• Nenhum resultado encontrado

Situação Procedimento

Quando no mesmo dia da emissão

e antes da impressão da RE

(RELAÇÃO DE ORDENS

BANCÁRIAS EXTERNAS).

Deve ser efetuado através da transação CANOB.

Se a RE tiver sido impressa, deverá ocorrer primeiramente o seu cancelamento através da transação CANREL.

Cancelamento de OB: situações

Professor Giovanni Pacelli

83

Situação Procedimento

Quando após a data de sua emissão.

Será efetuado informando a expressão CANCELADA, em campo específica da RE, que corresponde à OB a ser cancelada. Com isso, o Sistema procederá ao registro de retorno dos recursos para a UG emitente da OB no primeiro dia útil após a entrega da RE ao agente financeiro.

Cancelamento de OB: situações

Situação Procedimento

Quando se tratar de cancelamento de OBK, de OBSTN e de OBP com valor até o limite indicado na transação CONLIMOB, e se no mesmo dia da respectiva emissão,

caso NÃO tenha ocorrido o envio do arquivo automático.

A transação CANOB poderá ser utilizada.

Cancelamento de OB: situações

Professor Giovanni Pacelli

85

Situação Procedimento

Quando se tratar de cancelamento de OBK, de OBSTN e de OBP com valor até o limite indicado na transação CONLIMOB, e se no mesmo dia da respectiva emissão,

caso tenha ocorrido o envio do arquivo automático.

Após o envio automático do arquivo para o Banco do Brasil, deverá ser feito da seguinte maneira:

(i) impressão da OB e entrega de todas as vias à agência de domicílio bancário da UG, com a expressão "CANCELADA" de forma visível em todas as vias, colhendo-se o recibo do agente financeiro na última; ou

(ii)envio de um ofício à agência de domicílio bancário da UG, solicitando o cancelamento da OB.

Questões 12 e 13

12. (Cespe/2012/TCU/TFCE) A GRU é o documento exclusivo para o recolhimento de receita pública à conta única do Tesouro Nacional, sendo proibida a arrecadação em documento distinto.

13. (Cespe/2012/TCU/TFCE) O Banco Central do Brasil é o agente financeiro que centraliza a arrecadação da GRU; o órgão arrecadador é a unidade do governo federal que detém a responsabilidade administrativa sobre os valores arrecadados.

Questão 14

(ESAF/CGU/2006) São consideradas etapas da execução orçamentária e financeira, os ingressos de recursos na conta única do Tesouro e as descentralizações de

créditos e recursos entre as unidades integrantes do SIAFI . No que diz respeito ao assunto, julgue os itens que se seguem e marque, com V para os verdadeiros e F para os falsos, a opção que corresponde à sequência correta.

I. A unidade gestora que recebe créditos orçamentários por descentralização, sob a forma de destaque, receberá os recursos financeiros sob a forma de repasse.

II. A unidade gestora que descentralizou créditos orçamentários por meio de provisão receberá os recursos financeiros sob a forma de sub-repasse.

III. A descentralização de recursos é realizada no SIAFI por meio da Nota de

Programação Financeira, que é o documento utilizado para registrar e contabilizar as etapas da programação financeira.

IV. A Guia de Recolhimento da União - GRU é documento utilizado para efetuar todo e qualquer depósito na conta única do Tesouro, excetuadas as receitas recolhidas mediante a Guia de Previdência Social - GPS e por meio do Documento de

Arrecadação de Receitas Federais - DARF.

V. A Secretaria do Tesouro Nacional permite que autarquias, fundos e fundações públicas que contarem com autorização legislativa específica efetuem aplicações financeiras diárias na conta única.

Professor Giovanni Pacelli

Questão 14

a) F,V,F,F,V b) V,V,V,V,V c) F,F,F,F,F d) V,V,V,V,F e) V,F,V,V,V

Questão 15

(Cespe/TJ-2014/TJ-CE/Analista) A conta única do tesouro nacional é controlada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), vinculada ao Ministério da Fazenda. No que se refere a esse assunto, aos restos a pagar e às despesas de exercícios anteriores, assinale a opção correta.

a) Os valores de despesas inscritas em restos a pagar em 2013 podem ser

cancelados no exercício de 2014, momento em que se inicia a contagem do período de prescrição.

b) Após o cancelamento de restos a pagar, se vigente o direito do credor, a despesa poderá ser reinscrita no exercício seguinte.

c) A ordem bancária (OB) é utilizada para pagamento de despesas pelos órgãos públicos, enquanto que as entradas de recursos na conta única são realizadas apenas por Guia de Recolhimento da União (GRU) e OB.

d) A conta única do Tesouro Nacional deve colher todos os recursos arrecadados pelos órgãos e entidades federais, incluindo-se os recursos destinados a atividades específicas de fundações e autarquias federais.

e) Os recursos oriundos de multas pagas pelo atraso na entrega de livros na

biblioteca da Universidade Federal X, fundação pública, podem ser depositadas em conta bancária da própria universidade X ou na conta única do Tesouro Nacional.

Professor Giovanni Pacelli

89

Questão 16

(ESAF/ANA/2009) Assinale a opção falsa a respeito do Sistema de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI, levando em conta seus objetivos, principais documentos, estrutura e funcionamento.

a) As Ordens Bancárias emitidas pelo sistema não podem ser canceladas após serem enviadas ao banco.

b) Permitir o controle da dívida interna e externa, bem como o das transferências negociadas inclui-se entre os seus objetivos.

c) O módulo Contas a Pagar e a Receber - CPR tem como uma das suas principais finalidades prover informações analíticas e gerenciais do fluxo de caixa.

d) Nota de Movimentação de Crédito é um dos seus documentos e destina-se ao registro das transferências orçamentárias entre unidades gestoras.

e) Embora utilizando uma interface de caracteres, o seu uso é possível via rede mundial de computadores - Internet.

Questão 17

(ESAF/DNIT/2013/Analista) A respeito dos conceitos, aspectos legais e

movimentação da Conta Única do Tesouro Nacional, é correto afirmar, exceto:

a) a aplicação financeira na conta única é uma operação realizada por entidades que possuem autorização em lei para tal fim.

b) a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações da Previdência Social - GFIP é documento hábil para movimentar a conta única.

c) a conta única é mantida no Banco do Brasil, que é o agente responsável pela sua operacionalização.

d) a Ordem Bancária - OB, principal documento de movimentação da conta única, pode ser cancelada antes e depois do envio ao banco.

e) Para que uma unidade gestora possa movimentar a conta única, é necessário que integre o SIAFI na modalidade on line.

Professor Giovanni Pacelli

91

Questão 18

(Cespe/2014/MTE/Contador)

Quando

a

movimentação

da

Conta Única do Tesouro Nacional ocorrer em agente financeiro

alternativo, não será possível o cancelamento da ordem

bancária após o dia do seu registro

.

Tópico 9: Conta Única

Professor M. Sc. Giovanni Pacelli 93

1. Conceito.

2. Aspectos constitucionais, legais e infralegais.

3. Outras contas correntes

4. Sub Contas na conta única.

5. Aplicações Financeiras na conta única.

6. Principais movimentações e documentos.

7. Conciliação bancária.

Documentos relacionados