• Nenhum resultado encontrado

Conclusões e Propostas de Continuidade

A pesquisa realizada nesta dissertação, acerca do tema Estabilidade de Tensão, se insere no contexto de desenvolvimentos que vêm sendo implementados pela equipe do LRC/UFMG. De forma mais específica, o trabalho investiga Metodologias para Cálculo de Equivalentes de Rede projetadas para aplicações em tempo real.

Conforme discutido no texto, a construção de equivalentes, a partir de medições de grandezas coletadas no sistema elétrico, não é uma tarefa trivial. Várias abordagens apresentadas na literatura, como aplicáveis em tempo real, não se viabilizam, por desconsiderarem a presença de erros nos dados medidos e a dinâmica do próprio SEP.

A disponibilidade de dados provenientes de medição coletadas em barramentos do SIN permitiu à equipe o desenvolvimento de metodologias que incluem técnicas que buscam filtrar as incertezas de medição e consideram o comportamento variável do sistema.

Apesar de toda a evolução das metodologias, a criação do ambiente computacional SimC-Monitor trouxe uma nova perspectiva às pesquisas, pois possibilita o estudo de cenários operativos diversos, de forma ágil e bastante completa. Os estudos passaram a contar, não apenas com dados provenientes de medição, mas também com dados gerados a partir de simulações.

A possibilidade da geração de estados operativos de forma controlada permite a análise das metodologias sob as mais diversas situações, inclusive críticas. Adicionalmente, a definição de uma Impedância Analítica [Silva, 2017], que servisse de referência para aquelas calculadas pelos equivalentes, incentivou a análise das metodologias sob este aspecto. A referência [Andrade, 2017] registra as primeiras pesquisas realizadas neste contexto.

A presente dissertação aprofunda as investigações sobre o equacionamento matemático das metodologias, identificando com maior clareza seus pontos fortes e, também, fragilidades. Tais investigações levaram a uma das contribuições do trabalho, a Proposta de Ajuste dos Parâmetros das Metodologias, para que estas possam gerar impedâncias equivalentes mais próximas do valor analítico de referência.

Contribuição também bastante significativa da dissertação é a Proposta de Adaptação das Metodologias para Aplicação em Tempo Real. Tal proposta indica a realização de um reset nas metodologias para cálculo de equivalentes, após a ocorrência do encontro das impedâncias de Thévenin e da carga, no PMC. Esta proposta, ainda que simples, mostra-se fundamental para que o equivalente represente o comportamento do sistema de forma consistente com sua operação em tempo real.

Como propostas de continuidade do trabalho, sugere-se a evolução do equacionamento da Metodologia 3, tendo em vista a correlação linear entre o fator de ponderação e a janela de dados. Os resultados da análise de sensibilidade das metodologias levam a pensar em novas propostas que considerem o potencial de cada

74 uma delas. A disponibilidade de dados de medição que registram estados operativos antes, durante e após a ocorrência da instabilidade de tensão incentiva a exploração de novos cenários.

Espera-se que os resultados da pesquisa desenvolvida no mestrado contribuam de forma efetiva para o avanço do monitoramento da segurança do sistema elétrico, no que diz respeito à estabilidade de tensão.

Referências Bibliográficas

75

Referências Bibliográficas

[Aguirre, 2007] L.A. Aguirre, Introdução à Identificação de Sistemas: Técnicas Lineares e Não-Lineares Aplicadas a Sistemas Reais, Editora UFMG, 2007.

[Andrade, 2014] M. M. S. Andrade, Uso de Medições Fasoriais Sincronizadas na Determinação de Equivalentes para Avaliação da Estabilidade de Tensão dos Sistemas Elétricos. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2014.

[Andrade, 2018] P. R. A. Andrade, Metodologias para Avaliação da

Estabilidade de Tensão – Análise do Comportamento dos Equivalentes de Redes Elétricas. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, 2018

[Cardoso, 1999] M. R. Cardoso, Ferramentas Computacionais Aplicadas ao Controle de Tensão de Sistemas Elétricos de Potência,

Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica,

PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 1999.

[Cemig, 2010] CEMIG, LRC, CONCERT, Desenvolvimento de Protótipo de

Sistema de Medição Fasorial Sincronizada, Projeto P&D GT 354 – CEMIG ANEEL, 2010.

[Chow, 1991] CHOW, J. H.; CHEUNG, K. W. Power System Toolbox

Webpage, 1991. Disponivel em:

<http://www.eps.ee.kth.se/personal/vanfretti/pst/Power_Syste m_Toolbox_Webpage/PST.html>. Acesso em: 20 dez. 2017. [Condega, 2013] S. Y. C. Condega, Metodologia para Determinação da

Margem de Estabilidade de Tensão sob a Perspectiva da Expansão e da Operação de Sistemas de Potência. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2013.

[Cortez, 2001] A. N. Cortez, Critérios e Procedimentos para Avaliação de Estabilidade de Tensão em Sistemas Elétricos de Potência.

Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica,

PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2001.

[Haque, 1995] M. H. Haque, A Fast Method for Determining the Voltage Stability Limit of a Power System, Electric Power Systems Research, vol. 32, pp. 35-43, 1995.

[IEEE, 1990] IEEE Working group on Voltage Stability. Voltage Stability of Power Systems: Concepts, Analytical Tools, and Industry Experience; IEEE Special Publication 90TH0358-2-PWR, Piscataway, New Jersey (N. Y.), December 1995. 300p. [Kundur, 1994] P. Kundur, Power System Stability and Control, Electrical

76

[Leal, 2013] O.E.S Leal, Metodologia para Indicação da Margem de

Estabilidade de Tensão em Centros de Operação de Sistemas Elétricos de Potência, Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2013.

[Lobato, 1998] M. V. C. Lobato, Estabilidade de Tensão em Sistemas de Energia Elétrica: Estudo do Fenômeno e de Métodos Para Análise Estática. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 1998.

[Mariano Jr., 2008] L. Mariano Jr., Procedimento para Avaliação do Impacto da Compensação Reativa Shunt Capacitiva na Estabilidade de Tensão. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, 2008.

[ONS, 2013] Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Definição de Limites de Estabilidade de Tensão para o Tramo Oeste. Relatório ONS RE 3/130/2013, Rio de Janeiro, 2013.

[ONS, 2016a] Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS),

Submódulo23.3 – Diretrizes e Critérios para Estudos Elétricos, Data da Vigência: 01/01/2017.

[ONS, 2016b] Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Submódulo 2.8

– Gerenciamento dos Indicadores de Qualidade da Energia Elétrica da Rede Básica, Data da Vigência: 01/01/2017. [Ribeiro, 2011] G.L. Ribeiro, O Uso de Equivalentes de Redes na Análise da

Estabilidade de Tensão dos Sistemas Elétricos de Potência,

Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica,

PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2011.

[Roquette, 2016] R. C. S Roquette, Aplicação de Equivalentes de Redes na Avaliação da Estabilidade de Tensão de Sistemas de Baixa Tensão - Estudo de Caso Real com Inserção de Geração Distribuída. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, 2016

[Silva, 2010] R.G.F. Silva, Aplicação dos Sistemas de Medição Fasorial Sincronizada na Avaliação da Estabilidade de Tensão,

Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica,

PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2010.

[Silva, 2015] F. S. Silva, Influência da Incertezas de Medição no Cálculo de Equivalentes de Redes Aplicados nos Estudos de Estabilidade de Tensão. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2015.

[Silva, 2017] F. D. Silva, M. H. M. Vale, C. E. de Souza, L. C. Nunes, Equivalentes de Redes para Análises da Estabilidade de Tensão – Abordagem Comparativa. CLAGTEE, Argentina, Novembro de 2017.

[Silva, 2018] F. D. Silva, Equivalente Analítico de Redes Elétricas – Determinação e Parâmetros de Referência para Avaliação de

Referências Bibliográficas

77 Estabilidade de Tensão. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, Belo Horizonte, 2018. [Sousa, 2018] C. E. Sousa, Índices de Estabilidade de Tensão - Uma Análise

Comparativa. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, 2018

[Vale Visacro, 2014] S. Vale Visacro, Implementação de uma Ferramenta para Análise de Risco de Instabilidade de Tensão de Sistemas Elétricos. Projeto Final de Curso em Engenharia de Controle e Automação, UFMG, Belo Horizonte, 2014.

[Vale, 1986] M. H. M Vale, Centros Modernos de Supervisão e Controle de

Sistemas de Energia Elétrica. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1986.

[Vilela, 2014] A.O. R. Vilela, Margem de Estabilidade de Tensão no Planejamento dos Sistemas Elétricos - Análise do Impacto do Despacho da Geração. Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica, PPGEE/UFMG, 2014

[Vu, 1999] K.T. Vu, M.M. Begovic, D. Novosel, M.M. Saha, Use of Local

Measurements to Estimate Voltage-Stability Margin. IEEE Transactions on Power Systems, vol. 14, no. 3, pp. 1029-1035, Agosto de 1999.