• Nenhum resultado encontrado

3 OS RUMOS DA CONVERSA SOBRE A PESQUISA

3.3 O campo específico da pesquisa

Este estudo tem seu campo específico na Escola Núcleo Municipal Izidro Alves de Jesus e suas anexas: a Escola Municipal Florêncio Alves Bispo e a Escola Municipal Santa Isabel. Essas escolas estão localizadas em povoados distintos no Distrito da Matinha, em Feira de Santana.

A Escola Municipal Núcleo Izidro Alves de Jesus foi construída no terreno cedido pelo Sr. Eugênio Berlamino de Cerqueira Campos, antigo morador do povoado. O nome dado à Escola foi em homenagem ao então líder comunitário do povoado que esteve à frente das lutas em prol de uma Unidade de Ensino para o povoado do Alecrim Miúdo. A inauguração da Escola foi realizada no ano de 1975 e em 1997 foi reinaugurada pelo Prefeito José Falcão da Silva.

O prédio disponibiliza 04 salas de aula, 02 banheiros, 01 sala de secretaria, 01 cozinha e uma área externa aberta utilizada no período de recreação dos alunos. Sua estrutura física está bem desgastada pelo tempo de uso e pela ausência de manutenção, pois desde sua reinauguração tem aguardado uma reforma que provavelmente acontecerá nesse ano em curso.

Quanto à Escola Municipal Florêncio Alves Bispo, situada no Povoado de Candeia Grossa, atende à população da classe trabalhadora rural que reside no povoado.

Figura 5 - Escola Municipal Florêncio Alves Bispo – Povoado de Candeia Grossa – registro da pesquisadora

A Escola foi fundada no ano de 1980 e recebeu esse nome em homenagem a um morador do povoado que doou o terreno para construção da escola. O prédio foi reinaugurado em 2011, pelo Sr. Prefeito José Falcão da Silva. Atualmente, a escola encontra-se funcionando temporariamente em uma residência alugada, já que foi necessário desocupar o prédio próprio (conforme figura acima), pois não havia condições de segurança para ser utilizado como espaço de aula.

O prédio próprio possui apenas 02 salas de aula, 02 banheiros, 01 cozinha e uma pequena área externa aberta de chão cimentado, utilizada para a recreação das crianças. Até a presente data continuamos aguardando a reforma que também se encontra pendente no processo licitatório.

Figura 6 - Escola Santa Isabel no Povoado do Jacu – registro da pesquisadora

Já a Escola Municipal Santa Isabel está localizada no Povoado de Jacu. A referida escola foi inaugurada no ano de 1976 pelo Prefeito Colbert Martins da Silva. A escola, em 2019 passou por um processo de reparo mantendo sua estrutura física, formada por: 02 salas de aula, 01 secretaria, 01 cozinha e uma área externa aberta para a recreação das crianças.

Os povoados do Alecrim Miúdo, Jacu e Candeia Grossa apresentam em comum o perfil socioeconômico de seus habitantes. De acordo com o levantamento realizado pela Gestão da Escola Núcleo Municipal Izidro Alves de Jesus, em 2018, para reformulação do seu Plano Político Pedagógico – PPP, sessenta e nove das oitenta e três famílias vinculadas às escolas possuem como renda familiar principal o cultivo da lavoura e complementam sua renda com o Programa de auxílio federal, Bolsa Família.

Esse núcleo, embora composto por três escolas, é de pequeno porte, pois possui matriculados, em média, 250 alunos que se encontram distribuídos nas turmas de Educação Infantil, de Ensino Fundamental I e EJA. Por sua localização, percebo algumas especificidades locais tanto no que se refere aos costumes e culturas locais, quanto à prática de ensino que se desenvolve em turmas regulares e em turmas multisseriadas. Essas últimas são comuns em escolas situadas na zona rural.

Tratar da realidade das escolas rurais é também falar dos muitos desafios enfrentados pela comunidade escolar. A nucleação escolar é um desses enfrentamentos. Pelo baixo número de matrícula de alunos por povoado justifica-se o número de escolas fechadas nas zonas rurais. De acordo com os dados do INEP/MEC (2019) de 2009 até 2018, no Brasil, mais de 4 mil escolas rurais foram fechadas anualmente, transferindo

os estudantes para escolas na zona urbana ou agrupando escolas de povoados próximos em núcleos. A nucleação escolar é caracterizada pela junção de escolas, próximas umas das outras, com poucas matrículas efetivadas, das quais uma é escolhida para abrigar a direção do núcleo e para assegurar a locomoção dos estudantes e dos/das professores(as) de um povoado ao outro disponibiliza-se um transporte escolar.

Cabe aqui ressaltar que para essas escolas a existência de turmas multisseriadas é uma realidade bem comum. Pelo baixo número de matrículas por classes, a estratégia para se manter a permanência das escolas é a de agrupar alunos com diferentes anos, níveis de ensino e de faixa etária em uma mesma sala de aula. Essa também é a realidade das escolas nas quais essa pesquisa se desenvolveu, conforme quadro abaixo:

QUADRO 1 – TURMAS MULTISSERIADAS POR ESCOLAS

Se por um lado nessas turmas multisseriadas existem os enfrentamentos de ausência de políticas públicas e, por conseguinte, poucos recursos e investimentos, bem como precarização do trabalho docente, por outro lado, há de se destacar a dimensão ainda maior presente nessas classes de culturas e de experiências vivenciadas (atrelados às diferentes faixas etárias) vistas não como dificuldades, mas como possibilidade pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem.

Entendo que pensar concepção de currículo é pensar nele como um todo. Por conta disso, as discussões aqui não se detiveram às classes multisseriadas, embora

TURMAS MULTISSERIADAS POR ESCOLA

ESCOLA TURMAS

MULTISSERIADAS POVOADO

Escola Municipal Izidro Alves de Jesus

4°/5°

Alecrim Miúdo EJA (1°/2°/3°)

Escola Municipal Florêncio Alves Bispo

G3/G4 /G5

Candeia Grossa 1° e 2º

3°/ 4°/5°

Escola Municipal Santa Isabel

G3/G4 /G5

Povoado do Jacu 1°/2º/3°/4°/5°

considere que renderia uma rica investigação, mas nesse momento o foco desse trabalho é compreender as concepções de currículo presentes nas narrativas das educadoras, a partir das formações/experiências vivenciadas.