• Nenhum resultado encontrado

Capítulo IV – Estágio Pedagógico

4.1. Caracterização da Escola

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras (ESQP) foi criada em 1987 numa altura em que havia necessidade de criar novas estruturas educativas na região devido, essencialmente, ao alargamento da escolaridade obrigatória. Após 28 anos de existência, e apesar da tendência geral no interior do país ser de quebra no número de alunos, a ESQP passou de cerca de três centenas de alunos para cerca de nove, no ano letivo em curso, tendo chegado a acolher mais de 900 alunos.

Tabela 6 - Número de alunos por ano de escolaridade (2015/2016)

Anos de escolaridade Total

10º

11º

12º

Total de Alunos 142 136 136 157 160 161 892

Nota: Não são contabilizados os alunos em situação de “Transferido”.

Dos 892 alunos que frequentaram a escola no ano letivo de 2015/2016, 414 (46%) eram alunos do 3.º ciclo do ensino básico e 478 (54%) do ensino secundário.

O nível básico representava menos de metade do total de alunos (46%), no entanto, notou-se uma revitalização da procura nos sétimos anos (representam 34% do nível básico), o que indicia o crescente interesse pelo projeto educativo da escola por parte de alunos e encarregados de educação.

Mais de metade dos alunos frequentou o ensino secundário (54%), que para além das ofertas do ensino regular, essencialmente centradas no Curso de Ciência e Tecnologias, contemplava dois cursos de ensino Profissional (Técnico de Multimédia e Técnico de Turismo) que absorveu 25% do total de alunos do nível secundário.

92

Tabela 7 - Oferta educativa de nível secundário

Ensino Regular Curso de Línguas e Humanidades Curso de Ciência e Tecnologias

Ensino Profissional Cursos de Técnico de Multimédia Técnico de Turismo.

A Escola apresenta boas instalações e está em bom estado de conservação. Os espaços exteriores são amplos e bem cuidados. “Está instalado no campus escolar um Centro Tecnológico em Educação (CTE), inaugurado em janeiro de 2011 e construído no âmbito do contrato de autonomia, de modo a proporcionar aos alunos uma educação baseada em conteúdos atrativos e de qualidade, suportados pelas novas tecnologias multimédia, promovendo a participação e dinamismo de toda a comunidade escolar” (ESQP 2011: 2). No CTE funciona a Biblioteca Escolar - Centro de Recursos Educativos (BE/CRE), integrada na Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), que para além da função de apoio ao estudo e à leitura, se constituiu como polo dinamizador de múltiplas iniciativas pedagógicas e culturais, assegurando o papel principal na inter-relação entre a escola e a comunidade envolvente.

Figura (s) 31 – Instalações da ESQP

Para além das excelentes condições físicas, o sucesso da escola radica na qualidade do seu projeto educativo (2013-2017), cujo mérito foi reconfirmado, também, pela aprovação do contrato de autonomia para 2015-2018. O seu reconhecimento é fruto de um trabalho intenso dos órgãos diretivos, pessoal docente e não docente e de um adequado diagnóstico de problemas, necessidades e mais-valias. Segundo os documentos mencionados (ESQP 2013- 2017: 17; ESQP 2015-2018), a escola tornou-se um exemplo na cidade e na região porque se orienta pelo “paradigma humano”. Ao longo dos anos, tem-se construído um espaço educativo

93

e cultural que permite a realização dos seus recursos humanos e, simultaneamente assenta na formação integral dos alunos. Não se dá apenas destaque à componente escolar, mas, também, à formação pessoal e de cidadania dos discentes. Há estruturas de apoio que estimulam a autoestima, a solidariedade, a tolerância e a inclusão, de modo a assegurar uma sã convivência, a mitigar as dificuldades de aprendizagem e as desigualdades sociais, culturais e económicas. Tudo isto, temperado com uma cultura de rigor e trabalho, dotando os jovens com uma preparação mais versátil, num mundo, cada vez, mais competitivo e imprevisível.

Neste sentido, dentro destes objetivos da escola, salientamos o projeto para a promoção do sucesso educativo: Ser +++. Esta iniciativa tem como público-alvo os alunos do 3º Ciclo e Secundário e, de uma maneira geral, a Comunidade Educativa.

Figura 32 - Projeto Ser +++

Trata-se, pois, de um projeto interdisciplinar que visa o desenvolvimento de competências transversais e a promoção do sucesso, congregando as seguintes áreas disciplinares:

Figura 33 - Áreas disciplinares do Projeto Ser +++

Ser +++

Ser + pessoa

(domínio das atitudes e valores cidadania -voluntariado) Ser + comunicante (desenvolvimento de competências transversais) Ser + criativo/inovador/ empreendedor (desenvolvimento de autonomia e criatividade) Português Línguas estrangeiras Ciências exatas Ciências sociais e humanas Expressões

94

Interessa retermo-nos, um pouco, nas múltiplas atividades desenvolvidas na ESQP que encontramos enquadradas dentro do referido projeto e que conferem uma riqueza e um dinamismo muito peculiar a esta escola, tornando-a, assim, ainda, mais atrativa para os alunos, seus encarregados de educação e para a comunidade educativa, em geral. De salientar, também, que as iniciativas dinamizadas pelo Núcleo de Estágio de português/espanhol foram integradas neste projeto, no âmbito da parceria com a Biblioteca Escolar e RBE – o Clube de Leitura “Banda das Letras”, a Oficina de Escrita Criativa e a Oficina de Poesia.

No quadro seguinte destacaremos algumas das inúmeras iniciativas que fazem parte do projeto, de modo a perceber a perspetiva sistémica que as enquadra.

Tabela 8 - Atividades do Projeto Ser+++

Ser + Pessoa Ser + Comunicante Ser + Empreendedor

- Solidariedade + Young Volunteam - Parlamento dos Jovens

- Projeto Educação para a Segurança na Internet – PESI - "Bologta: a bolota que tem um blog – plantação de carvalhos Construção de um lago artificial e uma quinta

Daphnia um bioindicador (biologia)

- “Binigma”; Blogue de “Matemática na Quinta”

Investigadores de Palmo e Meio (física e química)

- Saúde escolar – Promoção de Educação para a Saúde / Educação Sexual

PMMS - Palmeiras Mais e Melhor Saúde

- Desporto Escolar - Desporto adaptado NEE - Projeto Help (informática)

- Orientação Escolar e Profissional - Apoio Psicopedagógico e Métodos de Estudo - Aprender Compensa Projeto Igual +

- APA’s - Medidas de Apoio ao Estudo

- Coadjuvação em sala de Aula - EPS (Ensino Pré Secundário) / EPU (Ensino Pré Universitário) - Projeto PPEN - Preparação para os Exames Nacionais - Projetos do CTE: Quero Ler… sem folhas Vídeo-aulas com História Livros Sentidos

Einstein também gostava de ler Parler, Ecouter et Comprendre en labo de langue

- Speakers’ Corner Podcasting@Palmeiras - Oficina de Língua Inglesa - Clube de Espanhol

-PanoPreto - Clube de Teatro - Percursos no Mundo – geografia - RBE: Pojeto Bibliovoluntários Projetos do Núcleo de Estágio de português/espanhol

- Palmifor – Projeto de Comunicação das Palmeiras - Palmeiras Impress

- Palmeiras ConVida (rádio) e QTV

- Projeto 3D

(Leitura/Matemática/Literacia) - Programa Carpe Mat

- Clube de Robótica “Um cheirinho de Ciência” “Kico, o Curioso”

- Clube de Expressão Plástica Faço Aprendo -Oficina de Artes - Atividades Pré

Profissionalizantes – Oficina (Carpintaria e Eletricidade) – Alunos com N.E. E

- Museu / Guarda Roupa - Projeto GPI – Guias de Percursos Interativos – Ideias com Mérito

CTE: Kit Tricô LogiK

- Oficina criação Mat Multimédia

95

Procurámos integrar as diversas atividades de acordo com as três áreas do projeto Ser +: ser pessoa, ser comunicante e ser empreendedor. Destas três qualidades fundamentais para enriquecimento da formação dos jovens, devemos salientar o desenvolvimento da competência comunicativa que nos interessa particularmente para a nossa investigação.

Não obstante esta classificação, as referidas atividades, ainda, podem ser agregadas de cordo com os seguintes apoios: melhoria da aprendizagem; desenvolvimento de competências específicas NEE; desenvolvimento da componente artística; prevenção do abandono, insucesso e indisciplina em contexto escolar, relação da escola com a família e a comunidade; solidariedade e voluntariado (ESQ 2015-2018).

Para além destas ações que se desenvolvem com uma periodicidade diária ou semanal, foram sendo promovidos diversos eventos de natureza pedagógica ou cultural, ao longo do ano, nomeadamente da responsabilidade da BE e dos Departamentos e Grupos disciplinares da Escola, mas também propostos por entidades parceiras da comunidade envolvente.

A Escola Secundária Quinta das Palmeiras funciona segundo três pilares de intervenção: a articulação curricular intra e interdepartamental, a ligação à comunidade e a promoção da educação para a cidadania (ESQP 2013-2017). No nosso entender, é esta organização estrutural que a torna tão diferente e tão bem-sucedida no seu projeto educativo.

Documentos relacionados