• Nenhum resultado encontrado

2.4 Bibliotecas universitárias e as ferramentas de rede social da Web

4.1.1 Questionário e levantamento de dados na internet

4.1.1.1 Caracterização das bibliotecas universitárias da UNESP, UNICAMP

Por meio das respostas obtidas com os instrumentos utilizados na coleta, descreve-se, quantitativamente, o total de BUs que usam as ferramentas de redes sociais em conjunto (UNESP, UNICAMP e USP) e, separadamente, por universidade, suas áreas de conhecimento e por categoria de ferramentas, de forma a responder o objetivo específico da pesquisa.

Gráfico 3 – Levantamento indicando a quantidade de BUs que utilizam as redes sociais na UNESP, UNICAMP e USP

Fonte: Próprio autor.

De acordo com o Gráfico 3, há igualdade entre as BUs que usam e as que não usam as ferramentas de redes sociais. Demonstra-se que ainda existe equilíbrio entre as bibliotecas dispostas e as não dispostas a experimentar as novas possibilidades proporcionadas por tais recursos. No Gráfico 2, apresenta-se algumas respostas e elabora-se uma análise dos motivos que levam as bibliotecas a não adotarem os recursos das redes sociais.

Segundo o ranking da Times Higher Education de 2011-2012, que avalia o desempenho dos estudantes e a produção acadêmica nas áreas de Engenharia e Tecnologia, Artes e Humanidades, Ciências da Vida, Saúde, Física e Ciências Sociais, verifica-se que as BUs das cinco primeiras colocadas na classificação internacional (ver Anexo D) possuem ferramentas de redes sociais. (TIMER HIGHER EDUCATION, 2011).

Esse índice serve como parâmetro para as BUs brasileiras, pois mostra que as bibliotecas das principais universidades estão fazendo uso das redes sociais.

Nesse mesmo ranking, a USP aparece na 178ª posição na classificação internacional, enquanto a UNICAMP situa-se entre o 276º e o 300º lugares (não há uma colocação específica). (TIMER HIGHER EDUCATION, 2011).

Da mesma forma, uma pesquisa intitulada “Panorama das Redes Sociais no Ensino Superior Brasileiro” identificou que de 2.099 instituições de ensino superior existentes no Brasil, 1.529 destas possuem canais oficiais de mídias sociais. (CADSOFT GESTÃO ACADÊMICA MODERNA, 2012).

Ainda segundo o relatório, o principal objetivo desse estudo é destacar que as instituições de ensino superior devem se aproximar dos anseios da denominada Geração Y de estudantes. Se as instituições de ensino superior brasileiras estão preocupadas em se inserir nas redes sociais e dialogar com a Geração Y, é natural imaginar que suas bibliotecas façam parte desse processo.

Gráfico 4 – Indicação da quantidade de BUs que utilizam as redes sociais na UNESP, UNICAMP e USP

Fonte: Próprio autor.

O Gráfico 4 indica que as bibliotecas da UNESP são as que mais usam as redes sociais, levando em consideração o total de bibliotecas pesquisadas, seguidas pelas bibliotecas da USP (em que quase ocorre uma igualdade entre as que usam e as que não usam as redes sociais) e, por fim, tem-se as bibliotecas da UNICAMP, com baixo índice de uso.

Também foi possível identificar, em cada universidade, as áreas de conhecimento que concentram o uso das ferramentas pelas bibliotecas.

Tabela 3 – Distribuição do total de BUs que possuem ferramentas de redes sociais, divididas por universidade e área do conhecimento

ÁREAS UNESP UNICAMP USP TOTAL

Interdisciplinar 6 2 4 12

Biológicas e da Saúde 5 1 8 15

Exatas e Tecnológicas 3 1 6 11

Humanas e Artes 6 2 6 14

TOTAL 20 6 24 50

Fonte: Próprio autor.

Com base nos dados da Tabela 3, constata-se que as bibliotecas da área de Exatas e Tecnológicas são as que menos utilizam as redes sociais, mesmo sendo as que possuem o maior número de bibliotecas na somatória das três universidades (Tabela 4).

Já as que mais utilizam as redes são as bibliotecas da área de Humanas e Artes, seguidas pela área de Biológicas e da Saúde, porém a área Interdisciplinar possui maior proporção de uso. Essa é uma questão que merece estudos posteriores mais detalhados.

Tabela 4 – Distribuição do total de BUs pesquisadas nas três universidades, por área do conhecimento

ÁREAS UNESP UNICAMP USP TOTAL

Interdisciplinar 9 3 7 19

Biológicas e da Saúde 9 5 14 28

Exatas e Tecnológicas 6 6 17 29

Humanas e Artes 6 11 8 25

TOTAL 30 25 46 101

Fonte: Próprio autor.

Observa-se que, contrariando as expectativas iniciais, as bibliotecas da área de Exatas e Tecnológicas não estão à frente das demais áreas na implantação das ferramentas de redes sociais. É de se supor que essas bibliotecas, por terem um público-alvo mais familiarizado com a tecnologia, investissem de forma pioneira em novas formas de comunicação com seus usuários.

De acordo com o Quadro 3, as cinco ferramentas de redes sociais mais utilizadas pelas bibliotecas consultadas são: Facebook e Twitter, seguidos por blog, Flickr e YouTube.

Quadro 3 – Ferramentas de redes sociais utilizadas pelas BUs da UNESP, UNICAMP e USP

REDES SOCIAIS UNESP UNICAMP USP TOTAL

1) Facebook 15 3 12 30 2) Twitter 8 2 20 30 3) Blog 11 2 15 28 4) Flickr 5 0 6 11 5) YouTube 5 0 3 8 6) Google+ 1 2 2 5 7) Picasa 2 1 2 5 8) Delicious 1 0 3 4 9) Orkut 3 0 1 4 10) LibraryThing 0 1 1 2 11) O Livreiro 1 1 0 2 12) LinkedIn 0 0 1 1 13) MySpace 0 1 0 1

Fonte: Próprio autor.

Os dados demonstram que a maioria das bibliotecas concentra o uso das redes sociais em somente três ferramentas. Duas delas – Facebook e Twitter – são, atualmente, as mais populares,93 e a terceira, o blog, é uma ferramenta que, segundo Curty (2008, p. 61), teve rápida aceitação por sua fácil operação.

Estranha-se o fato de quase não haver uso de redes sociais literárias (LibraryThing, O Livreiro e Skoob), um recurso com perfil e contexto, a nosso ver, para aplicação em bibliotecas de algumas áreas.

Com o levantamento quantitativo, constata-se que a UNESP e a USP se destacam na utilização das ferramentas, já a UNICAMP possui um uso incipiente, o que demonstra certo atraso nesse aspecto, em comparação às outras duas universidades.

Os motivos para a diferença entre as bibliotecas foram detectados nas entrevistas, e podem ser creditados a fatores como: cursos e treinamentos de

93 Estatística no tópico 2.4 “As bibliotecas universitárias e as ferramentas de rede social da Web”, p.

atualização oferecidos por suas coordenadorias e a postura proativa dos profissionais.94

Esse tópico, além de caracterizar as bibliotecas da UNESP, UNICAMP e USP quanto ao uso ou não de ferramentas de redes sociais, possibilitou atender ao seguinte objetivo da pesquisa:

 Identificar as ferramentas de redes sociais utilizadas pelas BUs.

E contribuiu na investigação dos desafios existentes na aplicação e no uso das ferramentas de redes sociais pelas BUs.

Com as entrevistas, busca-se conhecer os motivos da escolha das ferramentas de redes sociais mais citadas no Quadro 3 e responder os outros objetivos da pesquisa.