• Nenhum resultado encontrado

Capacitação na criação de aplicativos móveis para Android (60 horas) Pré-requisitos: É necessário domínio da Linguagem Java e orientação a objetos

1º dia:

Arquitetura e Componentes fundamentais e Intents; Eclipse ADT; Relação com Views, Intents e IntentFilter; Gerando resultados; Ciclo de vida; Tasks, pilha e botão voltar; Classe Application, (8 horas).

2º dia: User Interface (Widgets: EditText, Button, RadioButton, Spinner, Checkbox;

Fragments; Action Bar; recomendações para a Thread de UI, Layouts: FrameLayout, LinerarLayout, TableLayout, RelativeLayout; Adapters; ListView; Estilos e Temas;

Menus Caixas de Diálogo; Notificações); Exercícios para fixação de conceitos, (8 horas)

3º dia: Recursos (Conteúdo do diretório /res; Adaptando a aplicação para diferentes configurações (língua, resolução, etc.); Processos e Threads (Evitando "Application Not Responding"; AsyncTaskHandler; Exercícios para fixação de conceitos, (8 horas) 4º dia: Serviços (Ciclo de Vida; Implementação; Sincronização) Broadcast Receiver (Consumindo e enviando mensagens de broadcast); Armazenamento e consulta de dados (SharedPreferences; SQLite; Content Provider); Exercícios para fixação de conceitos, (8 horas)

5º dia: Memória interna e externa; Trabalhando com XML; Trabalhando com JSON;

Uso da Câmera; Network; Consumindo Web Services; R.java; Exercícios para fixação de conceitos; Uso do Browser, (8 horas)

6º ao 8º dia: Projeto a ser desenvolvido na sala de treinamento (projeto para fixação dos conceitos e dirimir dúvidas). Os treinandos devem ser divididos em pares para desenvolverem aplicativos completos e com complexidade compatível com a carga horária reservada para esta parte do curso. Os projetos a serem executados envolverão: persistência com SQLite, cadastros, câmera e arquivos, serviços em background, Integração com outros sistemas (JSON, Enviar dados para o servidor, encapsular requisições, integração com WebServices, etc), (20 horas) Curso 2: Capacitação subversion (16 horas)

Capacitação do participante na criação e gerenciamento de um repositório Subversion, utilizando esse repositório em seus projetos de desenvolvimento de software.

Pré-requisitos: não há

1º dia: Características, Arquitetura básica e Modelos de Controle de Versão do Subversion; utilização do subversion (Checkout inicial; working-copy; revisões:

número, palavras-chave e datas; Estados possíveis para uma working copy;

Múltiplas revisões em uma working copy; Atualizando a working-copy; Examinando mudanças; Desfazendo alterações, (8 horas)

2º dia: Resolvendo conflitos; Enviando as modificações); Exercitando o ciclo básico de trabalho; Examinando o repositório; Examinando histórico; Comparação de versões; Criação e gerenciamento de um repositório; Branches e Tags, (8 horas) Curso 3: Gestão Ágil com Scrum (16 horas)

Capacitação o uso do Scrum em projetos de desenvolvimento de software

Pré-requisitos: não há

1º dia: conceitos e características do Scrum; comparação com desenvolvimento tradicional; Sprints; Papéis no Scrum; Cerimônias (planejamento, revisão, retrospectiva e reunião diária); Artefatos a serem produzidos (product backlog; Sprint backlog e histórias do usuário; gráficos; taskboard); Time-Boxes, (8 horas)

2º dia: Praticando Scrum (Scrum Lego Game); eXtreme Programming; Tópicos complementares (Planejamento de Sprints e Releases; Estimativas ágeis; Plannig Poker; Velocidade;Scrum de Scrums; Práticas Ágeis); Scrum no mundo real (estudos de caso), (8 horas)

8.2. Avaliação

Será promovida uma avaliação do instrutor e da organização do curso ao fim do mesmo.

8.3. Certificado

A empresa contratada deverá fornecer certificado do curso para os participantes.

Poderá ser enviado a posteriori.

8.4. Materiais/equipamentos a serem disponibilizados pela empresa contratada

• Certificados e apostilas

8.5. Materiais/equipamentos a serem disponibilizados pela Embrapa

• Projetor Datashow (2)

• Computador

• Sala de Treinamento

• Lousa Digital 9. SUBCONTRATAÇÃO

9.1. Não será admitida a subcontratação do objeto.

10. COORDENAÇÃO E GESTÃO DO CONTRATO

10.1. Para supervisionar e coordenar a execução do Contrato, a Embrapa designará os empregados abaixo identificados:

Nome: Marcos Cezar Visoli Cargo: Pesquisador Nome: Marcos Dias Soares Cargo: Analista

11. QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DA EMPRESA E INSTRUTORES

11.1. A empresa a ser contratada deve ter atuação comprovada de ensino na área de TI (desenvolvimento de software e metodologia ágil).

11.2. A empresa a ser contratada deve ser responsável pelas despesas de viagem, estadia e alimentação de seus instrutores.

11.3. Os instrutores deverão ter experiência prática nas áreas relacionadas a este treinamento.

11.4. A empresa contratada deverá fornecer apostilas dos treinamentos em português.

11.5. A empresa deverá apresentar o Currículo Lattes do instrutor para prévia análise do Gestor da Embrapa, e caso o mesmo não seja aprovado, a Contratada deverá providenciar a substituição do instrutor para nova análise.

12. OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

12.1. Exercer a fiscalização dos serviços por intermédio de servidores especialmente designados para esse fim, na forma prevista na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1.993, procedendo ao atesto das respectivas faturas, com as ressalvas e/ou glosas que se fizerem necessárias;

12.2. Indicar as áreas onde os serviços serão executados;

12.3. Proporcionar todas as facilidades para que a CONTRATADA possa cumprir suas obrigações dentro dos prazos e condições estabelecidas no contrato;

12.4. Solicitar à CONTRATADA todas as providências necessárias ao bom andamento dos serviços;

12.5. Rejeitar, no todo ou em parte, os serviços executados em desacordo com as respectivas especificações;

12.6. Permitir o livre acesso dos empregados da CONTRATADA às dependências da Embrapa, para a prestação do serviço;

12.7. Prestar as informações e os esclarecimentos que venham a ser solicitados pelos empregados da CONTRATADA ou por seus prepostos;

12.8. Suspender o pagamento da nota fiscal/fatura sempre que houver obrigação contratual pendente por parte da empresa contratada, até a completa regularização;

12.9. Comunicar oficialmente à CONTRATADA quaisquer falhas verificadas no curso

do fornecimento da prestação do serviço, determinando o que for necessário à sua regularização;

12.10. Aplicar à CONTRATADA as penalidades contratuais e regulamentares cabíveis;

13. OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

13.1. Dar integral cumprimento a sua proposta.

13.2. Cumprir o prazo de execução do(s) serviço(s) seguindo o cronograma previsto neste Termo de Referência/Projeto Básico.

13.3. Executar a execução do(s) serviço(s), conforme especificado neste Termo e no instrumento de Contrato, salvo a ocorrência de calamidade pública, perturbação da ordem, greves ou por outro motivo que a Embrapa venha a aceitar por considerá-lo justo, ficando esses prazos prorrogados, para todos os efeitos contratuais, de tantos dias quantos forem os de duração do obstáculo impeditivo.

13.4. Responder por todos os ônus referentes à execução dos serviços, desde os salários do pessoal, neles empregados, como também os encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais, que venham a incidir.

13.5. Responder, integralmente, por perdas e danos que vier a causar a Embrapa ou a terceiros em razão de ação ou omissão, dolosa ou culposa, sua ou de seus prepostos, independentemente de outras cominações contratuais ou legais a que estiver sujeita;

13.6. Cumprir todas as especificações contidas no projeto básico, não se admitindo modificações.

14. DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

14.1. O valor estimado está previsto na proposta orçamentária de 2014, na Gestão/UG: 135027, no Elemento de Despesas: 339039, Fonte de Recursos 0100 - Tesouro Nacional.

15. PAGAMENTO

15.1. O pagamento do preço será efetuado até o 5º (quinto) dia útil, se não ultrapassar o limite definido no inciso II, do art. 24, da Lei 8.666/93, e, caso ultrapassado, prazo de até o 30º (trigésimo) dia útil, sempre observado o momento após o recebimento dos serviços, verificados e aceitos pela Embrapa, juntamente com a correspondente Nota Fiscal/Fatura;

15.2. Caso não haja expediente na Embrapa no dia do vencimento do documento

fiscal, fica o pagamento prorrogado para o primeiro dia útil subsequente.

15.3. O pagamento será feito através de Ordem Bancária, em conta e agência bancária a ser especificada no documento fiscal.

15.4. Sobre os valores referentes a prestação de serviços e de fornecimento e instalação de materiais, serão retidos, na fonte, pela Embrapa, o percentual correspondente ao IRPJ, CSLL, COFINS e PIS/Pasep, na forma definida pelas Instruções Normativas expedidas pela Secretaria da Receita Federal (IN-SRF- 480/2004, de 15 de dezembro de 2004), bem como as alíquotas correspondentes ao INSS e ISSQN, quando for o caso, cabendo à Contratada destacar os percentuais devidos, quando da emissão das Notas Fiscais/Faturas. Caso a empresa seja Optante pelo Simples Nacional deverá apresentar, juntamente com Nota Fiscal, DECLARAÇÃO, com a mesma data da emissão da Nota Fiscal, em papel timbrado, assinada e com carimbo do CNPJ para que não haja retenção dos impostos acima, prevista no Anexo IV da citada Instrução Normativa.

16. DISPOSIÇÕES GERAIS

15.1. A Embrapa poderá revogar a licitação, por interesse público, antes da celebração do contrato, ou anulá-la, por ilegalidade, constatada de ofício, ou mediante provocação de terceiros, sempre, em ambas as situações, através de despacho fundamentado.

15.2. A nulidade do processo licitatório induzirá, automaticamente, à do contrato.

Luciano B. Caldeira de Lima Analista

Marcos Cezar Visoli Pesquisador

Stanley Robson de Medeiros Oliveira Chefe Adjunto de Administração

ANEXO II

PREGÃO ELETRÔNICO N.º 024/2014 – Embrapa Informática Agropecuária MINUTA DE CONTRATO

CONTRATO DE EMPRESA ESPECIALIZADA

Documentos relacionados