• Nenhum resultado encontrado

Caminhos percorridos na metodologia do estudo

1 CONTEXTUALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO NACIONAL E

2.2 Caminhos percorridos na metodologia do estudo

Para Lakatos e Marconi (1992), a pesquisa científica é classificada, segundo a abordagem do problema, em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. As autoras afirmam ainda:

A pesquisa pode ser considerada um procedimento formal com método e pensamento reflexivo que requer um tratamento científico e se constitui no caminho para se conhecer a realidade ou para descobrir verdades parciais. Significa muito mais do que apenas procurar a verdade: é encontrar respostas para questões propostas, utilizando métodos científicos (LAKATOS e MARCONI, 1992, p. 43).

Tomando como referência a afirmação das autoras supracitadas, entende-se que toda e qualquer pesquisa pressupõe a escolha de uma das alternativas teórico- metodológicas, por exigir um rigor científico. No entanto, para o desenvolvimento desta pesquisa optou-se por uma pesquisa de campo com abordagem de cunho

78

quanti- qualitativa, uma vez que, as duas podem contribuir para o uso dos dados coletados de forma mais integral, e que a qualitativa fornece uma análise mais holística, enquanto a quantitativa possibilita medições numéricas e a partir disso, análises estatísticas. Dessa forma, elas complementam-se e permitem refletir sobre diversas óticas em uma pesquisa. Corroborando com esta escolha, W. Goode e P. K. Hatt (1973 apud RICHARDSON, 2009, p. 79) afirmam que:

[...] a pesquisa moderna deve rejeitar como uma falsa dicotomia a separação entre estudos „qualitativos‟ e „ quantitativos‟, ou entre ponto de vista „estatístico‟ e „não estatístico‟. Além disso, não importa quão precisas sejam as medidas, o que é medido continua a ser uma qualidade.

Nessa perspectiva, foi utilizada a metodologia de estudo de caso por compreender que esta:

Constitui-se, pois, em uma busca intensiva de dados de uma situação particular, de um evento específico ou de processos contemporâneos, tomados como “caso”, compreendê-lo o mais amplamente possível, descrevê-lo pormenorizadamente, avaliar resultados de ações, transmitir essa compreensão a outros e instruir decisões (CHIZZOTTI, 2010, p.136).

Convém ressaltar que o estudo de caso permite fazer a análise da gestão de um município, especificamente, nesta pesquisa, a Rede Municipal de Teresina.

Diante disso, é possível reunir dados relevantes sobre o objeto estudado como forma de compreender o seu contexto e assim propor ações que contribuam de maneira mais significativa para os atores envolvidos e seus resultados.

Nesse sentido, o caso de gestão aqui analisado exige uma coleta de dados sistemática e para isso, as técnicas de produção de dados se darão pela aplicação de questionários, entrevista e análise documental.

Para delimitação da amostra que será pesquisada, foi feita a opção pela Rede Municipal de Ensino de Teresina tendo como interlocutores os professores, diretores e coordenadores das escolas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, uma vez que, são eles os atores que vivenciam a Prova Padronizada nas escolas municipais.

Assim, para compreendermos como se dá a apropriação dos resultados da Prova Padronizada como ferramenta pedagógica nas escolas municipais de Teresina, a pesquisa foi realizada com 51% dos professores de Língua Portuguesa que corresponde a 90 sujeitos e 57% de Matemática, o equivalente a 110

79

pesquisados que atuam nas turmas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental.

No que se refere aos coordenadores, também foram ouvidos 61% dos profissionais que atuam nestas funções como forma de buscar o maior número de respondentes de cada segmento envolvido na PP, totalizando 57 profissionais.

No questionário dos diretores foi necessário inserir um item em que eles declarassem se atuaram como diretores desde 2015, pelo menos. A razão deste recorte respaldava-se no fato de as eleições para diretores terem acontecido no fim do ano de 2015 e por isso muitos diretores eram novos na função, o que os impediria de responder os questionários em razão deles não terem vivenciado a Prova Padronizada como gestores. Dessa forma, foram reempossados 54 diretores das 61 escolas de 6º ao 9º anos, sendo distribuídos questionários para todos. Destes, 45 devolveram o instrumento respondido.

Os dados referentes ao total de professores, diretores e coordenadores cadastrados foram levantados do Sistema de Gestão Educacional (GED), que possui informações de todo o pessoal da Rede Municipal de Teresina.

Devido à diversidade de atores pesquisados, no que se refere às suas atribuições, a análise será realizada com o objetivo de perceber quais as percepções de cada grupo de sujeitos e se há diferenças significativas, conforme seja a condição e o papel de cada um dos interlocutores.

O questionário estruturado, contendo questões fechadas, foi disponibilizado para 100% dos professores durante os encontros de formação conduzidos pela SEMEC que acontecem no Centro de Formação Odilon Nunes.

Para aplicar os questionários com os coordenadores e diretores, a equipe que faz a supervisão das escolas foi a portadora dos instrumentos da pesquisa. Além disso, foi usado o recurso de envio por email para agilizar o processo de coleta.

Tais questionários foram elaborados com assertivas distribuídas em 4 dimensões que foram definidas com base nos objetivos da pesquisa, com o intuito de coletar as informações para checar as hipóteses levantadas anteriormente, distribuídos conforme o Quadro 3, a seguir.

80

Quadro 3 - Dimensões e objetivos de análise dos questionários

Dimensões Objetivos

Formação dos sujeitos Conhecer o nível de formação acadêmica dos profissionais pesquisados Relevância da Prova Padronizada para os

professores, diretores e coordenadores pedagógicos

Perceber qual o grau de importância da PP para os professores, diretores e coordenadores.

Apropriação e uso dos resultados da Prova Padronizada

Associar a relevância desta avaliação com o uso de seus resultados na práxis de cada um dos grupos investigados

Divulgação dos resultados

Apontar as dificuldades dos sujeitos em relação à divulgação dos resultados realizada pela escola e pela SEMEC

Procedimentos das etapas da Prova

Padronizada. Conhecer as percepções dos sujeitos nas etapas da PP visando ajustá-la de forma a aprimorar seus procedimentos.

Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados da pesquisa.

Os questionários seguiram a escala do tipo Likert. Segundo Aguiar, Correia e Campos (2011), escalas Likert:

São uma das escalas de autorrelato mais difundidas, consistindo em uma série de perguntas formuladas sobre o pesquisado, onde os respondentes escolhem uma dentre várias opções, normalmente cinco, sendo elas nomeadas como: Concordo muito, Concordo, Neutro/indiferente, Discordo e Discordo muito (AGUIAR, CORREIA e CAMPOS, 2011, p. 2).

No caso desta pesquisa, foram definidas quatro opções de concordância com as seguintes variações: discordo, discordo em parte, concordo em parte e concordo. Para Tourangeau e Rasinski (1988 apud DALMORO e VIEIRA, 2013, p.164):

[...] colocam que a resposta de uma escala envolve um processo mental de quatro estágios, nos quais o respondente: (1) interpreta o item, (2) recupera pensamentos e sentimentos relevantes, (3) formula um julgamento baseado nestes pensamentos e sentimentos, e (4) seleciona uma resposta.

Este processo mobiliza os respondentes e propõe uma análise da situação de maneira reflexiva, embora sejam questões fechadas.

Após a coleta dos dados, foi utilizada o Excel, que é um software da Microsoft que usa o sistema operacional Microsoft Windows, composto de planilha eletrônica que possibilita a organização e análise dos dados.

81

Deste modo, foram investigadas as percepções dos atores envolvidos na execução da PP, contemplando os desafios e as dificuldades enfrentadas por eles e permitindo o redirecionamento de ações que contribuam com a condução de um processo mais significativo para todos.

Na próxima seção serão analisados os questionários aplicados aos professores, diretores e coordenadores das 61 escolas para saber se a PP é utilizada por cada um dos atores como um instrumento pedagógico.