• Nenhum resultado encontrado

A formação do Técnico em Administração deve proporcionar uma visão global da realidade que o cerca, em seus aspectos sociais, políticos e econômicos, aliada a uma clara compreensão das dimensões técnicas e legais envolvidas. No entanto, para que essa formação seja completa, o curso está assentado nos pressupostos éticos e morais que constituem a base do julgamento crítico do Administrador.

1 - HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minhas Gerais foi criado em 2009, e integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Atualmente pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas. Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.

1.1 Campus Santos Dumont

7 Ainda na condição de Campus Avançado, a instituição foi criada em 25 de fevereiro de 2010 pela resolução 002 do Conselho Superior do IF Sudeste MG. Antes da estruturação dos cursos e do início das atividades, houve uma ampla discussão, conduzida a partir de setembro de 2009 por uma comissão da qual fizeram parte: a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Educação, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, o Centro Municipal de Educação Profissional de Santos Dumont (CEMEP), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Departamento Nacional de Estrutura de Transportes (DNIT), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal e o Instituto de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após alguns meses de debate, o grupo de trabalho identificou e formalizou o objetivo do campus. Ele foi criado inicialmente para habilitar a cidade a receber pessoas, empresas e organizações que a consolidem como referência no país, transformando-a em um centro nacional de educação e desenvolvimento de tecnologias para o setor ferroviário.

Um dos pontos importantes para a evolução do Campus é o estabelecimento de parcerias. Desde o início das atividades, a instituição estreitou laços, por exemplo, com o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), a Universidade de Newcastle, no norte da Inglaterra, e a concessionária MRS Logística. Idealizado pelos campi Santos Dumont e Cariacica, o Seminário de Integração do Setor Ferroviário (Sisfer) é realizado desde 2011.

Em 24 de abril de 2013, o IF Sudeste MG oficializou a mudança do status de sua unidade em Santos Dumont. Ela deixava o título de campus avançado para ser, definitivamente, um dos campi do Instituto. A partir de 2015, o Instituto Federal oferta na cidade cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inicialmente com Mecânica e Manutenção de Sistemas Metroferroviários (a partir de 2018, Mecânica e Eletrotécnica).

O campus ocupa uma área onde funcionavam a Escola Profissional Fernando Guimarães e uma oficina da Rede Ferroviária Federal. Anexo ao IF, está ainda o antigo Centro Municipal de Educação Profissional (CEMEP) de Santos Dumont, cuja estrutura foi mantida e associada às novas instalações. A criação do campus consolida a tradição da cidade em educação profissionalizante, iniciada na década de 1940, e insere Santos Dumont na maior rede de ensino técnico do país: os Institutos Federais.

Em 2015, o término da reforma do prédio de aulas ofereceu ao Campus Santos

8 Dumont salas de aula modernas, dois laboratórios de Informática e quatro ambientes com laboratórios – Acionamentos Elétricos, Hidráulica e Pneumática, Automação e Instalações Elétricas – que são utilizados sobretudo pelos cursos técnicos em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Eletrotécnica.

2 - JUSTIFICATIVA DO CURSO

No atual contexto mercadológico do século XXI, tanto no Brasil quanto no exterior, o papel do administrador na gestão de organizações está cada vez mais abrangente.

A demanda por profissionais na área de administração para ocupar cargos de gestão vem aumentando devido à necessidade de melhoria nos processos e geração de resultados para os diversos tipos de organizações.

A formação do técnico em administração deve proporcionar uma visão global da realidade que o cerca, em seus aspectos sociais, políticos e econômicos, aliada a uma clara compreensão das dimensões técnicas e legais envolvidas.

Na região de Santos Dumont, o mercado precisa de profissionais capazes de desenvolver as práticas administrativas para atender as empresas, seja nas indústrias locais, no comércio varejista/atacadista, na prestação de serviços, no agronegócio e, por fim, mas não menos importante, nas organizações públicas. O objetivo é melhorar o nível de serviço tanto no comércio quanto na indústria e setor de serviços.

A região do município de Santos Dumont possui grandes indústrias de transformação como as multinacionais Arcelor Mittal e a Dow Corning e indústriais locais como a Metais Palmira. Além dessas, existe um pátio de operações da Transpetro (empresas pertencente à Petrobrás) Todas estas demandam profissionais de administração.

Empresas comerciais varejistas e atacadistas da cidade também demandam profissionais com conhecimento em administração para atuarem no atendimento ao cliente, na produção de bens e serviços, nas compras organizacionais, entre outras atividades.

Não apenas em Santos Dumont, mas na região da Zona da Mata, as organizações públicas e privadas necessitam de profissionais com conhecimento específico em administração e gestão de empresas para desempenhar atividades nas áreas de

9 finanças, marketing, compras, estoques, recursos humanos, entre outras áreas.

As consultorias renomadas Michael Page (2018), Page Personnel (2018) e Page Executive (2018) realizaram pesquisa sobre as profissões mais demandadas no ano de 2018. Dentre elas estão os profissionais de administração.

As organizações exercem, consciente, ou inconscientemente, ações de caráter administrativo todos os dias. Se forem exercidas tais atividades, o que irá diferenciar uma organização da outra possivelmente é a qualidade dos indivíduos que as compõem.

Além dessas informações, a comissão responsável pela elaboração deste Projeto Pedagógico de Curso, com apoio da direção de ensino, aplicou um questionário para verificar a demanda (público alvo) do curso. Os resultados na integra da pesquisa se encontram em anexo a este documento.

Contudo, dentre os principais resultados dessa pesquisa é importante destacar alguns pontos:

 O questionário foi respondido por 93 pessoas. Metade (51,6%) das respostas corresponde a pessoas com idade entre 19 e 34 anos. Ou seja, mais de 50%

dos respondentes. Outros 20% dos respondentes representam a faixa de idade entre 35-45 anos de idade.

Com base nessas respostas, percebe-se que, provavelmente, o público alvo está no mercado de trabalho e deseja mais capacitação. Também é possível que parte dos respondentes esteja tentando voltar ao mercado de trabalho.

 47% dos respondentes possuem ensino médio completo e 28% possuem curso técnico, indicando que essas pessoas desejam capacitação em administração.

 77% conhecem alguém que já cursou administração.

 91% sabem em quais áreas que o profissional em administração atua. Esses resultados revelam que provavelmente os respondentes já estão no mercado de trabalho, ou estiveram e desejam recolocação.

 63% têm uma imagem positiva com percepção excelente da marca Instituto Federal – Campus Santos Dumont. Esses resultados revelam a importância de se manter uma marca forte com construção de brandy equity, com base na qualidade do ensino.

 92% dos respondentes, que correspondem ao público alvo do curso, são

10 muito favoráveis à criação de um curso Técnico em Administração no Campus Santos Dumont.

 90% gostariam de fazer o curso.

 40% trabalham em empresas na cidade de Santos Dumont.

Além dessa pesquisa, foi realizada uma pequena pesquisa com amostra de empresas varejistas e indústrias. Os resultados detalhados dessa pesquisa se encontram no anexo desse documento. De antemão pode se destacar a necessidade de profissionais com conhecimentos em finanças, marketing e gestão de pessoas. Para as empresas da amostra, também é necessário que o profissional tenha conhecimentos em informática e habilidades gerenciais. É desejável também um comportamento organizacional com habilidades interpessoais, comunicação formal, entre outros.

Desta forma, a proposta do curso Técnico em Administração se justifica por proporcionar aos estudantes maior capacitação para atuar nas empresas, com desenvolvimento de uma visão holística acerca das atividades administrativas e de gestão. Os egressos do curso poderão auxiliar as empresas de Santos Dumont e região nas questões contábeis e financeiras, atendimento ao cliente, vendas, na produção de bens e serviços, na gestão de pessoas, entre outras atividades a fim de proporcionar maior eficiência nas operações e eficácia nos resultados das empresas.

Além do mais, o curso busca desenvolver o senso de organização nos estudantes de administração, assim como o desenvolvimento de relacionamento interpessoal e comportamento organizacional.

3 - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CURSO 3.1. Denominação do curso

Técnico em Administração (de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos-CNCT)

3.2.Habilitação/ Título Acadêmico Conferido Técnico(a) em Administração.

3.3. Área do conhecimento/eixo tecnológico Eixo Tecnológico Gestão e Negócios.

11 3.4. Nível

Técnico

3.5. Forma de Oferta

Concomitante e/ou Subsequente.

3.6.Carga horária total

A carga horária do curso técnico em administração está descrita a seguir:

Quantidade de Semanas nos Semestres 20

Unidade de tempo de aula (minutos) 45 minutos Carga Horária Total de Disciplinas 1005 horas Carga Horária de Prática Profissional 160 horas

Carga Horária Total 1.165 horas

3.7. Tempo de Integralização Mínimo: 1 ano e meio

Máximo: 5 anos (de acordo com o RAT - Regulamento Acadêmico dos Cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (2018).

3.8.Turno

Noturno ou Vespertino, de acordo com as possibilidades do campus.

3.9. Número de Vagas Ofertadas por Turma 35 vagas

3.10. Número de Período 3 períodos

3.11. Periodicidade da Oferta Anual

3.12. Regime de Matrícula Semestral

3.13. Requisitos e Formas de Acesso

Após aprovação em Processo Seletivo, para efetivação da matrícula, o(a)

12 candidato(a) deverá estar cursando, no mínimo o 2º ano do Ensino Médio, no ato da matrícula, sendo necessário, ao final do curso, ter concluído este nível de ensino, para obtenção de diploma como Técnico em Administração.

Em relação à transferência, deverão ser seguidas as normas estabelecidas pelo RAT.

3.14. Modalidade Presencial.

3.15. Local de Funcionamento

Rua Técnico Panamá, 45 - Quarto Depósito - Santos Dumont - Minas Gerais 3.16. Legislação que Regulamenta a Profissão:

O Técnico em Administração terá atuação de acordo com a legislação que regulamenta a profissão, ou seja, Decreto nº 61.934, de 22 de dezembro de 1967, que regulamenta a Lei 4.769, de 09 de setembro de 1965.

4- OBJETIVOS DO CURSO 4.1. Objetivo Geral

O curso Técnico em Administração tem como objetivo geral capacitar e formar profissionais especializados em administração para atuar no mercado de trabalho em organizações, nas diversas áreas das empresas, tais como: marketing, finanças, recursos humanos, produção e gestão de estoques. Além disso, o curso tem o propósito de desenvolver a flexibilidade, o conhecimento e o comportamento organizacional adequado para atuar nas organizações.

4.2. Objetivos específicos

Proporcionar aos estudantes do curso Técnico em Administração uma sólida formação gerencial e comportamental por meio dos processos de ensino, pesquisa e extensão;

Desenvolver uma formação não apenas profissional, mas comportamental por meio do estimulo de valores éticos e morais no desempenho das atividades no mercado de trabalho.

Proporcionar iniciativa, criatividade, determinação, capacidade administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

Formar profissionais com competências e habilidades capazes de reconhecer e solucionar problemas, atuando em diversos tipos de organizações;

Assegurar, na formação do profissional, a capacidade para assessorar o planejamento, a

13 organização, a direção, a coordenação e o controle dos processos técnicos que visem otimizar as áreas de recursos humanos, de finanças, de produção e de mercadologia nas organizações;

Desenvolver a capacidade de comunicação compatível com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.

5 – PERFIL PROFISSIONAL

O curso de Administração procura possibilitar a formação profissional que revele as seguintes competências e habilidades:

 Coordenar, analisar, assessorar e elaborar planos para o desenvolvimento das organizações, levando em conta as influências de fatores econômicos, socioculturais, históricos, ambientais e políticos;

 Realizar atividades de planejamento, organização, direção e controle dos processos que se referem a recursos humanos, produção, marketing e finanças.

 Buscar abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;

 Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;

 Pensar estrategicamente e introduzir modificações no processo produtivo;

 Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento.

O profissional em administração poderá atuar em organizações públicas, privadas e não governamentais nos setores da indústria, serviços e agronegócio. Em organizações atacadistas e varejistas, entre outras organizações.

A formação profissional em administração tem como objetivo abarcar um perfil com conhecimentos específicos em mercadologia, gestão de pessoas, finanças e produção. Para tanto, serão necessários aspectos que compreendam conhecimentos complementares fundamentais em economia, estatística, contabilidade e responsabilidade social de forma a integralizar uma formação mais sólida ao discente.

Além desses conhecimentos específicos, espera-se uma formação profissional que tenha ética no desempenho de atividades em qualquer tipo de organização ou setor. Espera-se também um perfil profissional dotado de comportamento organizacional com boa qualidade de relação interpessoal e comunicação com demais profissionais sempre zelando pela qualidade do clima

14 organizacional.

Esse perfil de formação profissional em administração possibilitará a atuação dentro de organizações, em diversos departamentos/setores, como o departamento financeiro, marketing, produção, recursos humanos, estoques, compras e logístico.

6- ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

A organização curricular das disciplinas, que utilizou uma abordagem moderna da administração, está descrita a seguir.

15 6.1. Estrutura Curricular

QUADRO CURRICULAR - CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

1º PERÍODO 2º PERÍODO

Teóricas Práticas Teóricas Práticas

Teoria das Organizações 3 45 60 Estatística Aplicada 4 60 80

Teóricas Práticas Carga Horária

Total: 1005

16 6.2. Componentes Curriculares

A seguir são apresentados os componentes curriculares do 1º ao 3º período.

Disciplina: Teoria das Organizações Período: 1º

Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Introdução ao estudo da Administração. Abordagem clássica/científica da Administração. Abordagem humanística da Administração. Teoria Neoclássica da Administração. Teoria Burocrática. Teoria Comportamental da Administração.

Teoria Contingencial.

Bibliografia Básica:

1. CHIAVENATO, Idalberto. Introdução a Teoria Geral da Administração: uma visão.

Rio de Janeiro: campus, 2003.

2. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2005.

3.DAFT, Richard. Administração. 6º ed. São Paulo: Cengage Learning, 2005. 581 p.

Bibliografia Complementar:

1. STONER, J. A. F. & FREEMAN, R. E. Administração. 5 ed. Rio de Janeiro:

Prentice-Hall do Brasil, 1995.

2. PARK, K. H.; DE BONIS, Daniel F.; ABUD, M. R. Introdução ao estudo da administração. São Paulo: Pioneira, 1997.

3. SOBRAL, F. ALKETA, P. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson, 2008.

4.CARAVANTES, G. R.; PANNO, C.C.;& KLOECKNER, M. C. Administração: teoria e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 572p.

5.MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administração. São Paulo:

Thomson, 2006.

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Período: 1º

Carga Horária: 30 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Senso comum e pensamento científico. Paradigmas da investigação social. O trinômio verdade-evidência-certeza. A postura científica. Metodologia, método e técnicas

17 de pesquisa. Fornecimento de instrumentos teóricos e práticos para elaboração de pesquisa científica e apresentação técnica de trabalhos científicos ABTN. Métodos de pesquisa social. Processo de pesquisa. Introdução ao Projeto de pesquisa, Relatório de pesquisa e Artigo científico. Linhas de pesquisa.

Bibliografia Básica:

1. CARVALHO, Maria Cecília M. de (Org.). Construindo o Saber: metodologia científica, fundamentos e técnicas. 10. ed. Campinas – SP: Papirus, 2000.

2. CERVO, Amado L. e BERVIAN, Pedro A. Metodologia Científica. São Paulo:

Prentice Hall, 2002.

3. GONÇALVES, Carlos Alberto; MEIRELLES, Anthero de Moraes. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas, 2004.

Bibliografia Complementar:

1. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004.

2. FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Lições de Texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003.

3. FRANÇA, Júnia Lessa. Manual para Normalização de Publicações Técnico- Científicas. 5. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

4. El-Guindy, Moustafa M. Metodologia e ética na pesquisa científica. São Paulo:

Santos, 2004.

5. Gonçalves, Elisa Pereira. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. 4 ed.

Campinas: Alínea, 2007

Disciplina: Comunicação Organizacional Período: 1º

Carga Horária: 60 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Comunicação organizacional. Tipos de Comunicação Organizacional;

Comunicação formal. Comunicação interna (memorandos, ofícios...) e externa (investidores, clientes...). Comunicação informal (rádio peão, gargalos, boatos).

Globalização, identidade cultural e comunicação organizacional. Clima organizacional.

Cultura organizacional. Comportamento organizacional.

Bibliografia Básica:

1. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações, 2º. Ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

2. ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: prentice Hall, 2002.

18 3. VANOYE, Francis. Usos da linguagem: problemas e técnicas na produção oral e

escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Bibliografia Complementar:

1. GARCIA, Othon. Comunicação em prosa moderna. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 1976.

2. NADÓLSKIS, Hêndricas. Comunicação redacional. Ed. Rev. e At. São Paulo:

Saraiva, 2009.

3. MOSCOVICI, F. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 20.

ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2011.

4. CHIAVENATO,I. Recursos Humanos: o capital humano das organizações. 9. ed.

Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

5. MARTINS, Dileta S.; ZILBERKNOP, Lubia S. Português instrumental. 25ª Ed.

São Paulo: Atlas, 2009.

Disciplina: Fundamentos do Pensamento Filosófico e Social Período: 1º

Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Desenvolver a reflexão a respeito de questões filosóficas relativas ao conhecimento em geral e à formação humanística do (a) estudante de Administração. Estatuto próprio das ciências humanas em oposição às ciências da natureza. Pressupostos filosóficos presentes tanto na prática científica quanto nos discursos de legitimação do saber das ciências. Problemas e sistemas de Filosofia. Instituições e Ética. Ética e o pensamento científico. A formação do pensamento social: a relação indivíduo e sociedade e suas implicações atuais. A formação social do Brasil e seus efeitos organizacionais: cultura, totalitarismo, patrimonialismo, democracia e política.

Bibliografia Básica:

1. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2005.

2. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia, Saraiva, 2005.

3. LARA, Tiago Adão. Curso de história da Filosofia: a filosofia nas origens gregas.

Petrópolis: Vozes, 2003.

19 Bibliografia Complementar:

1. GALLO, Sílvio. Ética e cidadania: caminhos da filosofia. Campinas: Papirus, 2000.

2. MARCONI, M. A; PRESOTTO, Z. M. N. Antropologia: uma introdução. São Paulo:

Atlas, 2006.

3. QUINTANEIRO, Tânia, BARBOSA, Maria Lígia de, OLIVEIRA, Márcia Gardênia M. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim, Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

4. VALLS, Álvaro L. O que é ética. São Paulo: Brasiliense, 2005.

5. VAZ, Henrique L. de Lima. Antropologia Filosófica. São Paulo: Loyola, 2004.

Disciplina: Fundamentos de Economia Período: 1º

Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Os principais conceitos econômicos e suas aplicações. O estudo dos problemas econômicos básicos. Análise da demanda, da oferta e o equilíbrio de mercado. Estruturas de Mercado. Noções de macroeconomia (política fiscal, monetária, cambial e de rendas).

Inflação. Setor Externo. Crescimento Econômico. Mercado de Capitais.

Bibliografia Básica:

1. KRUGMAN, P. R. Introdução a economia. Rio de Janeiro: câmpus, 2006, 856p 2. MANKIW, N. G. Introdução a economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, 852p.

3. VASCONCELLOS, M. A. S. de. GARCIA, M. E. Fundamentos de Economia. São Paulo: Saraiva, 2012. 332p.

Bibliografia Complementar:

1.ROSSETTI, J. P. Introdução a economia. São Paulo: Atlas, 2003, 930p.

2.SOUZA, N. J. Curso de economia. São Paulo, Atlas, 2003, 374p.: teoria e processo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 572p.

3.PASSOS, C.R.; NOGAMI, O. Princípios de economia. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005, 658p.

4. VASCONCELLOS, M. A. S. de. Economia micro e macro. São Paulo: Atlas, 2006, 446p.

5. PINHO, D. B.; VASCONCELLOS, M. A. S. (orgs.). Manual de economia. São Paulo: Saraiva, 2006, 416p.

20 Disciplina: Fundamentos de Contabilidade

Período: 1º

Carga Horária: 45 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Conceitos preliminares. Fatos contábeis. Procedimentos e lançamentos contábeis. Principais demonstrações financeiras; Balanço patrimonial, Demonstração do resultado do exercício, Fluxo de caixa, Lucros Retidos. Contabilidade de custos.

Bibliografia Básica:

1. MARION, J.C Contabilidade Básica. São Paulo: Atlas, 2010.

2. IUDÍCIBUS, Sérgio de et al. Contabilidade Introdutória. São Paulo: Atlas, 1998.

3. FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. São Paulo: Atlas, 2009.

Bibliografia Complementar:

1. UDÍCIBUS, Sérgio de; MARION, José Carlos, Curso de contabilidade paranão contadores: para as áreas de administração, economia, direito e engenharia. São Paulo: Atlas, 2000.

2. NEVES, Silvério das, VICECONTI, Paulo Eduardo V. Contabilidade Básica, 14ª Ed. São Paulo, Frase. 2009.

3. RIBEIRO, Osni Moura. Contabilidade Básica Fácil. São Paulo: Saraiva, 2008.

4. MARION, J.C. Contabilidade empresarial. São Paulo: Atlas, 2005.

5. ATHAR, R. A. Introdução à Contabilidade. Prentice Hall 2005 Disciplina: Informática Aplicada

Período: 1º

Carga Horária: 30 horas Natureza: Obrigatória

Ementa: Princípios da Internet e do Comércio Eletrônico. Utilização dos Softwares de

Ementa: Princípios da Internet e do Comércio Eletrônico. Utilização dos Softwares de

Documentos relacionados