• Nenhum resultado encontrado

Buda mostrando as mil mãos (Fozhan Qianshou Fa)

No documento FALUN GONG 法輪功 LI HONGZHI 李洪志 (páginas 79-89)

Princípio: “Buda mostrando as mil mãos” tem por objetivo alongar e

iniciantes podem adquirir energia em curto espaço de tempo; permite que os praticantes diligentes elevem rapidamente seus níveis. Como este exercício requer que todos os canais de energia se abram desde o início, o praticante começa a praticar de um nível bastante elevado. Os movimentos deste exercício são bastante simples; um grande caminho geralmente é bem simples e fácil de aprender. Apesar de os movimentos serem simples, todas as coisas desenvolvidas pela prática são controladas no microcosmo. Ao fazer o exercício, o praticante sente seu corpo quente e nota a presença de um forte campo de energia. Isso resulta do alongamento e abertura de todos os canais de energia do corpo. O objetivo é abrir todas as regiões onde a energia está bloqueada, permitir que a energia circule livre e facilmente, mobilizar a energia dentro do corpo e debaixo da pele, para que circule vigorosamente, absorvendo assim uma grande quantidade de energia do universo. Ao mesmo tempo, capacita o praticante a entrar rapidamente no estado “campo de energia qigong”. Este exercício é praticado como um exercício básico do Falun Gong e é geralmente praticado primeiro. Ele é um dos métodos para fortalecer o cultivo.

Verso 55:

Shenshen Heyi 56

Dongjing Suiji 57

Dingtian Duzun 58

Qianshou Foli 59

Preparação: Relaxe o corpo inteiro, mas não muito solto. Mantenha os

pés separados na mesma largura que a dos ombros, fique de pé naturalmente. Dobre ligeiramente as pernas; mantenha joelhos e quadris relaxados. Traga o queixo um pouco para dentro. Encoste a ponta da língua levemente no céu da boca. Deixe uma pequena abertura entre os dentes. Feche lábios e olhos suavemente. Mantenha uma expressão

55 N.T.: Kou Jue - Cada exercício tem seu próprio verso específico que é recitado em voz alta ou

simplesmente escutado na música destinada aos exercícios. A pronúncia em chinês dos versos, e os vídeos dos movimentos, podem ser obtidos gratuitamente na internet: www.falundafa.org

56 N.T.: (“xânxân râí”) Unir corpo e mente.

57 N.T.: (“dondjing sueidjí”) Mover-se calmamente seguindo os mecanismos de energia. 58 N.T.: (“dingtien dudzun”) Tão elevado como o céu e incomparavelmente nobre. 59 N.T.: (“tchienchau fuolí”) O Buda de pé e com mil mãos.

serena no rosto. Durante a prática você terá a sensação de ser grande e alto.

Junte as mãos (Liang Shou Jieyin)

Posicione ambas as mãos com as palmas viradas para cima. As pontas dos polegares se tocam levemente; os quatro dedos de uma mão, unidos, se sobrepõem aos da outra mão. Os homens colocam a mão esquerda sobre a direita; as mulheres a mão direita sobre a esquerda. As mãos na região do baixo ventre tomam a forma ovalada. Segure ambos os braços ligeiramente para frente com os cotovelos em suspensão, para que as axilas estejam abertas. (figura 1-1)

Maitreya alonga as costas (Mile Shen Yao)

Os gestos começam por jieyin, erga as duas mãos mantendo jieyin, as duas pernas se esticam ao mesmo tempo em que se levantam as mãos, quando as mãos chegam à frente da cabeça, o jieyin se desfaz e as palmas viram pouco a pouco em direção ao céu. Quando as mãos chegam acima da cabeça, as palmas se viram em direção ao céu, os dedos apontam uns para os outros, as pontas dos dedos estão distantes de 20 a 25 centímetros (figura 1-2). E ao mesmo tempo, tenda a cabeça para cima, pressione o chão com os dois pés, endireite-se e levante as duas mãos vigorosamente a partir dos punhos das palmas, estique pouco a pouco o corpo, mantenha essa posição esticando quase dois a três segundos, relaxe imediatamente o corpo inteiro. Retorne a uma posição de relaxamento sobretudo para os joelhos e os quadris.

Tatagata enchendo o topo da cabeça com energia (Rulai Guanding)

Em continuidade ao movimento anterior, gire ambas as mãos simultaneamente para fora a um ângulo de 140 graus, fazendo a forma de um funil. Endireitar os punhos e baixar as palmas (figura 1-3). Baixar as palmas voltadas para o peito a uma distância de cerca de dez centímetros entre as palmas e o peito (figura 1-4). Continuar movendo- as até o abdômen inferior.

图 1-1 图 1-2

Pressionando as mãos unidas em frente ao peito (Shuang Shou He Shi)

Após as mãos chegarem à região do baixo ventre, erga imediatamente as mãos até a altura do peito e faça o heshi (figura 1-5). Ao fazer o heshi, os dedos e a base das palmas das mãos devem estar pressionados uns contra os outros, porém, com um espaço vazio entre as palmas. Mantenha os cotovelos erguidos; os antebraços formam uma linha reta. (Mantenha as mãos na posição de palma de lótus60, exceto ao fazer o heshi e jieyin. O mesmo vale para os demais exercícios).

60 N.T.: Palma de Lótus - uma postura de mão na qual o dedo médio (do meio) inclina-se

ligeiramente para dentro (em direção à palma da mão) em relação aos demais dedos.

图 1-3 图 1-4 图 1-5

Mãos apontando para o Céu e a Terra (Zhang Zhi Qian Kun)

Continuando a partir da postura de heshi (figura 1-5), separar as palmas das mãos a uma distância de dois a três centímetros. Virá-las simultaneamente com a mão esquerda para os homens em direção ao peito (a mão direita para as mulheres) e a mão direita para fora (esquerda para as mulheres), formando com a mão esquerda sobre a direita, uma linha horizontal com os antebraços (figura 1-6). Em seguida, esticar o antebraço esquerdo para a esquerda diagonalmente para cima com a palma da mão para baixo. A altura da mão está na altura da cabeça. Manter a mão direita frente ao peito com a palma voltada para cima. Quando a mão esquerda chega na posição, alongar gradualmente todo o corpo, empurrar a cabeça para cima e pressione os pés para baixo. Alongar a mão esquerda diagonalmente para o canto esquerdo-superior. Alongar a mão direita que está em frente ao peito para fora simultaneamente com o braço superior (figura 1-7). Alongar todo o corpo por cerca de dois a três segundos e relaxá-lo imediatamente. Traga as mãos de volta para frente do peito e heshi

(figura 1-5). Em seguida, girar as palmas das mãos, com a mão direita (esquerda para as mulheres) por cima, e a mão esquerda (direita para mulheres) para baixo (figura 1-8). A mão direita repete os movimentos da mão esquerda, ou seja, estique o antebraço direito diagonalmente para o canto direito-superior com a palma voltada para baixo, a altura da mão ao nível da cabeça; a mão esquerda continua em frente ao peito com a palma para cima. Depois do alongamento (figura 1-9), relaxar imediatamente todo o corpo. Voltar a colocar as mãos frente ao peito e fazer heshi (figura 1-5).

图 1-6 图 1-7

Macaco dourado dividindo o corpo (Jin Hou Fen Shen)

Continuando o movimento a partir da postura heshi (figura 1-5), separe as mãos em frente ao peito e estenda-as horizontalmente para os respectivos lados do corpo, alinhando as mãos com os ombros. Progressivamente estique o corpo inteiro. Estique a cabeça para cima, pressione os pés para baixo, estique as mãos vigorosamente para os lados, alongue nos quatro sentidos (figura 1-10), de dois a três segundos. De uma só vez, relaxe o corpo inteiro e heshi (figura 1-5).

图 1-8 图 1-9

Dois dragões mergulhando no mar (Shuang Long Xia Hai)

Continuando o movimento a partir da postura heshi (figura 1-5), separe e estenda diagonalmente as mãos para baixo, em frente ao corpo. Ambos os braços, paralelos e totalmente estendidos, devem formar um ângulo de cerca de 30 graus em relação às pernas (figura 1-11). Alongue o corpo inteiro. Estique a cabeça para cima e pressione os pés para baixo. Alongue de dois a três segundos. De uma só vez, relaxe o corpo inteiro. Traga as mãos de volta para frente do peito e heshi (figura 1-5).

Bodisatva colocando as mãos sobre a flor de lótus (Pusa Fu Lian)

Continuando o movimento a partir da postura heshi (figura 1-5), separe ambas as mãos e as posicione lateralmente de modo a formar uma diagonal com os lados do corpo num ângulo de cerca de 30 graus com relação às pernas (figura 1-12). Alongue progressivamente o corpo inteiro, esticando a cabeça para cima e pressionando os pés para baixo. As pontas dos dedos são esticadas, alongando diagonalmente os braços

para baixo. De uma só vez, relaxe o corpo inteiro. Traga as mãos de volta para frente do peito e heshi (figura 1-5).

图 1-10 图 1-11

图 1-12

Continuando o movimento a partir da postura heshi (figura 1-5), separe as mãos e estenda-as para trás do seu corpo; ambas as palmas para trás. Quando as mãos estiverem passando ao lado do corpo, flexione os punhos lentamente. Quando as mãos chegarem atrás do corpo, dobre os punhos para cima. O ângulo entre os braços e o corpo deve ser de cerca de 45 graus (figura 1-13). Depois que ambas as mãos estiverem na posição correta, alongue progressivamente o corpo inteiro, esticando a cabeça para cima e pressionando os pés para baixo. Mantenha o corpo ereto; alongue de dois a três segundos. De uma só vez, relaxe o corpo inteiro. Traga as mãos de volta para frente do peito e heshi (figura 1-5).

Vajra empurrando a montanha (Jin Gang Pai Shan)

Continuando o movimento a partir da postura heshi (figura 1-5), separe ambas as mãos e empurre-as horizontalmente para frente, com os dedos voltados para cima, com os braços na altura dos ombros. Depois de alongar os braços, estique-os fortemente. Estique a cabeça para cima e pressione os pés para baixo, mantenha o corpo ereto (figura 1-14). Alongue de dois a três segundos. De uma só vez, relaxe o corpo inteiro. Traga as mãos novamente de volta para frente do peito e heshi (figura 1-5).

Sobreponha as mãos em frente à região do baixo ventre (Die Kou Xiao Fu)

Continuando o movimento a partir da postura heshi (figura 1-5), mova as mãos, com as palmas se voltando para o corpo (figura 1-15). Quando as mãos chegarem à região do baixo ventre, sobreponha as mãos. Para homens, a mão esquerda fica por dentro; para as mulheres a mão direita fica por dentro. A palma da mão de fora fica virada para o dorso da outra mão [a de dentro], mantendo uma distância de cerca de três centímetros entre as mãos e entre a mão de dentro e o ventre. Geralmente, se mantém esta posição de quarenta a cem segundos. Termine esta série de exercícios com a posição jieyin (figura 1-16).

图 1-13 图 1-14

No documento FALUN GONG 法輪功 LI HONGZHI 李洪志 (páginas 79-89)