• Nenhum resultado encontrado

2.2 Legislação de compras públicas no Brasil

2.2.2 Princípios gerais aplicados às Licitações Públicas

2.2.3.6 Características do pregão presencial e do pregão eletrônico

Analisando a Lei nº 10.520/2002, em seu artigo 1º e parágrafo único, pode-se observar que o legislador tentou esclarecer o que se entende na expressão bens e serviços comuns, pois essa é uma das determinações legais específicas para o pregão. Veja-se:

Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

Parágrafo único. Consideram-se bens e serviços comuns, para os fins e efeitos deste artigo, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado (BRASIL, 2002).

Para a utilização na Administração Pública Federal da modalidade de licitação do pregão, a União aprovou o Decreto nº 3.555, de 8 de agosto de 2000, que no seu Anexo II estabeleceu uma lista dos bens e serviços considerados comuns. Esta lista tem sido considerada exemplificativa no que tange bens e serviços, e do que pode ser contratado através do pregão (FURTADO, 2007, p. 515).

Especificamente no âmbito do Poder Executivo, a discricionariedade em relação à escolha do pregão como forma de licitação deixa de existir, como se pode retirar da análise do artigo 4º, caput e parágrafo 1º, dispostos no Decreto nº 5.450, de 31 de maio de 2005, pois tem o dever de utilizar-se do pregão para aquisição de bens e serviços comuns, salvo nos casos de comprovada inviabilidade, a ser justificada pela autoridade competente, como se observa no artigo abaixo transcrito:

Art. 4º Nas licitações para aquisição de bens e serviços comuns será obrigatória a modalidade pregão, sendo preferencial a utilização da sua forma eletrônica.

§ 1º O pregão deve ser utilizado na forma eletrônica, salvo nos casos de comprovada inviabilidade, a ser justificada pela autoridade competente (BRASIL, 2002).

Esta modalidade de licitação, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, possui como importante característica a celeridade nos processos licitatórios, minimizando custos para a administração pública e vem se consolidando como a principal forma de contratação do Governo Federal.

Para Justen Filho (2001, p. 36), a “expressão “bem ou serviço comum” comporta alguma certeza por parte do aplicador, o qual deve ter em vista a razão de ser e as finalidades da norma.

O autor alerta para a interpretação do parágrafo único do último artigo legal citado que diz: “todo e qualquer objeto licitado tem obrigatoriamente de ser descrito objetivamente, por ocasião da elaboração do ato convocatório da licitação”.

Mas isso nem sempre se consegue de maneira a não deixar equívocos, os quais poderão ensejar a nulidade do pregão.

Sólon Lemos Pinto (2000, p. 661), comentando sobre o assunto, ensina:

Poderão ser adquiridos por meio de pregão os bens e serviços comuns, cujos padrões de desempenho e qualidade sejam objetivamente definidos, por meio de especificações de uso corrente no mercado incluem-se nesta categoria, bens como: peças de reposição de equipamentos, mobiliário padronizado, combustíveis e material de escritório e serviços, tais como limpeza, vigilância, conservação, locação e manutenção de equipamentos, agenciamento de viagem, vale-refeição, bens e serviços de informática, transporte e seguro-saúde.

Também se destaca como característica do pregão a possibilidade de lances verbais no pregão comum e de lances através da internet durante a sessão pública do pregão; as duas formas de lances são públicas, ou seja, todos licitantes acompanham todos os lances.

O Quadro 1 a seguir apresenta as modalidades licitatórias com uma descrição resumida, bem como as características de cada uma dessas modalidades.

Quadro 01 – Modalidades de Licitação

Modalidade Descrição

Concorrência

Modalidade comum entre quaisquer interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto.

Características: ampla publicidade, universalidade, habilitação preliminar após abertura do processo, julgamento por comissão.

Tomada de Preços

Modalidade comum entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

Características: ampla publicidade, universalidade, habilitação preliminar anterior à abertura do processo, julgamento por comissão.

Convite

Modalidade comum entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

Características: não exige publicação, habilitação preliminar anterior à abertura do processo, julgamento por comissão ou por servidor formalmente designado.

Concurso

Modalidade de licitação especial entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa oficial com antecedência mínima de 45 (quarenta e cinco) dias.

Características: ampla publicidade, igualdade, julgamento por omissão, dispensa as formalidades específicas da concorrência.

Leilão

Modalidade especial entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19 (aquisições oriundas de procedimentos judiciais ou dação em pagamento), a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

Características: ampla publicidade, universalidade, qualificação dos interessados e prestação de garantia.

Pregão Modalidade para aquisição de bens e serviços comuns, ou seja, aqueles cujos padrões de desempenho e qualidade possam ser objetivamente

definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado, podendo ser realizado o pregão por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação, nos termos de regulamentação específica. Características: inversão na ordem das fases de habilitação e julgamento, leilão reverso, habilitação rápida.

Fonte: Elaboração do autor com base nas Leis nº 8.666/93 e nº 10.520/02.