• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V: Os Estágios Pedagógicos

5.1. Contextualização do Contexto de Estágio no Pré-Escolar

5.1.2. Caracterização da Escola

A escola em que foi realizado o estágio no Pré-Escolar era frequentada por 231 alunos, constituindo três turmas do Pré-Escolar e dez turmas do 1.º CEB, sendo que estas crianças pertenciam a diversos meios socioeconómicos e culturais e eram de diferentes localidades. Em termos de pessoal docente, existiam três educadoras, sete professoras de 1.º CEB e três docentes de apoio a crianças com NEE. No que se refere a assistentes operacionais, estes eram poucos relativamente à quantidade que seria necessária para dar o devido apoio e atenção às crianças do Pré-Escolar, que dadas as suas idades ainda necessitavam de apoio em determinadas tarefas, como usar a casa de banho, comer na hora do almoço, ou até nos cuidados a ter nos momentos de recreio.

Já em termos de estrutura, esta era uma escola com dois pisos, onde existiam, no piso inferior, refetório, biblioteca e pavilhão desportivo, bem como campo de jogos exterior, que eram partilhados entre as turmas do Pré-Escolar e do 1.º CEB. Existiam, ainda, casas de banho nos dois pisos devidamente adaptadas às crianças do Pré-Escolar, casas de banho para os adultos no piso inferior e casas de banho destinadas às turmas do 1.º Ciclo no piso superior. No espaço do pavilhão desportivo encontrava-se uma

48 arrecadação para arrumo dos materiais e existiam, na escola, duas salas, uma destinada ao convívio dos docentes e outra destinada ao convívio do pessoal não docente, onde estes podiam almoçar e uma sala da UNECA (Unidade Especializada com Currículo Adaptado). A escola disponha também de um hall de entrada, onde as crianças eram recebidas de manhã e onde aguardavam ao fim do dia pelos pais ou pelos responsáveis dos centros de CATL (Centro de Atividades de Tempos Livres) que frequentavam. Neste caso, também na própria escola funcionava um destes centros de CATL. E, próximo à escola, existia um parque de estacionamento, no qual estavam reservados apenas dois lugares para os professores, não correspondendo à quantidade de pessoal docente e não docente que necessitava de lugar para estacionar o carro. Em termos de segurança, a escola estava devidamente equipada, pois a porta da escola estava sempre fechada e esta disponha de uma campainha que devia ser tocada caso pretendêssemos entrar. A escola possuía também extintores de incêndio, planta de emergência afixada nas salas, alarmes de incêndio e mala de primeiros socorros. No entanto, a principal situação que destaquei como sendo mais problemática, referia-se ao acesso das crianças à escola que era feito pela frente da escola de pé ou de transporte. Isto é de realçar, uma vez que as crianças que se deslocavam de pé acabavam por ter de intersetar os carros/carrinhas que vinham trazer ou levar as crianças à entrada ou saída da escola e existia, assim, o risco de acontecer algum acidente. Por fim, no que se refere ao acesso a pessoas com dificuldades de locomoção, a escola dispunha de rampas de acesso no piso inferior que facilitavam o deslocação e a mobilidade.

Quanto ao recreio, este era espaçoso e tinha capacidade suficiente para suportar a quantidade de crianças que o frequentavam. O recreio dividia-se em dois espaços: um destinado às crianças do Pré-Escolar com um equipamento de recreio que servia para as crianças trabalharem o equilíbrio; outro destinado às crianças do 1.º CEB onde existiam vários equipamentos de recreio como escorregas e baloiços. As crianças do 1.º CEB podiam ainda, nos momentos de recreio, frequentar o campo de jogos localizado na parte de trás da escola. No recreio, as crianças encontravam-se em espaços separados para permitir um maior cuidado das mesmas e eram os assistentes operacionais e algumas educadoras que olhavam pelas crianças nestes momentos.

Em termos de projetos implementados, nesta escola, encontravam-se alguns projetos que eram praticados por toda a comunidade letiva e que demonstravam ser relevantes na aquisição de aprendizagens muito significativas por parte das criança e dos

49 alunos. Assim, no Pré-Escolar foram organizados três projetos: o projeto “A Hora do Conto”, o projeto “Saúde à Mesa” e o projeto “Prevenir para Não Remediar”. O primeiro projeto foi iniciado por uma educadora no ano letivo 2015/2016 na sua sala e era implementado todos os dias na receção da tarde, após o almoço. Este tinha como objetivos criar momentos ricos de aprendizagem e partilha, fazendo uso dos contos como recursos educacionais, que permitem às crianças desenvolver a sua linguagem oral, a sua atenção auditiva, estimulando a criatividade e ampliando a sua visão do mundo. Era um dos projetos que mais se destacava e que se mantinha sempre presente nas rotinas dessa sala. O segundo projeto “Saúde à Mesa” era, também, um projeto de extrema importância, uma vez que consistia em ir almoçar mais cedo com as crianças, de modo a trabalhar com estas atitudes e hábitos alimentares, começando pelos cuidados que se devem ter antes da refeição, acompanhando a própria refeição em si e assegurando que esta é feita até ao fim, tendo em atenção as boas maneiras à mesa e destacando sempre a importância de uma alimentação diversificada e saudável. Já o projeto “Prevenir para Não Remediar” era um projeto do Departamento Pré-Escolar da Escola Básica e Integrada a que pertencia a escola que foi realizado o estágio. Este projeto tinha como objetivo promover competências, de forma lúdica, nos domínios da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Matemática, bem como estimular o desenvolvimento da psicomotricidade e promover a construção de relações positivas, de modo desenvolver aprendizagens significativas por parte das crianças.

Por fim, é importante realçar o Projeto Educativo de Escola (PEE) da Escola Básica Integrada a que pertence a escola onde se realizou o estágio e o Projeto Curricular de Escola (PCE) que são documentos delineadores do desenvolvimento da ação educativa. No primeiro projeto, o PEE tinha-se como objetivo principal a criação de um ambiente promotor de vivências que visam o sucesso educativo das crianças e jovens, de modo a que estes apresentem um crescimento intelectual, afetivo e social saudável, tendo igualdade de oportunidades de sucesso escolar e adquirindo o gosto por desenvolver aprendizagens ao longo de toda a sua vida. Este PEE destacava, também, a importância do desenvolvimento de valores como o respeito, a tolerância, a justiça, a responsabilidade, a solidariedade e, ainda, competências como aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver junto. Já o segundo projeto, o PCE, tinha como áreas foco de intervenção o sucesso dos alunos, as atividades os e projetos de enriquecimento

50 curricular, a formação do pessoal docente e não docente, e a organização e gestão curricular e a relação escola/comunidade.