• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS

6 ANÁLISE DOS RESULTADOS

6.1 CARACTERIZAÇÃO DAS EMPRESAS

Considerou-se pertinente à operacionalização da pesquisa sobre o comportamento de sustentabilidade das empresas associadas à REDEPETRO-RN caracterizar as empresas da seguinte forma: 1 - Segmentos econômicos das empresas associadas à REDEPETRO-RN; 2 - Tempo de constituição das empresas; 3 - Número de funcionários das empresas associadas à REDEPETRO-RN (indicador relacionado ao porte da empresa); 4 - Tempo de associação à REDEPETRO-RN; 5 - Tempo de relacionamento com a Petrobras das empresas associadas à REDEPETRO-RN; e 6 - Faturamento médio anual das empresas associadas à REDEPETRO- RN. Busca-se, de modo geral, identificar se os referidos aspectos influenciam no desenvolvimento de iniciativas de sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Inicialmente, procurou-se identificar quais os segmentos econômicos das empresas constituintes da REDEPETRO-RN. Constatou-se como mais expressivo o universo de empresas associadas à área de serviço, representando 65%. Em uma análise mais apurada dos dados, identificou-se que apenas 21% das empresas de serviço (10 empresas) possuem uma atividade mais especializada na área de petróleo, como é o caso da Worknew com seu portifólio de atividades de oferta de serviços de usinagem e solda; tratamento e revestimento em metais; manutenção e reparação de tanques reservatórios metálicos e caldeiras, instalação de máquinas e equipamentos industriais. Algumas empresas de serviço (37) atendem tanto ao mercado de petróleo quanto a outros, indicando não dependerem apenas da prestação de serviços no segmento econômico de petróleo e gás natural.

As empresas atuantes na área comercial (13%), como a Potiflex (comércio de produtos hidráulicos e pneumáticos, mangueiras e terminais) e a Auto Peças São Paulo (venda de peças automotivas e carrocerias para caminhões), perceberam a associação à REDEPETRO-RN contribuindo para a conquista de novos mercados. Uma representação dos dados referentes aos segmentos econômicos das empresas estudadas é apresentada no Gráfico 10.

Gráfico 10 – Segmentos econômicos das empresas associadas à REDEPETRO-RN

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Das 16 indústrias pesquisadas (correspondente a 22% do total de empresas pesquisadas), 11 (68,8%) apresentam especialização no segmento de petróleo. Trata-se também de empresas atuantes na indústria da construção civil, como a Vipetro, que constrói e monta oleodutos, adutoras e gasodutos; tanques para armazenamento de petróleo e derivados; realiza pintura industrial, jateamento abrasivo à base de escoria de cobre e granalha de aço e constrói e monta estruturas metálicas em geral. Outras cinco indústrias pesquisadas informaram atender a diferentes mercados.

Outro aspecto importante para avaliar as empresas associadas à REDEPETRO-RN foi o tempo de funcionamento. Considera-se o tempo de funcionamento um indicador consequente do aperfeiçoamento do modelo gerencial e útil para dizer se a empresa conseguiu garantir sua sustentabilidade econômica.

No Gráfico 11, constata-se apenas 16% das empresas possuírem até 5 anos de funcionamento, evidenciando que a maior parte das empresas estudadas já estão no mercado há um tempo superior a 5 anos, com algum grau de experiência e com a construção de

Tal informação foi pertinente, pois indica as empresas terem seu funcionamento e criação não motivado pela REDEPETRO-RN, sendo a experiência de funcionamento um motivador à constituição de uma associação e se fazer parte dela, um meio para se ganhar vantagens competitivas.

Gráfico 11 - Tempo de constituição das empresas associadas à REDEPETRO-RN

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

A avaliação do número de funcionários foi um dos indicadores utilizados para definir o porte das empresas. Para o SEBRAE (2012), as microempresas industriais e de construção possuem até 19 funcionários, enquanto as microempresas comerciais e de serviços são aquelas com até 9 funcionários. As pequenas empresas industriais e de construção são aquelas de 20 a 99 funcionários, e as pequenas empresas comerciais e de serviços possuem de 10 a 49 funcionários. De acordo com Baum (1999), a idade organizacional é uma das linhas centrais da teoria da ecologia organizacional. Caso a empresa possua mais tempo de funcionamento, terá encontrado condições, ao longo da sua história, de haver desenvolvido premissas e um modelo organizacional garantidor de uma condição de sustentabilidade econômica. Também de acordo com Stinchcombe (1965), empresas mais jovens são mais vulneráveis. Desse modo, considera-se importante o apoio de arranjos interorganizacionais, como a REDEPETRO-RN, para garantir essas organizações alcançarem maior tempo de vida e equalizar ações de sustentabilidade econômica com iniciativas de sustentabilidade ambiental e social.

A partir dos dados apresentados no Gráfico 12, foi possível informar que 51% das empresas possuem menos de 20 funcionários, podendo ser classificadas, de acordo com o critério do SEBRAE (2012), como microempresas quando industriais, e pequenas quando

comerciais e de serviço. Ao mesmo tempo, 19% das empresas possuem mais de 50 funcionários, caracterizando a REDEPETRO-RN como constituída principalmente de um contingente de pequenas e médias empresas. Registra-se também a existência de grandes empresas no universo estudado. O estudo identifica, assim, um universo diversificado de empresas, indicando diferentes motivações em fazer parte de uma associação. A diversidade das empresas em termo de porte pode propiciar dinâmicas de negócio entre elas próprias. As empresas com maior número de funcionários são aquelas com atuação na indústria da construção civil, na terceirização de mão-de-obra e empresas especializadas na indústria do petróleo, como a Perbrás, que possui contratos com a Petrobras no Rio Grande do Norte e em outros estados concomitantemente. As empresas com menor quantidade de funcionários são consultorias (Meta Consultoria) e microempresas comerciais como a Mossoró Distribuidora e a Livraria Arte e Cultura e ainda aquelas prestadoras de serviços especializados, como lavanderias (Lavanderia São Joaquim) e copiadoras (E-Gráfica e Birô de Imagem).

Gráfico 12 - Número de funcionários das empresas associadas à REDEPETRO-RN

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Considerou-se também pertinente avaliar o tempo de associação à REDEPETRO-RN para identificar se esse tempo pode se relacionar à manifestação de um comportamento de maior sustentabilidade (social, ambiental e econômica) por parte das empresas associadas. A referida avaliação referente ao tempo de associação à REDEPETRO-RN é apresentada no Gráfico 13.

Gráfico 13 – Tempo de associação à REDEPETRO-RN

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

O Gráfico 13 demonstra que 40% das empresas pesquisadas, na época de realização da pesquisa (setembro-dezembro de 2011), possuíam entre um e dois anos de associação à REDEPETRO-RN; 25% das empresas estão associadas entre dois e três anos de funcionamento e 23% possuíam mais de três anos de associação. Tais resultados demonstram ter havido uma adesão constante das empresas à REDEPETRO-RN.

A partir da observação do Gráfico acima, foi possível afirmar que a constituição da REDEPETRO-RN tem se renovado a partir da entrada de novos membros. Durante a atividade de análise dos dados, constatou-se o ingresso de novos associados na REDEPETRO-RN, demonstrando a referida organização ter apresentado vantagens competitivas aos seus associados através de atividades como, por exemplo, a promoção e viabilização de encontros, feiras e eventos técnicos, científicos e comerciais com associações, entidades de classe e órgãos ligados às atividades de petróleo, gás, petroquímica e energia, nas diversas áreas de atuação da REDEPETRO-RN ou no fomento para a implantação das normas e procedimentos da Gestão de Qualidade, Segurança e Saúde, Responsabilidade Social e da Gestão Ambiental nas empresas associadas, apoiando-as na conquista de certificações segundo normas reconhecidas nacional e internacionalmente e o credenciamento junto aos órgãos fiscalizadores (REDEPETRO-RN, 2012). O Gráfico 13 indica a dinâmica de procurar associar-se à REDEPETRO-RN ter crescido de forma constante, com o incremento do número de associados em torno de 25-30 a cada ano. Essa informação denota reconhecimento no trabalho da associação. Gestores e parceiros têm tido boas apreciações sobre a organização, e o modelo organizacional proposto tem funcionado adequadamente.

Para avaliar os relacionamentos mantidos pelas empresas associadas à REDEPETRO- RN na economia do petróleo e do gás natural, procurou-se avaliar o tempo de relacionamento

das empresas estudadas com a Petrobras. Compreender se as empresas possuem negócio com essa última foi pertinente para avaliar a quantidade/percentual de empresas habilitadas a realizarem essa atividade e problematizar a forma como elas dependem da referida organização. Considera-se que as empresas prestadoras de serviços à Petrobras possuem modelos e controles gerenciais mais avançados, assim como mantêm informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas atualizadas, possuindo assim uma condição de maior sustentabilidade. Os resultados da avaliação do tempo de relacionamento das empresas associadas à REDEPETRO-RN com a Petrobras são representados no Gráfico 14.

Gráfico 14 - Tempo de relacionamento das empresas associadas à REDEPETRO-RN com a Petrobras

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

Observa-se, no Gráfico 14, 25% das empresas não possuírem relacionamento com a Petrobras e provavelmente terem se associado à REDEPETRO-RN para obter conhecimentos e relacionamentos que as posicionassem em melhores condições para realizar a prestação de serviços à corporação. 29% possuem um relacionamento recente com a Petrobras, entre 1 a 5 anos, tendo muitas dessas empresas conseguido se habilitar como fornecedoras da empresa a partir da sua associação à REDEPETRO-RN. Outras procuram a REDEPETRO-RN para trocar conhecimentos referentes à manutenção do seu cadastro de fornecedores junto à Petrobras.

Na análise das informações expostas no Gráfico 14 merece atenção o fato de a maior parte das empresas (46%) possuir relacionamento de mais de 5 anos com a Petrobras. Entre as empresas com mais de 20 anos de relacionamento com a referida empresa, identificam-se as

empresários já haviam sido funcionários da Petrobras, indicando o relacionamento interpessoal e informal ser um componente favorecedor à identificação de oportunidades de prestação de serviços por parte dos empresários.

Um outro indicador importante para a classificação do porte da empresa, de acordo com o SEBRAE (2012), foi o volume de faturamento. O referido aspecto também foi avaliado durante a pesquisa. No Gráfico 15, apresenta-se o faturamento médio das empresas estudadas.

Gráfico 15 – Faturamento médio anual das empresas associadas à REDEPETRO-RN

Fonte: Dados da pesquisa, 2012.

A definição de faturamento adotada foi a estabelecida pelo BNDES (2012) e refere-se à receita operacional bruta anual da organização provinda de: a) comercialização de produtos, bens e serviços nas operações de conta própria; b) definição de preço dos serviços prestados; e c) resultado nas operações em conta alheia, não incluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos. Em relação ao faturamento das empresas, 22% possuem um faturamento anual inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais), caracterizando-se como microempresas. No geral, empregam poucos funcionários, e as atividades são executadas principalmente pelo empreendedor e sócio da organização que assume funções de natureza operacional e estratégica. Muitas organizações buscam se associar à REDEPETRO- RN com a expectativa de aumentar o seu faturamento, conforme constatação obtida a partir de questão aberta apresentada no instrumento de pesquisa.

Nota-se também 7% das empresas com um faturamento anual superior a R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais) e inferior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais) anuais, enquanto 23% das empresas possuem um faturamento

superior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais). Pode-se considerar ainda nesta última faixa a inserção de empresas atuantes em várias atividades e com um grau de especialização maior na economia de petróleo e gás natural. A maior parte das empresas possui um faturamento superior a R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), tendo a Petrobras como principal ou importante cliente.

Os referidos aspectos de caracterização das empresas servem de subsídio para se estabelecer e avaliar possíveis correlações de variáveis explicativas para o objeto de pesquisa estudado, como, por exemplo, a relação entre o comportamento de sustentabilidade das empresas associadas à REDEPETRO-RN e o volume de faturamento, de modo a se identificar se o porte da empresa mensurado pelo seu faturamento influencia na adoção de práticas de sustentabilidade. Sobre o aprofundamento das reflexões referentes à sustentabilidade observada nas empresas associadas à REDEPETRO-RN apresenta-se o próximo tópico.