• Nenhum resultado encontrado

3 O PODER MUNICIPAL E A CONSTRUÇÃO DA PROTEÇÃO

3.2 Caracterização da Rede de Serviços de Acolhida Institucional

A rede de serviços de acolhida crianças e adolescentes antes do processo de reordenamento75·, ou seja, até 2010 era composta da seguinte forma:

73

Comunidade do Pilar no Bairro do Recife (RPA1) e o CICA I no bairro dos Torrões (RPA 04). 74

Box no Mercado da Encruzilhada (RPA 02) para o aprendizado na produção de materiais com vime e de aulas de percussão.

75

Conforme orientações dos documentos do MDS e CONANDA tais como: Resolução nº 109, que versa sobre a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais; Orientações Técnicas: Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

Quadro 1. Rede de serviços de acolhida institucional de criança e adolescente/IASC conforme quantitativo, tipo e perfil de atendimento – Recife 2010

Público Quant. Serviços Perfil de atendimento

Crianças e Adolescente s 02 Espaços de Atração: Diurno/Recicriar Noturno/Recifazer

Adolescentes de ambos os sexos, na faixa- etária dos 12 aos 18 anos incompletos em situação de rua com história de uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Capacidade: 40 usuários.

06

CAT Novos Rumos

Perfil: idem. Adolescentes na faixa-etária dos 12 aos 18 anos do sexo masculino. Capacidade: 20 usuários.

CAT Raio de Luz

Perfil idem: Adolescentes na faixa-etária dos 12 aos 18 anos, do sexo feminino. Capacidade: 20 usuárias.

CAT Anda Luz

Adolescentes gestantes ou com filhos (as), com ou sem vivência de rua, com uso ou não de substâncias psicoativas. Capacidade: 8 usuárias

CAT Baque Solto

Adolescentes de ambos os sexos, na faixa- etária de 12 aos 18 anos incompletos, vítimas de violência doméstica, abuso ou exploração sexual. Capacidade: 20 usuários.

CAT Casa da Estância

Adolescentes do sexo feminino dos 12 aos 17 anos de idade, em situação de violência doméstica, abuso ou exploração sexual. Capacidade: 14 crianças e adolescentes.

CAT Roda Vida

Crianças do sexo masculino, entre 7 e 12 anos, vítimas de violência doméstica e recente trajetória de rua.

Fonte: Quadro sistematizado pela autora a partir das informações disponibilizadas pelo IASC.

Apresentamos abaixo a rede geral de acolhida institucional do IASC, com as modificações iniciadas em relação ao reordenamento dos serviços de atendimento de crianças e adolescente, a qual atualmente consiste em:

Quadro 2. Rede de serviços de acolhida institucional/IASC, classificada por segmento, faixa-etária, tipo e perfil – Recife 2011/2012.

Público Quant. Serviços Perfil de atendimento

Crianças e adolescente s

01 Casa de Passagem Diagnóstica (CPD)

Atende a faixa-etária entre 7 e 18 anos incompletos em situação de rua, de ambos os sexos, que se encontram em situação de rua e/ou risco, com ou sem uso de substâncias psicoativas. Capacidade 20 crianças e adolescentes

05

CAT Novos Rumos

Perfil: Idem. Atende adolescentes do sexo masculino, entre 12 e 18 anos incompletos. Capacidade: 20 adolescentes

CAT Raio de Luz

Perfil: Idem. Atende crianças e adolescentes entre 07 e 18 anos, do sexo feminino. Capacidade: 20 adolescentes.

CAT Anda Luz

Adolescentes gestantes ou com filhos (as), com idade entre 12 e 18 anos incompletos, com ou sem vivência de rua, e com uso ou não de substâncias psicoativas. Capacidade 18 adolescentes e filhos.

CAT Baque Solto

Adolescentes de ambos os sexos, na faixa-etária de 12 aos 18 anos incompletos, vitimas de violência doméstica. Capacidade: 20 adolescentes.

CAT Acalanto

Crianças de 7 aos 12 anos incompletos em situação de violência doméstica, abuso ou exploração sexual. Capacidade: 20 usuários.

Adultos

02

Centro de

Reintegração Social (CRS)

Acolhe de forma temporária de jovens e adultos, do sexo masculino, independentes e autônomos, com trajetória de rua, com ou sem uso de drogas. Capacidade: 50 homens.

O Recomeço

Mulheres com ou sem filhos (as), com trajetória de rua. Capacidade: 15 mulheres e 20 crianças

Idosos

02

CAP. Porto Seguro

Idosos de ambos os sexos com vínculos familiares fragilizados ou interrompidos sem condições de prover o próprio sustento. Capacidade: 44 idosos(as).

CAP. Ieda Lucena Perfil: Idem. Capacidade: 24 idosos(as) – 18 homens e 6 mulheres.

Fonte: Quadro sistematizado pela autora a partir das informações disponibilizadas pelo IASC. Nos quadros acima podemos observar que os espaços de atração Recicriar e Recifazer, que antes compunham os serviços de Proteção Social de Média Complexidade, foram integrados e passaram a funcionar como Casa de Passagem Diagnóstica, e assim fazer parte dos serviços ligados à Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade. As Casas de Acolhida da Estância (feminina) e Roda Vida (masculina) foram substituídas pela Casa de Acolhida Acalanto. Já a CAT Baque Solto, que só acolhia adolescentes do sexo masculino,

em 30 dezembro de 2011, atendendo a proposta de reordenamento passou também a ser mista.

Esta ampliação em relação à questão de gênero favoreceu o acolhimento de irmãos. Assim, aquele irmão(ã) de mais idade acompanha o irmão(ã) mais novo(a). Para iniciar tais mudanças, a Diretoria de Proteção Social de Alta Complexidade priorizou os espaços de atendimento com perfil de violência doméstica, por compreender que nestes o processo de readequação seria menos complexo do que naqueles que trabalham com perfil de adolescentes em situação de rua.

Podemos também observar nos quadros acima que a Casa de Passagem Diagnóstica reduziu sua capacidade de atendimento de 40 adolescentes para 20. Da mesma forma com a fusão entre as Casas de Acolhida Roda Vida e Casa da Estância houve uma redução no mesmo quantitativo de vagas, que comprometeu a capacidade instalada para o atendimento tanto no Acalanto como também na Casa de Acolhida Baque Solto. Esta última antes disponibilizava 20 vagas para adolescentes do sexo masculino e ao tornar-se mista o número de vagas foi reduzido para 12, pois, 08 vagas passaram a ser para atendimento de adolescentes do sexo feminino. Lembramos que a capacidade máxima dos serviços de acolhida institucional, segundo as orientações vigentes, é de, no máximo, 20 usuários.