• Nenhum resultado encontrado

C ARACTERÍSTICAS FÍSICAS

No documento O jardim sensorial (páginas 66-68)

3.2 S ÍNTESE DOS RESULTADOS OBTIDOS NOS QUESTIONÁRIOS À EQUIPA EDUCATIVA DO

2. C ARACTERIZAÇÃO DA I NSTITUIÇÃO

2.1 C ARACTERÍSTICAS FÍSICAS

O CEDAACF foi construído tendo em conta as características e as necessidades da população que atende (surdocegueira). Salientamos o facto da organização dos diversos espaços da Instituição dispor de cores garridas e texturas contrastantes, as quais facilitam a identificação desses espaços por parte dos utentes. Os corrimões são metálicos e de cores diferentes, existem pontos de luz nas escadas, bem como tapetes antiderrapantes. Os caminhos estão assinalados pela textura e cor dos materiais, fornecendo aos utentes informações sensoriais úteis para uma orientação e deslocação em segurança.

Junto à entrada principal do CED e no rés-do-chão, existe ainda uma planta da Instituição escrita em Braille. Junto às portas de acesso aos diferentes espaços, existem placas com a identificação do espaço, recorrendo para tal a símbolos em relevo e ao Braille.

A nível arquitectónico o edifício está dividido em três blocos, tendo sido construído recentemente um pavilhão anexo à construção inicial. À medida que vamos entrando na Instituição, o número de pisos por bloco, aumenta gradualmente. O 1º Bloco está implantado ao nível do rés-do-chão, o 2º bloco possui rés-do-chão e 1º andar e o 3º Bloco possui cave, rés-do-chão e 1º andar. À excepção do 1º Bloco, o 2º e 3º Bloco possuem características semelhantes ao nível do rés-do-chão e 1º andar.

No 1º Bloco encontramos a Biblioteca, o Gabinete Psicossocial, a Sala de

Formação de Língua Gestual Portuguesa (LGP), a Secretaria, o Gabinete da Direcção, o Gabinete da Assessoria e a Sala de Reuniões.

No 2º Bloco, ao nível do rés-do-chão, encontramos duas salas onde funcionam os

seguintes ateliers: Culinária, Têxteis e Expressões. Cada uma destas salas tem casa de banho (W.C.), dispensa e Kitchnet incorporada. Ao nível do 1º Andar (Piso residencial), encontramos duas residências, cada uma delas com três quartos (com capacidade para dois a três utentes) e com duas casas de banho. As residências estão unidas por um corredor onde se encontra o quarto do educador que zela pela segurança e bem-estar dos utentes durante a noite, com casa de banho privada.

No 3º Bloco, ao nível da Cave, encontramos um Gabinete de Apoio Especializado,

um ginásio, uma cozinha, um bar, um refeitório, uma zona reservada ao convívio, uma despensa, um armazém, uma lavandaria e três casas de banho. Ao nível do rés-do-chão, encontramos duas salas de actividades: uma destina-se a utentes com idade até aos 14

67

anos, com W.C. adaptado para pessoas com limitações motoras, dispensa e Kitchnet incorporada e uma outra destinada a utentes com idade entre os 15 e os 21 anos, também com W.C., dispensa e Kitchnet incorporada. Ao nível do 1º Andar (piso residencial) encontramos duas residências: uma delas tem dois quartos (com capacidade para dois a três utentes) e duas casas de banho (uma delas tem uma banheira de hidromassagem). A outra residência tem também dois quartos e duas casas de banho adaptadas para pessoas com limitações motoras. Tal como no 2º Bloco, as residências estão unidas por um corredor onde se encontra o quarto do educador que zela pela segurança e bem-estar dos utentes durante a noite, com casa de banho incorporada. Neste piso, encontramos ainda um Gabinete Médico adaptado para funcionar como “Quarto de Isolamento”.

Este bloco possui elevador entre a cave e o 1º andar, bem como uma calha de deslocação no piso residencial entre um dos quartos e uma das casas de banho adaptadas e uma calha de deslocação na sala de actividades destinada aos utentes com idade até aos 21 anos.

No Pavilhão Anexo, funcionam três serviços:

• O Centro de Recursos – Espaço onde são disponibilizados produtos de apoio para pessoas portadoras de surdocegueira;

• O Serviço de Atendimento, Avaliação e Encaminhamento (SAAE) – Espaço onde é disponibilizado apoio, na área da surdocegueira, a pessoas ou entidades;

• A Sala de Snoezelen – Sala multi-sensorial que tem como objectivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão, proporcionando conforto (através do uso de estímulos controlados) e oferecendo uma grande quantidade de estímulos sensoriais, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da musica, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas.

Todos os Blocos possuem extensão telefónica e computador com ligação à Internet. No espaço exterior podemos encontrar um local de estacionamento para funcionários e utentes da Instituição, um parque infantil com piso sintético, equipado com baloiços, uma estrutura com escorrega, parede de escalada, escada de corda e de madeira e bancos; um campo de jogos com piso sintético, para a prática de actividades desportivas; um pátio exterior relvado, onde no Verão é montada uma piscina para os utentes.

Constatamos ainda a existência de espaços ajardinados, um espaço designado de horta pedagógica (ex-espaço dos utentes da sala amarela), onde alguns dos utentes têm a oportunidade de vivenciar o ciclo de vida das plantas, participando em todas as etapas, desde a preparação da terra, até à colheita dos legumes.

Existe ainda um espaço térreo com aproximadamente 21m² (ver o anexo B), o qual até ao ano lectivo passado foi também utilizado como espaço de horta pedagógica (pelos

68

utentes da ex-sala vermelha), estando actualmente sem ser rentabilizado. Este espaço, enquanto horta pedagógica foi desactivado por duas razões: primeira a existência de uma outra horta pedagógica no CED (acima referida como espaço dos utentes da sala amarela) e segunda o grupo de utentes que participava na dinamização deste espaço demonstrava grandes dificuldades durante as etapas de preparação e manutenção da horta. Muitos desses utentes tinham grandes limitações em se agachar para se colocarem ao nível do solo, onde eram realizadas todas as tarefas inerentes ao cuidar deste espaço (preparar a terra, plantar, cuidar, colher, etc.). Neste espaço existe um ponto de água, estando também equipado com um sistema de rega, pelo que nos parece ser importante (útil e vantajoso) para os utentes desta instituição rentabilizá-lo para outras actividades, como seja a implementação de um Jardim Sensorial.

No documento O jardim sensorial (páginas 66-68)