• Nenhum resultado encontrado

2. Revisão da literatura

2.5. Componentes relacionadas com o risco de quedas nos idosos

2.5.7. Capacidade / Aptidão funcional

Os conceitos da capacidade e da aptidão funcional por vezes confundem-se na literatura. A capacidade funcional, segundo Kawasaki e Diogo (2005) refere-se ao "grau de preservação do indivíduo na capacidade de realizar atividades básicas de vida diária (ABVDS) e em desenvolver atividades instrumentais de vida diária (AIVDS)", enquanto que a aptidão funcional, de acordo com Rikli e Jones (2008), é a "capacidade física de realizar as atividades normais da vida diária de forma segura e independente, sem fadiga injustificada". Do mesmo modo, Neves et al. (2015), indicam que "a aptidão funcional é definida como a capacidade física do indivíduo às demandas comuns e inesperadas da vida diária de forma segura e eficaz".

Relacionado ainda com o conceito de aptidão funcional aparece o termo de aptidão física ou aptidão física e funcional, como sendo o expoente máximo da interligação de um misto de qualidades físicas dos sujeitos (Campo, 2008). No mesmo seguimento, Gallahue e Ozmun (2001) citados por Nascimento

(2008) destacam que a aptidão física é uma situação de bem-estar, influenciada pela nutrição, estrutura genética e pela prática de AF regular.

Oliveira e Santos (2012) referem que a aptidão física pode dividir-se em aptidão relacionada à saúde e ao desemprenho desportivo, valorizando no geral a qualidade de vida, a capacidade aeróbia, a força e resistência muscular, a flexibilidade, a composição corporal, a agilidade, a velocidade, o equilíbrio postural e a coordenação motora.

Independentemente do termo adotado, entende-se assim a importância deste conceito na população geriátrica e na sociedade com o objetivo de favorecer um envelhecimento ativo e saudável, bem como proporcionar maior longevidade, prevenindo declínios funcionais e físicos.

Também Porto (2008) afirma que a preferência por um estilo de vida saudável e ativo influencia positivamente a área psicossocial e as componentes da aptidão física e funcional.

Com o passar dos anos existe uma perda sucessiva na aptidão funcional do organismo incentivando o idoso ao sedentarismo (Pauli et al., 2009). Com este comportamento advêm alterações que em nada são benéficas para a sua saúde e qualidade de vida, tornando-o mais vulnerável à fragilidade e à doença (Vila et al., 2013). Porém, o EF, bem prescrito e ajustado às necessidades do idoso, contraria essa condição e ajuda a manter a capacidade funcional por um período mais prolongado (Coelho & Neto, 2010; Mazo et al., 2010).

Vila et al. (2013) referem que o EF praticado com regularidade "retarda a degeneração natural dos músculos, tendões, ligamentos, ossos e articulações". Através do treino de força muscular obtém-se músculos mais fortes; por meio do treino de equilíbrio e de coordenação, a mobilidade e a independência são maiores; com o treino de flexibilidade, as articulações tornam-se mais flexíveis; através do treino aeróbio há uma melhoria na condição cardiorrespiratória.

Tendo em conta a problemática referida e o novo paradigma de envelhecimento ativo e saudável, emerge a ligação entre a prática regular de EF, a aptidão física e o estado de saúde dos idosos, concluindo assim que os índices da aptidão física estão relacionados à saúde geral destes (Cardoso, 2008).

De acordo com o estudo de Kubica (2014), manter uma boa aptidão funcional é essencial para prevenir o evento de queda, pois os seus resultados mostraram que os idosos que sofreram quedas, em comparação com os que não sofreram, apresentaram níveis significativamente menores em todos os parâmetros do Senior Fitness Test (SFT), teste este considerado válido, fiável e eficaz para avaliar a aptidão funcional no idoso (Rikli & Jones, 1999).

No mesmo sentido, no estudo de Bates et al. (2009) os participantes demonstraram melhorias da força muscular, mobilidade, bem-estar geral e confiança na realização das AVD's após um programa de 10 semanas de EF com o objetivo de avaliar as mudanças na aptidão funcional dos participantes.

Deste modo, podemos inferir a importância que a aptidão funcional e todas as suas componentes exercem na diminuição do risco de quedas na senescência.

Concluímos a construção desta figura, completando-a com os pontos que até aqui foram enumerados, dando-lhes assim destaque.

Alterações morfológicas e funcionais

Alterações no sentimento de Alterações nos sistemas

medo de queda, equilíbrio, musculoesquelético, força muscular e cardiovascular,

aptidão funcional cardiorrespiratório e nervoso

Alterações no Alterações na autonomia, sistema sensorial capacidade funcional e qualidade e propriocetivo de vida

Em suma, muitas mais alterações haviam de constar na nossa figura, no entanto, ficam aqui registadas as mais consideráveis que dão ênfase à nossa investigação. Deste modo, apercebemo-nos de que o envelhecimento é um processo bastante complexo, que envolve inúmeros fatores que se interligam

mutuamente, criando redes de conexão que influenciam o estado de saúde, agudizando o problema da velhice.

Porém, observa-se uma ambivalência de responsabilidade pessoal e cívica no que concerne à prática de AF. Além da vontade de ser ativo, por parte do sujeito, é necessário um complemento precioso do Estado na implementação de programas que vão ao encontro das necessidades da geriatria e que promovam a sua participação. Tal como as alterações advindas do envelhecimento se interligam e uma desencadeia a outra, é necessária uma relação unívoca entre a prática regular de AF e a alimentação saudável, desencadeando também boas formas de atenuar as alterações decorrentes do envelhecimento (Lima & Pietsak, 2016). Contudo, este desejo de querer ser ativo e saudável pode ser muito mais eficaz se houver ajudas externas com políticas que valorizem o idoso e programas de EF com profissionais especializados e preparados para atuar no terreno.

Esta simbiose melhora a qualidade de vida do idoso, ao mesmo tempo que contribui para um menor risco de potenciais quedas associadas frequentemente ao avançar da idade.

Documentos relacionados