• Nenhum resultado encontrado

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina (localização geográfica figura 26) e possui uma população de 402.346 habitantes113, localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e se destaca no cenário brasileiro por ser a capital com o melhor índice de desenvolvimento humano - IDH - na ordem de 0,875114.

Figura 26: Localização geográfica do estado de Santa Catarina e de Florianópolis Fonte: Produção da autora, 2009

A Secretaria Municipal de Educação (SME) é o órgão do município que desenvolve as políticas públicas de educação em conjunto com seus departamentos e coordenadorias de ensino. E tem-se na Lei Orgânica do Município um dos documentos norteadores desta rede municipal ensino115.

113http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa2008/POP2008_DOU.pdf

(acesso em 13/02/2009).

114 Dados de 2000. Ver em:

http://www.pmf.sc.gov.br/educa/cile/subsidios/perfil_florianopolis.pdf (acesso em 13/03/2009).

115 O Plano Municipal de Educação que visará à articulação e o desenvolvimento do ensino em

seus diversos níveis além da adequação ao Plano Nacional e ao Plano Estadual de Educação se encontra em tramitação na câmara de vereadores até o presente momento (agosto 2009).

No que concerne o atendimento de pessoas consideradas com deficiência a Lei Orgânica do Município prevê (Art. 120, parágrafo VI) 116 o dever do Município atender efetivamente a educação mediante a garantia de: “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, com pessoal habilitado de preferência na rede escolar”.

O município de Florianópolis não apresenta um documento referente à proposta educacional da rede de ensino como um todo. O Plano Municipal de Educação tramita na Câmera de Vereadores117. Contudo, segundo informações obtidas na Secretaria Municipal de Educação, há uma diretriz para a autonomia das unidades escolares em relação ao projeto pedagógico.

Em consonância com a Secretaria Municipal de Educação, enquanto propositora das políticas públicas de educação, a Coordenação de Educação Especial desenvolve e gerencia os programas e projetos no que dizer respeito ao atendimento de pessoas com deficiência na rede de ensino municipal.

O município de Florianópolis aderiu ao Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, implantado pelo MEC assumindo o compromisso político com o desenvolvimento de ações para transformar o sistema educacional em sistema educacional inclusivo. Neste sentido a administração municipal passa a atuar como multiplicador da formação de gestores e educadores para a transformação do sistema educacional em sistema educacional inclusivo118.

Machado (2007) observa que para seguir as orientações do Ministério da Educação - quanto a implementar um sistema educacional inclusivo aos serviços de educação especial da rede municipal de ensino de Florianópolis - foi necessário primeiro entender o caráter complementar da educação especial em relação à educação escolar.

[...] tivemos que definir quais serviços seriam necessariamente diferentes da educação escolar para melhor atender as necessidades dos alunos com deficiências, provendo-os, principalmente, de apoio, de instrumentos de acessibilidade que eliminassem as barreiras de comunicação, de informação, de locomoção, entre outros que

impedem o acesso ao conhecimento

(MACHADO, 2007, p.53).

116 http://www.leismunicipais.com.br/cgi- local/forpgs/orglaw.pl?city=Florianópolis&state=SC&camara=1 acessado em 24/02/2009. 117 http://www.cmf.sc.gov.br/ acesso em 19/08/09 118 http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao3.pdf acesso em 24/11/2007

A autora ressalta que todo o itinerário de construção da nova educação especial teve por sustentação a perspectiva inclusiva e o aparato dos instrumentos legislativos nacionais e internacionais (MACHADO, 2007).

A organização da oferta do atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar ao ensino regular, é indispensável para que os alunos com deficiência e/ou com altas habilidades/superdotação tenham igualdade de oportunidades por meio do acesso ao currículo e do reconhecimento das diferenças no processo educacional. O atendimento educacional especializado não é oferecido somente na rede regular de ensino do município, mas também pelas instituições especializadas e pelas escolas especiais com as quais a secretaria de educação mantém convênios (MACHADO, 2007) como, por exemplo: Instituto da Audição, Terapia e Linguagem, Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC); Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Escola Vida e Movimento (escola especial) e Hospital Universitário Núcleo Desenvolver (ligado a UFSC), nos Centros de Apoio Pedagógico de Atendimento à Deficiência Visual (CAP).

Na rede municipal de ensino a educação especial passou a ser ministrada, nas escolas denominadas pela secretaria de educação como escolas pólos onde há a implantação da sala de recursos multifuncional ou também denominada sala multimeios (MACHADO, 2007).

A sala multimeios são espaços organizados em escolas-pólo da rede municipal de ensino da cidade de Florianópolis com o objetivo de promover apoio, instrumentos e complementos aos alunos com deficiência119. Atualmente existem 15 salas multimeios no município e a previsão de implantação de mais 4 salas multimeios para o ano de 2009. Em cada uma das salas multimeios há dois professores especializados com formação em educação especial. Segundo informações coletadas na Coordenadoria da Educação Especial (CEE) da secretaria municipal de educação os auxiliares de ensino acompanham crianças com deficiência física grave que têm dificuldades na alimentação, na higiene e na locomoção nas classes comuns do ensino regular. O atendimento educacional especializado é ofertado no

119http://www.pmf.sc.gov.br/ebmcarvalhal/multimeios/salamultimeios.pps#258,3,SALA

contra turno das aulas e não substitui o ensino regular, é complementar na formação integral dos alunos120.

Segundo dados da secretaria da educação municipal, atualmente o serviço de atendimento educacional especializado garante a 360 alunos o acesso ao ensino regular, sendo beneficiados desde crianças em creches e núcleos de educação infantil além dos matriculados no Ensino Fundamental e nos Núcleos de Educação de Jovens e Adultos - EJA121.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis conta com um uma rede de ensino que compreende 232 estabelecimentos distribuídos nos três (3) níveis de ensino (educação infantil, educação fundamental e educação de jovens e adultos). Destes estabelecimentos tem-se 219 na área urbana do município e 13 na área rural. Na área urbana do município o ensino fundamental conta com 44 unidades escolares, sendo que 15 destas são escolas-pólo122.

Cabe destacar que a criação e elaboração de projetos, manutenção sistemática e preventiva das unidades escolares do ensino do município são desenvolvidas e gerenciadas através do Departamento de Infra- Estrutura (DEINFRA)123.

A figura 27 mostra a localização das escolas pólo, locais estes onde ocorre o atendimento educacional especializado complementar ao ensino regular para os alunos com deficiência e para os alunos com altas habilidades.

120 Estas informações foram fornecidas pela Sra. Geisa Beck que era a coordenadora em

exercício no ano de 2009.

121 http://www.pmf.sc.gov.br/educa/noticia/13mai2009.htm acessado em 13 de maio de 2009. 122 http://portal.mec.gov.br/ide/2008/gerarTabela.php acesso em 12/03/2009

Figura 27: Localização das unidades escolares da rede municipal de ensino Fonte: Produção da autora a partir dos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação

do Município de Florianópolis, 2009

Os professores com formação em educação especial dão atendimento aos alunos nas salas multimeios e têm as atribuições de estimular atividades da vida diária dos alunos sob sua orientação. Dentre outras responsabilidades se pode destacar o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem com as seguintes atribuições: interpretação de libras; sistema Braille; comunicação alternativa; tecnologias assistivas; educação física adaptada; adequação dos materiais didático- pedagógicos; solicitação de adequação do mobiliário ou de recursos de auxílio à mobilidade junto à secretaria de educação especial124.

O atendimento ao aluno com deficiência nas salas multimeios é realizado de forma individual ou em grupos e de acordo com o agendamento e disponibilidade entre professor, aluno e pais125.

124 Estas informações foram fornecidas pela Sra. Geisa Beck que era a coordenadora em

exercício no ano de 2009.

125 Estas informações foram fornecidas pela Sra. Geisa Beck que era a coordenadora em

A partir de informações coletadas na secretaria municipal a respeito dos alunos com atendimento educacional especializado e oferecido nas salas multimeios da rede municipal de ensino no ano de 2008 foi elaborado o quadro 08. Cabe ressaltar que o número total de alunos com deficiência ou altas habilidades não corresponde necessariamente ao número de atendimentos educacionais especializados realizados nas salas multimeios. Isso porque o atendimento educacional especializado pode ocorrer em outros locais disponibilizados pela prefeitura municipal de Florianópolis através de convênios.

Quadro 08: Deficiências dos alunos nas escolas do município de Florianópolis Fonte: Produção da autora a partir dos dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação

do Município de Florianópolis, 2009