• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 3 Caracterização do Sistema: Caso de Estudo

3.2 Caracterização da Unidade Industrial

O estudo apresentado em seguida desenvolveu-se numa das unidades de negócio de fabrico de rolhas, a unidade industrial Equipar. Situada na Vila de Coruche – conhecida como a Capital da Cortiça, distrito de Santarém, esta vila cresceu beneficiando da sua fantástica localização face a grandes produtores de cortiça da zona ribatejana, permitindo a proximidade à matéria-prima. Na Figura 3.7 é possível visualizar o montado de sobreiro em Portugal e a proximidade da UI Equipar deste.

37

Figura 3.7 - Localização da UI de Coruche [Adaptado: Delgado (2014) p.24]

Em 2006, o Grupo Amorim adquiriu a Equipar na totalidade e viu nesta aquisição uma oportunidade de descentralizar a produção do redor da sede em Santa Maria de Lamas. E, desta forma, permitiu ao grupo fortalecer a sua produção, a sua influência noutra região e conseguir valores mais económicos e redução de tempos no que diz respeito ao transporte de MP, por exemplo. Devido a estes fatores a aquisição da UI Equipar tornou-se uma mais-valia para o Grupo e graças à sua dimensão e oportunidade de crescimento tornou-se a maior empresa de produção de rolhas do grupo. Conta com cerca de 185 colaboradores e apresenta um volume de 65 milhões de euros, a Figura 3.8 apresenta uma fotografia aérea da Equipar.

Figura 3.8 - Fotografia Aérea da Equipar

A UI Equipar, atualmente, possui uma produção de cerca de 5 milhões de rolhas por dia o que equivale a uma orçamento de 1.2 biliões de rolhas por ano; tornando-a uma das maiores fábricas de rolhas do mundo. A Equipar ocupa-se pelas atividades de trituração de granulado e produção de rolhas técnicas, estando assim divida em fábricas:

38

 Cozedura – Cozedura de aparas de cortiça  Trituração – Produção de granulado  Twin Top – Produção de rolhas técnicas

 Aglomerada – Produção de rolhas aglomeradas  Distribuição – Tratamento e Marcação de rolhas

Nesta UI a Trituração encarrega-se de triturar cortiça que irá alimentar a fábrica TT, Aglomerada, outras fábricas do Grupo e até outros clientes exteriores. Assim sendo, produz três tipos de granulado: RCT, RA, RN. Estes são obtidos a partir de desperdícios de cortiça de maior qualidade utilizada para o fabrico das rolhas naturais ou discos (aparas) e de cortiça com menor qualidade (refugo). Desta forma, permite que a cortiça seja 100% reciclável – o que resulta de desperdícios na produção de um tipo de rolhas pode servir de MP para outras rolhas ou até para outras secções (área de revestimento, por exemplo).

Após triturado há, então, três tipos de granulados como está comprovado na Tabela 3.1:

Tabela 3.1 - Tipos de Granulados

Granula- dos

Dimensão

(mm) Descrição

RCT 3-7 Granulado de maior granulometria. Utilizado em rolhas de Champanhe e Técnicas

RA 2-3 Granulado de granulometria média. Utilizado em rolhas Aglomeradas.

RN 1-2 Granulado de menor granulometria. Utilizado em rolhas Neutrocork.

Por vezes, existem granulados com diâmetro menor a 1mm que são considerados micro granulados mas não são utilizados na produção de rolhas. Após esta produção o granulado é, então, distribuído pelas fábri- cas.

Uma das fábricas existentes na UI Equipar é a Secção AGLO (Fábrica Aglomerada). Nesta secção são produzidas rolhas que se caracterizam por ter um corpo aglomerado de cortiça que pode ter granulado do tipo RCT e/ou RA – Rolha Aglomerada, ADVANTEC® e ADVANTEC COLOURS® e SPARK®.

A Rolha Aglomerada é uma rolha formada por um corpo de granulado aglomerado e é ideal para vinhos de consumo rápido, com um consumo até 6 meses após o engarrafamento. As rolhas ADVANTEC® e ADVANTEC COLOURS® tem a mesma base que as aglomeradas mas tem um processo de revestimento colorido; são ideias para vinhos de grande rotação. É uma rolha de valor acrescentado, na qual, todas as medidas preventivas e corretivas de combate ao TCA, desenvolvidas pela AMORIM, estão incorporadas. No caso da Colours, dotada de um revestimento alternativo com maior leque de cores. São, também, pro- duzidas as rolhas SPARK® que são rolhas para espumosos, destinadas a bebidas com gás de consumo rápido, com um pressão até 5 bar (Figura 3.9).

39

Figura 3.9 - Rolhas Aglomeradas

A outra secção que se ocupa com a produção de rolhas é a Secção Twin Top. Nesta fábrica são produzidas outras rolhas técnicas, as rolhas TT. Estas rolhas são constituídas por um corpo aglomerado de cortiça RCT e dois discos de cortiça natural de +/- 4mm de altura, que definem a classe da rolha. Esta composição permite responder de forma eficaz às mais elevadas exigências dos vinicultores. São, também, produzidas rolhas que apresentam as mesmas características mas em vez de ter disco nas duas pontas, apenas um dos lados tem disco e o outro lado é chanfrado – Rolhas Técnicas “0+1”. Pode, ainda, em alguns casos ocorrer rolhas com dois discos no mesmo lado e chanfro do outro – “0+2” (Figura 3.10).

Rolha TT Rolha 0+1 Rolha 0+2

Figura 3.10 - Rolhas TT

O presente caso de estudo foi aplicado na secção TT às rolhas TT e 0+1, pois considera-se uma secção importante, com uma elevada produção e onde já foi feito este estudo anteriormente. Esta secção produz rolhas semiacabadas, não são consideradas produto final já que ainda não estão tratadas nem marcadas portanto desta UI as rolhas são vendidas para diversos pontos do mundo onde existem Unidades de Dis- tribuição. Nestas unidades as rolhas são marcadas de acordo com o pedido do cliente e tratadas, só depois serão consideradas produto acabado. Estas Unidade de Distribuição (UD) estão presentes por todo o lado do Mundo, portanto os 3 milhões de rolhas TT e 0+1, que são produzidas diariamente, são enviados para diversas partes do globo (Figura 3.11).

40

Figura 3.11 - Presença Mundial da Amorim & Irmãos

As rolhas Twin Top são rolhas que apresentam uma elevada resistência mecânica, ideais para vinhos tran- quilos, frutados com longos períodos de estágio na garrafa. Existem três classes para as rolhas TT : A,B e C – sendo A a de maior qualidade e C a de menor.

A Figura 3.12 representa o processo de fabrico de uma rolha Twin Top e de uma rolha Aglomerada; é um processo simples que tem início na trituração da cortiça e termina na embalagem. O processo de fabrico das rolhas é aparentemente semelhante, no entanto, diversifica em pontos cruciais. A maioria da rolha Aglomerada é marcada e tratada na EQD – Equipar Distribuição, a fábrica de marcação e tratamento que faz parte da UI Equipar. Enquanto as rolhas Twin Top são embaladas em sacas e encaminhadas para outras UI para serem sujeitas aos restantes processos.