• Nenhum resultado encontrado

III. PLANO DE AÇÃO EDUCACIONAL

3.1 AÇÕES PROPOSTAS PARA MELHOR IMPLANTAÇÃO DO PROJETO

3.1.2 Capacitação para gestor, pedagogo e professores

Um dos aspectos muito frisados na fala dos entrevistados foi a ausência de formação para a equipe pedagógica e docentes do Projeto Avançar, configurando um empecilho na execução e êxito do Programa. Nesse sentido,

buscando melhorar a gestão de sala de aula e o aprendizado do aluno, destaca-se o objetivo desta ação a seguir.

Objetivo: Capacitar gestor, pedagogo e professores que atuam na escola

pesquisada, objetivando formar profissionais capacitados e comprometidos com o aprendizado dos alunos do Projeto avançar e promotores de uma cultura escolar baseada no sucesso do aluno.

A referida ação se justifica pelo fato de os entrevistados afirmarem que, ao iniciar o trabalho no Projeto Avançar, não ser oferecido a eles nenhuma capacitação docente e nem participarem de formação, o que não favoreceu o conhecimento da Proposta Pedagógica do Projeto e implicou na dificuldade para lidar com as metodologias preconizadas pelo programa. Além disso, percebeu-se a resistência de alguns docentes na mudança de postura frente ao projeto e em fazer uso das ferramentas pedagógicas do Projeto, preferindo trabalhar com os mesmos métodos do Ensino Regular.

Contudo, se o professor não inova sua prática pedagógica e estratégia de sala de aula, buscando melhorar o aprendizado do aluno, principalmente os do turno noturno, os discentes começam a perder o interesse em estar numa sala que não oferece atrativos a eles e acabam desistindo da escola.

É importante destacar, também, que existe uma rotatividade grande entre professores que atuam no Projeto Avançar, seja porque alguns são contratados por Processo Seletivo com duração de dois anos e depois são desligados, seja porque não se adaptam ao trabalho com turmas de Aceleração da Aprendizagem, frustram suas expectativas e pedem transferências para outras escolas. Daí a necessidade de capacitação e formação para docentes e demais atores que atuam no Projeto Avançar.

Em relação à proposta de formação para gestor e equipe pedagógica, esta se embasa nos relatos obtidos na pesquisa de que, no início da implantação do Projeto Avançar, na escola, não houve uma formação sistematizada que oferecesse um conhecimento mais aprofundado da Proposta Pedagógica para a implementação do Programa na escola. Os professores e demais atores receberam algumas informações básicas para organização das turmas e para fazer o acompanhamento do rendimento escolar e da frequência dos alunos. Portanto, visa promover uma gestão escolar eficiente e democrática que tenha como foco o trabalho pedagógico para garantir a aprendizagem do aluno.

Para a organização desta ação, será realizada, na 2ª quinzena do mês de janeiro de 2016, reunião com gestor escolar, equipe pedagógica e professores para apresentação dos resultados da pesquisa e discussão da aplicação do PAE na escola pesquisada. Esta reunião será coordenada pela pesquisadora, juntamente com o Coordenador do Projeto Avançar e supervisora pedagógica da CDE.

O quadro 13, a seguir sintetiza alguns procedimentos para a realização desta ação:

Quadro 13: Capacitação e formação para Gestor, Pedagogos e Professores

Etapa Detalhamento

O que será feito? Capacitação para Gestor, equipe pedagógica e Professores do Projeto Avançar.

Formação para gestor, equipe pedagógica e Professores do Projeto Avançar.

Por que será feito? Estudo e aprofundamento da Proposta Pedagógica do Projeto Avançar para que os participantes compreendam e façam uso das metodologias, com vistas a melhorar o aprendizado dos alunos e elaboração de planejamento. Para que possam refletir sobre a realidade da educação brasileira, sobre a prática pedagógica, atualização de métodos de ensino e ampliação de conhecimentos.

Onde será feito? Escola Estadual Júlia Bittencourt

Quando Será feito? Na 2ª quinzena dos meses de fevereiro e julho de 2016, com duração de 05 dias.

Anualmente na 1ª quinzena do Mês de Fevereiro, a partir de 2017.

Por quem será feito? Pesquisadora, Coordenador do Projeto Avançar da CDE 04 e Supervisora Pedagógica.

Mestres amazonenses formados no PPGP, palestrantes da Seduc/AM e convidados.

Como será feito? Trabalho em grupo; exposição oral; utilização de data show, pôster e discussões sobre os temas estudados.

Exposição oral, discussões e demais métodos utilizados pelos palestrantes.

Quanto custará? Conforme previsto na tabela de pagamento de capacitação do Projeto Avançar.

Fonte: Quadro elaborado pela autora.

A capacitação dar-se-á por meio de encontros presenciais no turno noturno, com duração de quatro horas por dia, durante 05 dias, nos meses de fevereiro e Julho de 2016, possibilitando mudanças na prática profissional dos

cursistas. Participarão desta capacitação gestores, pedagogos e professores da escola pesquisada.

Quanto à formação, os temas abordados serão divididos em módulos, seguindo pontos importantes que foram estudados no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública nas disciplinas de Avaliação e Indicadores Educacionais, Liderança Educacional e Gestão Escolar.

A divisão dos módulos para a formação está esquematizada no quadro 14, a seguir:

Quadro 14: Módulos oferecidos na formação

Módulo Descrição do Módulo

Módulo I- Planejamento estratégico e Gestão escolar democrática.

Compreender o planejamento estratégico na gestão, a partir da mobilização dos atores da escola.

Módulo II- Aprendizagem significativa e Currículo.

Estudar e aprofundar a base da Aprendizagem Significativa e refletir sobre a importância da contextualização do Currículo Escolar com as experiências e vivências do aluno, buscando a transformação da qualidade do ensino e aprendizagem.

Módulo III- A articulação da gestão pedagógica da escola com as políticas públicas da educação com foco na melhoria do desempenho escolar dos alunos.

Neste módulo será abordada a articulação da gestão pedagógica da escola com as políticas públicas, visto que elas definem os rumos de ações amplas no âmbito nacional, voltados para aspectos importantes da vida em sociedade, tendo como foco o acesso, a permanência do aluno no sistema de ensino e o desempenho escolar dos alunos.

Módulo IV- Causas e consequências do Abandono escolar para a educação pública.

O módulo abordará as principais causas do abandono escolar e as estratégias de ações de combate a essa realidade que desafia a prática docente e a qualidade da educação.

Fonte: Quadro elaborado pela autora.

A metodologia aplicada para a capacitação dar-se-á por meio de encontros presenciais. Os conteúdos serão divididos em módulos contemplando assuntos específicos sobre Planejamento estratégico e Gestão escolar democrática; Aprendizagem significativa e Currículo; Articulação da Gestão Pedagógica da escola

com as políticas públicas da educação, com foco na melhoria do desempenho escolar dos alunos; Causas e consequências do Abandono escolar para a educação pública. Serão oferecidos 04 módulos com duração de dois anos.

Após participar da capacitação e formação que contribuirá para que os atores do Projeto Avançar aperfeiçoem e consolidem suas práticas e funções, conforme preconizadas pela Proposta Pedagógica do projeto; é importante que as experiências pedagógicas da escola sejam socializadas para torná-las conhecidas pela escola e pelos professores da CDE 04 que atuam no Projeto Avançar. A seguir explicaremos como se dará esta ação.