714, por procuração a Caetano Luís Borges, seu irmão, c. Luís Borges Pimentel, f. de outro, n. Lamas Redondas, Lamego e morador em Santa Se- nhorinha de Tões, Lamego, viúvo de D. Maria de Vasconcelos, daí.

6. 20-3-1687, Eusébio, n. Eiró, Oliveira, teve por padrinhos Jerónimo de Mansilha, da Rede, S. Cristina de Mesão Frio, e D. Maria de Sequeira, m. João de Mansilha, seu tio irmão de sua mãe, morador em Oliveira, filha de Baltazar de Sequeira de Almeida e de s.m Maria Guedes Alcoforado (vid. Capítulo 5). Faleceu menino em 25-11-1693.

6. 12-12-1689, Clara, n. Eiró, Oliveira, teve por padrinhos Luís Botelho de Lucena, da Granja, Loureiro, e D. Maria de Mesquita Pimentel, prima de seu pai, mulher de Joaquim de Queirós, de Fontelas – já falados neste Capítulo. O dito seu padrinho foi casado com D. Catarina de Almeida, f. Capitão João Monteiro de Almeida irmão de D. Maria de Sequeira (madrinha do Eusébio, acima) e em segundas núpcias com Maria Borges, 2ª prima de Diogo Borges Mesquita, f. João Borges Barbosa e de s.m. e prima Catarina Barbosa (vid. Capítulo 10). Clara faleceu em 17-1-1698.

6. 15-5-1694, Caetano Luís Borges de Mesquita, segue.

6. 15-5-1698, Eusébio, segundo de nome, n. Eiró, Oliveira, teve por padri- nhos Paulo Coelho de Novais, do Peso, Régua, seu tio, e Cecília Correia, m. João Guedes, da Gervide, Loureiro. Faleceu em Outubro de 1706.

6. 15-5-1694, Caetano Luís Borges de Mesquita, n. Eiró, Oliveira, teve por padri- nhos Fabião Ferraz de Magalhães, e D. Isabel, tia do baptizado e m. Paulo Coelho de Novais, do Peso da Régua, testemunhado por Nicolau Guedes, solteiro, tio do bapti- zado e morador no Eiró. Casou com apenas 14 anos de idade, conforme certidão em 4-11-1708, c. D. Mariana Helena de Almeida Pereira de Mesquita, f. Gabriel de Almeida Pereira, n. S. Miguel do Souto, Comarca da Feira, e de D. Mariana de Almei- da, n. Rua das Congostas, moradora na Porta Nova, S. Nicolau, Porto, sendo já

MORGADO DE SANTA COMBA desde 1706, data da morte de seu pai.

Caetano Luís Borges morou e teve os seus filhos em Santa Comba de Lobrigos, re- gressando ao local da origem do Morgado depois das passagens por Loureiro e Olivei- ra. Aí faleceu em 5-2-1722, 3 meses depois de nascer o filho varão seu possível suces- sor no Morgado e que faleceria também nesse ano. D. Mariana faleceu em 4-7-1761 “deixando por sua universal herdeira sua f. D. Clara Joaquina de Almeida, com obrigação de pagar

todas as dívidas que ela defunta tinha contraído antes do seu falecimento, e lhe mandaria dizer 6 missas a Nossa Senhora da Guia na sua Capela cita nesta freguesia de S. Miguel”.

| 129

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

7. 25-6-1714, Jacinta, n. Santa Comba, S. Miguel de Lobrigos, teve por padri- nhos o abade de Loureiro, Francisco Barreto Mariz e Camila de Magalhães m. Luís Botelho de Lucena, de Sever, sendo testemunhas João Correia de Almei- da e seu f. António de Almeida, de S. Miguel de Lobrigos (da família de Luís Borges Pimentel).

7. 10-2-1716, Ana, n. Santa Comba, teve por padrinhos o padre Luís Botelho de Lucena, do Urval, Sever e D. Florência Caetana de Almeida, sua tia mater- na, de Santa Comba, testemunhou o padre João Correia de Almeida.

7. 6-6-1717, Clara Joaquina de Almeida, n. Santa Comba, teve por padrinhos o Doutor Corregedor João Botelho de Lucena, de Sever e João Pinto de Queirós, de Medrões, por procuração de s.m. D. Clara Maria Luísa.

7. 28-9-1719, Angélica Margarida Borges de Almeida e Albergaria, n. Santa Comba, teve padrinhos José Carlos Monteiro, do Peso, e D. Teresa Josefa, irmã da mesma baptizada, de S. Comba, testemunharam Rodrigo Correia de Almeida Pimentel e António de Almeida. Casou em 16-8-1738 c. Luís Correia de Almeida Pimentel Mendonça Furtado, f. Rodrigo Correia Pimentel e D. Angélica de Mendonça Furtado e Sequeira, de S. João de Lobrigos.

8. 2-11-1742, Luís Correia de Almeida Mendonça Carvalhais, teve por padrinhos Clemente Monteiro de Almeida, de Sever, e D. Vicên- cia, de S. Miguel de Lobrigos, c.c. D. Ana Teresa Micaela Pinto Gue- des de Sousa Mendonça Botelho, em Loureiro a 21-8-1780, f. José Manuel Guedes Pinto da Fonseca, da Quinta da Portela de Loureiro, e de D. Bernarda Caetana Botelho de Sousa, de S. Pedro de Abaças, n.p. Manuel Guedes Pinto da Fonseca, e de D. Escolástica Guedes Salgado, da Veiga, Cumieira, n.m. José Botelho de Mendonça, de Abaças, e de D. Maria Leonor Botelho, c.g.

8. José Inácio de Almeida Carvalhais Pimentel c. em 5-1-1784 c. D. Maria do Carmo Osório e Mendonça, f. José de Mendonça Guedes e Mansilha, de Santa Comba, e de s.m. Luísa Violante Pereira Rebelo, n.p. Luís Guedes Osório e de s.m. Ana Luísa Guedes de Mansilha, de Santa Comba, n.m. Domingos Lopes Pereira e de s.m. Isabel Rebelo de Carvalho, de Vila Maior, S. João de Lobrigos. Este casamento é mais um exemplo de que os círculos familiares se mantinham fecha- dos! Assim, o dito Luís Guedes Osório, era f. António Alves Homem e de Maria Guedes Osório, esta f. Francisco Pinto Pereira e de s.m. Bernarda Guedes de Mesquita, esta f. Francisco Guedes Osório, ta- belião em Lobrigos e de s.m. Maria de Mansilha de Mesquita, de Me- dim, e o dito Francisco Guedes Osório irmão de António Guedes Pereira c.c. Inácia de Lousada (vid. Capítulo 10).

CADERNOS BARÃO DE ARÊDE

7. 10-12-1721, António José, n. Santa Comba, teve por padrinhos Clemente Monteiro, de Sever, e D. Paula, solteira, de Fontelas, e testemunhas, o Reitor Pensionário Manuel de Figueiredo Borges, e António de Almeida. O aguarda- do filho varão faleceu ainda antes de completar um ano de vida em 5-11-1722 já órfão de seu pai.

7. bp 17-5-1713, Teresa Josefa Borges Pereira de Mesquita. O seu assento de bap-