• Nenhum resultado encontrado

II. O PROJETO AVANÇAR: SUAS POSSIBILIDADES NA CORREÇÃO DO FLUXO

2.3 ANÁLISES DOS DADOS DA PESQUISA

2.3.5 Professores que não trabalham no Projeto Avançar

Sentiu-se a necessidade de entrevistar dois professores que trabalham na escola pesquisada, no Ensino Regular, para ver a percepção do Projeto Avançar, a partir dos docentes que não atuam diretamente nele. Dessa forma, para o entendimento da fala dos entrevistados será utilizada a classificação para os professores, P7 e P8.

Em relação à questão que abordou o ano em que o Projeto foi implantado e buscou saber se o docente já trabalhava na escola nessa época, obteve-se as seguintes respostas: “Não. Este é o primeiro ano que trabalho nesta escola. (P7 em Entrevista feita no dia 02/09/2015)”. “Não. Eu trabalho no Magistério há 05 anos e comecei a trabalhar nesta escola em 2012. (P8 em Entrevista feita no dia 02/09/2015)”.

Vemos, portanto, nos relatos dos dois docentes entrevistados que não trabalhavam na escola na época da implantação do Projeto Avançar.

Quanto à pergunta, se o Projeto Avançar tem contribuído nesta escola com a regularização do fluxo escolar e a distorção idade-ano, as professores responderam:

Eu acho que não tem contribuído, porque eu já trabalhei com o Projeto Avançar em outras escolas e trabalhei com uma disciplina que não era a minha, porque sou formada em língua portuguesa e trabalhei com geografia que não tem nada a ver comigo. Então, eu acho que não está sendo eficiente e eficaz, porque não leva em conta a formação do professor (P7 em Entrevista feita no dia 02/09/2015).

Em relação à correção da distorção idade-ano, eu acho que sim, porque muitos alunos têm conseguido passar pra outra série e superado a distorção (P8 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

A primeira entrevistada traz em sua resposta uma questão que pode influenciar o ensino-aprendizagem no Projeto Avançar, pois o professor que ministra uma disciplina para a qual não tem formação, pode comprometer a eficácia do Projeto. Ademais, a Proposta Pedagógica do Projeto Avançar traz em seu bojo a explicação sobre cada Componente Curricular com suas competências e habilidades, para que cada docente possa desenvolver com êxito sua disciplina.

É importante sinalizar que há uma divergência entre as professoras quanto à correção da distorção idade-ano dos alunos do Projeto Avançar, uma vez que, a segunda entrevistada afirma que muitos alunos conseguiram superar a distorção idade-ano.

Em relação à evasão escolar, foi perguntado aos professores: por que os alunos desistem do Projeto Avançar?

Porque os alunos que são colocados no Projeto Avançar são aqueles que não querem nada com nada. Estando no Avançar ou no Ensino Regular ele vai evadir da mesma maneira. Então, não é pelo fato de ser do Projeto Avançar que o aluno está evadindo, porque o aluno que vai para o Avançar já é um aluno problemático, que não tem muita frequência, não tem boa nota, está fora da faixa etária. Então existe essa evasão, mas não é por causa do Projeto Avançar, se estivesse numa série normal desistiria do mesmo jeito (P7 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Eu acho que os alunos veem esse Projeto como uma brincadeira, porque como é fácil, eles podem avançar até duas séries só num ano, e o professor tem que ajudar, então eles veem isso como brincadeira, porque é facilitado e eles não têm interesse e dedicação, não veem com seriedade o Projeto (P8 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Neste relato, vemos que as professoras não atribuem a desistência ao fato do aluno estar cursando o Projeto Avançar, mas a outras circunstâncias que permeiam a vida do educando, e que de certa forma eclodem no cenário escolar. De outro modo, percebe-se na fala das entrevistadas, uma visão diferente, e que conflita bastante com a visão dos professores que participam do Projeto.

Quanto à questão que abordou se na opinião dos entrevistados, o resultado da Aprendizagem dos alunos do Projeto Avançar influencia no rendimento anual da escola, as professoras declararam:

Tem muita influencia sim, porque eu percebo que no Projeto Avançar, um dos problemas é que eles querem que a gente aprove o aluno de qualquer maneira, para que o aluno avance. Então ele influencia neste sentido, o aluno não tem condições, mas ele avança assim mesmo, sem condições, sem a aprendizagem suficiente para cursar outra série (P7 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Influencia. E o pior é que influencia para o lado negativo. Porque junta com a evasão, e baixa o IDEB da escola, mas tudo isso é por que os alunos não levam a sério (P8 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Esta fala das professoras vem ao encontro do relato de uma professora que leciona no Projeto Avançar, referindo que a aprovação do aluno tem a ver com as estatísticas, uma vez que, a aprendizagem não está sendo eficaz. Contudo, percebe-se nestes relatos que as professoras atribuem o não êxito do Projeto somente aos alunos, enquanto esquecem que todos os atores: gestor, equipe pedagógica, professores, entre outros têm sua parcela de colaboração nos resultados deste Projeto.

Quando foi perguntado à entrevistada, se você fosse convidada para trabalhar com as turmas do Projeto Avançar, você aceitaria? Elas declararam:

Eu aceitaria se não tivesse outra opção, mas se me dessem a opção de escolha entre trabalhar com o Projeto Avançar ou com o ensino regular eu escolheria o ensino regular com certeza. Porque no Projeto Avançar, como já falei, a gente tem essa proposta de avançar o aluno, mesmo que ele não tenha condições, então eu não acho viável; aceitaria trabalhar sim se não tivesse jeito. (P7 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Não, porque eu não tenho ânimo para trabalhar com aluno que não quer nada com nada. Acho que eu não tenho liderança, porque requer muito, muito do professor. Eu já trabalhei com o Projeto Avançar e nesse tempo eu percebi que não tenho liderança para trabalhar com este tipo de Projeto, porque puxa muito do Professor, porque não tem rendimento, para que isso aconteça o professor tem que se virar nos trinta. Ai, nesse tempo que trabalhei serviu como experiência pra mim, por isso não quero. O aluno falta demais, vem pra brincar, e finda que a gente é que tem que trabalhar por ele. Por isso eu não aceitaria, prefiro ficar com o ensino regular normal. (P8 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Esses relatos deixam claro que os professores não consideram o Projeto Avançar bom, posto que atende a alunos que eles consideram difíceis e com déficit de aprendizagem; por isso preferem trabalhar com os alunos do Ensino Regular. De outra forma, podemos sinalizar também que quando o aluno é aprovado sem saber, cria-se uma visão distorcida a respeito do Projeto e configura barreiras no alcance de seus objetivos.

Quanto à questão que buscou saber a partir da opinião do entrevistado, o que deveria melhorar no Projeto Avançar para que ele fosse mais eficaz, obteve-se as seguintes respostas:

A questão do Projeto Avançar é que o aluno teria que ter uma aula mais intensa, porque este aluno teria que ter mais conteúdo, ou seja, um conteúdo mais abrangente. Porque os coordenadores só querem que a gente avance o aluno, mas sem dá condições. Em todas as reuniões você ouve a mesma coisa, o aluno tem que avançar. Então, o Avançar só tem nome, mas não tem conteúdo, não tem material adequado, porque o material didático não chega à escola. (P7 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

Eu acho que o Projeto deve ser assumido com mais seriedade, menos empurrar com a barriga. Não é que o Ensino Regular seja mais sério, mas apesar de não ter muito acompanhamento de pai e mãe, eu ainda acho que eles levam um pouco mais a sério que o Avançar. Os alunos do Avançar são de famílias muito desestruturadas, não tem acompanhamento dos pais, por isso eles não têm interesse. Eu acho melhor o EJA (Educação de Jovens e Adultos), porque os alunos do EJA são mais interessados, eles estão querendo trabalhar, e isso os motiva. Eu já trabalhei com o Avançar e com o EJA, e os alunos tem mais compromisso com os estudos. Eu acho que pra se tornar eficaz é preciso mudar o Projeto Avançar e ficar só o EJA mesmo, porque Projeto Avançar, eu acho que marginaliza o Ensino. (P8 em Entrevista feita no dia 27/08/2015).

As entrevistadas falam do projeto atribuindo as dificuldades a fatores externos à escola (formação, material didático, SEDUC e família) ou atribuindo aos alunos (desmotivação, desinteresse). Em nenhum momento, percebe-se na fala das entrevistadas um comprometimento dos atores que atuam na escola. Lidam com o Projeto como algo estranho à escola. Isso também fica evidente na relação externa à escola, porque o Projeto Avançar não aparece de forma detalhada no Projeto Político Pedagógico da escola.

As professoras expressam a necessidade do Projeto ser assumido com mais seriedade por parte dos alunos, com material didático disponível para todos, com professores preparados para trabalhar com as metodologias do Projeto e com ênfase na qualidade da educação oferecida aos alunos. De outra forma, transparece, na fala das entrevistadas, que os professores do Projeto Avançar não estão bem preparados, não se comprometem com a metodologia e não assumem com seriedade o Programa.