• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 4.1 Ocorrência de Nevoeiro

4.3 Características dos nevoeiros na superfície

As características da superfície na hora da ocorrência dos nevoeiros serão descritas separadamente para cada grupo de processos sinópticos.

4.3.1 Nevoeiro de radiação dentro de massa de ar

Período de ocorrência. A maioria dos eventos (9 casos) se formaram no período da madrugada (das 0300UTC as 0800UTC, que correspondem a 00:00TML e 05:00TML, respetivamente). Os outros 4 casos, se formaram no começo do dia (das 0900UTC as 1000UTC, que correspondem a 06:00TML e 07:00TML, respectivamente), Tabela 2. Este período é favorável a ocorrência deste tipo de nevoeiro, porque de noite e madrugada, com a ausência da radiação solar, a superfície da terra emite radiação de onda longa para o espaço,

(c)

(a) (b)

de forma que ela se esfria, e resfria o ar em contato com ela por condução, criando assim uma inversão de radiação (Piva e Fedorova 1999).

Condições de tempo e nebulosidade. Todos os eventos apresentaram condições favoráveis para a sua formação, de acordo com o Handbook of Aviation Meteorology (1994). Apresentaram umidade relativa alta antes da formação do nevoeiro (a maioria registrou névoa úmida), de forma que foi necessário um pequeno resfriamento para atingir a saturação. Todos estavam com pouca ou nenhuma cobertura de nuvem antes da formação do nevoeiro, de forma que o calor foi perdido pela radiação da superfície (Handbook of Aviation Meteorology, 1994), anexo C.

Velocidade do vento. As intensidades dos ventos na superfície foram fracas em todos os nevoeiros, na ordem de 0 a 7 nós. Esses valores de intensidade são favoráveis a formação de nevoeiro de acordo com o Handbook of Aviation Meteorology (1994), onde considera que a intensidade do vento mais favorável a formação de nevoeiro é da ordem de 2 nós a 8 nós.

Direcção do vento. A figura 43 apresenta a predominância da direcção do vento na hora dos nevoeiros. No geral, a predominância do vento foi de nordeste, noroeste, sudoeste e leste. Foram totalizadas 54 horas (com vento na hora dos nevoeiros), onde 13 horas foram no período da madrugada (das 0300UTC as 0800UTC, correspondendo das 00:00TML as 05:00TML, respectivamente), e 41 horas foram no período da manhã (das 0900UTC as 1200UTC, correspondendo das 06:00TML e 09:00TML, respectivamente). Entretanto, no período da madrugada, ocorreram 8 horas de nevoeiros no outono, 3 horas no inverno e 2 horas no verão. Todas as horas no outono o vento soprou de nordeste a leste (do oceano em direção ao continente). No inverno, as 3 horas de registro de nevoeiro, o vento soprava de nordeste a sudeste. No período da manhã, depois do nascer do sol (das 0900UTC as 1200UTC, que correspondem as 06:00TML e 09:00TML) foram 19 horas de registro de nevoeiro no outono, 17 horas no inverno e 6 horas no verão. No outono, a maioria das horas (12 horas) o vento soprou de sudoeste a noroeste (do continente em direcção ao oceano), as restantes horas soprou de nordeste a leste, vindo do oceano (brisa diurna). No inverno, a maioria das horas (15 horas) o vento soprou de nordeste a leste, também do oceano para o continente (brisa diurna), o vento soprou de noroeste em 2 horas. Já no verão, o vento soprou de oeste a norte.

Figura 43- Distribuição de frequência da direcção do vento no período de registro dos nevoeiros de radiação ocorridos em Porto Alegre.

Fonte: REDEMET.

Temperatura e pressão. As amplitudes diárias da pressão variaram entre os valores de 3hPa a

5hPa. Somente o caso que dia antes passou um sistema frontal na região (ocorrido no dia 04 de Agosto de 2009) é que a amplitude diária da pressão foi de 7hPa. A amplitude térmica diária foi de 10°C a 16°C no geral.

4.3.2 Nevoeiro frontal

a) Extremidade Frontal com ou sem o ciclone barotrópico

Período de ocorrência. Os nevoeiros influenciados pela extremidade de um sistema frontal, com ou sem o ciclone térmico, em Porto Alegre, 4 deles se formaram no período da noite e madrugada, das 0200UTC as 0700UTC (das 23:00TML as 04:00TML), 4 se formaram no período da manha, das 0900UTC as 1100UTC (das 06:00TML as 08:00TML).

Condições de tempo e nebulosidade. A baixa visibilidade horas antes da formação dos nevoeiros, na maioria dos eventos, se deu devido a ocorrência de chuva e chuvisco. Foram registradas precipitações pluviométrica no dia anterior a ocorrência de nevoeiro, em 9 casos (em 1 caso ocorreu chuva fraca e nevoa umida depois do nevoeiro, em 2 casos ocorreram chuvisco com névoa umida momentos depois do nevoeiro, em 1 caso ocorreu chuvisco com o nevoeiro, e em 1 caso observou-se chuva forte com trovoadas no dia anterior ao evento, e no final do dia do evento também foi registrado chuva com trovoadas). A nevoa umida também

influenciou na baixa visibilidade horas antes dos eventos, pois em 7 dos 10 casos de nevoeiros frontais, foram registrados névoa umida momentos antes da ocorrência do nevoeiro. Na maioria dos nevoeiros frontais, momentos antes da formação do nevoeiro foram observadas nuvens abaixo de 5000 pés, com excessão de 3 casos (anexo C).

Velocidade do vento. A intensidade do vento variou entre 0 nós a 7 nós. Esses valores de intensidade são favoráveis a formação de nevoeiro (Handbook of Aviation Meteorology, 1994).

Direcção do vento. As predominâncias da direcção do vento na hora da ocorrência dos nevoeiros são apresentadas na figura 44. Em 40 horas de registro de nevoeiro em Porto Alegre, a predominância da direcção do vento foi de nordeste a leste em 28 horas, mostrando que o vento foi de origem oceânica. Em 12 horas o vento variou de sul a noroeste (Figura 44).

Temperatura e pressão. A amplitude diária da pressão em todos os nevoeiros de extremidade frontal foram compreendidas entre os valores de 2hPa a 8hPa. A amplitude térmica diária foi de 4°C a 13°C.

b) Influênciado por Ciclogênese

Os nevoeiros ciclogenéticos se formaram no período da manhã, das 1000UTC as 1100UTC (07:00TML as 08:00TML). Em 1 caso foi observado nevoa umida antes da formação do nevoeiro e em outro não foi observado nenhum fenômeno. A velocidade do vento alcançou somente valor de 2 nós, com a direção do vento de sudoeste a noroeste, com predominância de oeste a noroeste. As amplitudes diária da pressão foram de 4hPa para os dois casos e a térmica diária foi entre 8°C a 14°C.

Figura 44- Distribuição de frequência da direcção do vento no período de registro dos nevoeiros frontais.

Fonte: REDEMET.