• Nenhum resultado encontrado

No caminho para construir a análise dos dados, os passos foram feitos apoiados em pesquisadores que se inspiraram na Fenomenologia como: Silva (1987), Bernardes (1989), Cota (1997), entre outros. Com referência as indicações de Silva (1987) citando Giorgi, analisei os dados com:

[...] leitura da transcrição das conversas, das falas, tal como ocorreram, a fim de captar o seu sentido total; releitura, com a finalidade de identificar unidades de significado; retomada das unidades de significado, para situar as que mais intensamente revelam o fenômeno considerado; finalmente organização das unidades de significado numa síntese que expressa a estrutura da experiência vivida (SILVA, 1987, p.129).

Para analisar os dados foi necessário organizá-los por unidades de significados, para tanto os textos transcritos foram lidos inúmeras vezes. Ao identificar as unidades de significados o discurso das transcrições que estavam em primeira pessoa foi modificado para a terceira pessoa, e essa alteração possibilitou maior clareza na organização dos dados.

Para facilitar a análise dos dados, foi elaborado um quadro24 que incluía os seguintes campos:

UNIDADE DE SIGNIFICADO

TEMA DIMENSÃO OBSERVAÇÃO

As unidades de significados são pequenos trechos da transcrição das falas, que por si só portam um conteúdo com um significado. Assim, as unidades de significado servem para ordenar de forma a facilitar a identificação dos temas, que por sua vez, tratam as dimensões em que se desenvolve o processo observado, que presente caso trata-se da formação da percepção de infância de crianças negras.

O tema indica o assunto tratado pela pessoa em cada unidade de significado expressa, são os temas que revelam os significados das dimensões. As dimensões são

desveladas a partir dos temas tratados nas unidades de significados, e elas indicam patamares e circunstâncias em que os processos observados se desdobram. Assim, cada dimensão inclui diferentes temas trazidos por cada unidade de significado, durante o processo que se realiza em três momentos de identificações: de unidades de significados, temas e dimensões. Cabe relembrar que na presente pesquisa buscam-se significados de infância negra.

Voltando ao quadro exposto anteriormente na coluna observações são anotadas impressões, julgamentos e relações com a bibliografia estudada. Essa coluna é muito importante, pois auxiliou a pesquisadora a suspender conhecimentos prévios, os julgamentos, conforme anteriormente exposto.

A pesquisadora então formula, de posse dos dados discriminados, a análise dos dados para o relatório de pesquisa, assim a análise é feita sobre a forma de descrição, que de acordo com a orientação da Fenomenologia é um texto em que se desencadeiam a partir de cada dimensão os significados expressos na fala das professoras.

A seguir é feita a descrição do processo de construção de percepções sobre a infância de crianças negras por professoras de Educação Infantil.

CAPÍTULO 3: Percepções sobre a infância de crianças negras

em construções e reconstruções do tornar-se professora de Educação

Infantil.

Para compreender as percepções de infância de crianças negras que as professoras de Educação Infantil, participantes desta pesquisa, foram acolhendo ao longo da sua formação como professoras, fez-se necessário que relembrassem e assim reconstruíssem os processos que as levaram a se formar tanto no plano profissional como em outras esferas das vidas. Foram reconstituindo referências forjadas no dia-a- dia de convivência com familiares, colegas, alunos, amigos, também nos estudos, no esforço de buscar as fontes de suas percepções a respeito de crianças, infâncias, pessoas negras e não-negras.

Com a intenção de colaborar com esta pesquisadora, as colaboradoras se esforçaram para responder as perguntas que foram orientando a coleta de dados, quais sejam: “Como você se formou profissional de Educação Infantil?”, Como você foi construindo suas idéias25 sobre a criança negra? e Como você recebe a infância negra na instituição de ensino que atua? A análise dos dados coletados é feita sob a forma de descrição compreensiva das dimensões encontradas, isto é, por meio da apresentação dos desdobramentos de significados atribuídos a cada uma das dimensões em que foram desveladas as percepções de infância de crianças negras, a partir de experiências de formação, do exercício profissional, da vida diária. As referidas dimensões depreendidas de falas das participantes são: o tempo um formador, formando-se na e

para a educação infantil, vivências da própria infância, a infância negra - negação e

25

Idéias foi utilizado para a pergunta entendendo que este termo poderia nos auxiliar a compreender as percepções das colaboradoras da pesquisa.

dúvida, criança negra ausente e criança branca presente, percepções e sentimentos racializados, negros marcos e marcas brancas.

É importante destacar que as dimensões não se configuram como degraus ou patamares, tão pouco, são fracionáveis. As dimensões são complementares umas às outras, por isso em muitos momentos mais de uma dimensão esteve representada em uma única frase formulada pelas colaboradoras da pesquisa. Para melhor compreensão do que estou querendo dizer, façamos uma analogia com as águas de um grande rio, que por sua vez recebe água de outros rios, riachos, cachoeiras, e as águas de diferentes origens e que vão se misturando e formando o todo desse grande rio. Assim, cada água contribui com sua cor, densidade, pureza, impureza e temperatura; no todo do grande rio nunca poderemos separá-las, mas podemos buscar as origens de cada uma das águas que contribuem com este grande rio.

Na análise dos dados da pesquisa, o grande rio seria as fala das colaboradoras da pesquisa que juntas possuem várias dimensões que demonstram como estas professoras ao se formarem construíram suas percepções de infância de crianças negras. As dimensões, por sua vez, são como os afluentes do grande rio em que eu, a pesquisadora, procurei captar como cada um desses afluentes se fazem presentes no grande rio. Para melhor compreensão dos dados apresento as dimensões separadamente, mas lembrando que estas só têm sentido em um todo.