• Nenhum resultado encontrado

Caracterização das empresas e dos estudos de caso 113

CAPÍTULO 6 ESTUDO DE CASO 112

6.2 Caracterização das empresas e dos estudos de caso 113

As empresas nas quais a estratégia e o processo foram definidos e aplicados, foram a Linkway e a NBS, localizadas na cidade de São Carlos. A Linkway é uma empresa de pequeno porte que, além de prover internet, desenvolve aplicações Web. A NBS é uma pequena empresa de software, focada no desenvolvimento de aplicativos de gestão e administração pública.

A Linkway tem uma equipe de desenvolvimento formada por um gerente, três consultores de vendas, dois Web Designers, dois Desenvolvedores Java e três atendentes de suporte, dentre os quais um atua como testador. A empresa está no mercado de desenvolvimento de software web há quinze anos, e por ser de pequeno porte, possui um ciclo de desenvolvimento com entregas mais rápidas, que depende do cumprimento dos prazos, bem como da qualidade do produto para se manter no mercado.

A NBS possui uma equipe de desenvolvimento formada por um gerente, um desenvolvedor, dois analistas de suporte e um consultor de vendas. A NBS assim como a Linkway, é uma empresa de pequeno porte; entretanto, o mercado no qual atua já possui requisitos mais estáveis, pois as regras de negócio da área de administração pública não mudam com a mesma intensidade de outros setores. Apesar do foco do seu desenvolvimento ser sistemas Desktop, a NBS passou, nos últimos anos, a desenvolver também sistemas Web. Para facilitar o aprendizado e troca de informações sobre esse tipo de sistema, a NBS optou por alocar a equipe

de desenvolvimento web na Linkway, que já possui maior experiência na área. Dessa forma, a troca de experiências entre as equipes da NBS e Linkway auxiliam que no desenvolvimento web na NBS possa ocorrer de maneira melhor estruturada.

Os resultados apresentados referem-se ao trabalho realizado durante o acompanhamento de 3 sistemas web desenvolvidos pelas empresas Linkway e NBS. A definição das atividades realizadas pode ser vista na Tabela 6.1. No sistema CondLink, desenvolvido pela Linkway, a PW-PlanTe foi aplicada com o objetivo de validar a estratégia no que diz respeito ao planejamento. No sistema Consulta Pública, desenvolvido pela NBS, a estratégia foi aplicada com o objetivo de validar a estratégia tanto com relação ao planejamento como com relação ao processo de teste criado. Já no sistema Toalhas São Carlos, desenvolvido pela Linkway, a estratégia foi aplicada em um sistema já concluído com o objetivo de também validar o processo de teste.

Tabela 6.1 – Organização dos estudos de caso

Sistema  Empresa  Planejamento Teste  Objetivo 

A. CondLink  Linkway    

Avaliar  a  PW‐PlanTe  no  contexto  de  planejamento e gerenciamento de software  por meio do acompanhamento das iterações  de desenvolvimento. 

B. Consulta 

Pública  NBS     

Avaliar  a  PW‐PlanTe  da  seguinte  forma:  no  contexto de planejamento e gerenciamento  de software por meio do acompanhamento  das  iterações  de  desenvolvimento;  no  contexto  de  teste  realizando  um  comparativo entre os dados de cobertura e  defeitos coletados com o processo ad‐hoc e  com a aplicação da PW‐PlanTe.  C. Toalhas São  Carlos  Linkway      Avaliar a PW‐PlanTe no contexto de teste de  software  demonstrando  a  aplicação  do  processo  de  teste  em  um  sistema  já  desenvolvido e já no ambiente de produção,  de forma a verificar se seriam identificados  problemas  que  não  foram  descobertos  por  não existir um processo definido 

De forma que seja possível visualizar melhor as contribuições relacionadas ao planejamento e ao teste de software, nas próximas seções os estudos foram organizados da seguinte forma: na Seção 6.3 são apresentados os estudos de caso aplicados nos sistemas A e B, explorando a atividade de planejamento de software; e na Seção 6.4 são apresentados os estudos realizados nos sistemas B e C, explorando a atividade de teste de software. Ressaltam-se dois pontos:

(i) No sistema A, embora as atividades de teste também tenham sido realizadas, como era a primeira vez que a equipe estava aplicando o processo de teste juntamente com o uso das ferramentas, nem todas as informações foram registradas nas ferramentas. Apenas o tempo gasto na atividade de teste foi registrado, como será visto na seção seguinte. Assim, esse fato impediu que fosse feita uma avaliação do processo de teste nesse caso.

(ii) No sistema B, em que os dados de teste estão analisados na subseção 6.4.1, as atividades de teste foram aplicadas para avaliar o processo que estava ainda sendo definido. Essas atividades foram aplicadas com a supervisão da autora e anotadas conforme instruído pela estratégia. No entanto, quando a equipe passou a aplicar as atividades de planejamento nesse sistema, as atividades de teste foram negligenciadas pelo fato da equipe ainda não estar acostumada com o novo processo que estava em fase de implantação. Esse fato salienta a dificuldade tão mencionada na literatura, referente à mudança cultural. Sabe-se que esse é um dos principais fatores que impedem, muitas vezes, a implantação de um modelo de melhoria de processo em uma empresa.

Para ficar mais claro como tudo aconteceu, de forma cronológica, esses fatos estão representados na Figura 6.1.

Figura 6.1 – Estudos de caso realizados

O primeiro estudo realizado foi o estudo de caso 3, aplicado no sistema B (Consulta Pública), ainda durante a definição da estratégia, contando com a

supervisão da autora e com o intuito de avaliar a aplicação das atividades de teste em um sistema ainda em desenvolvimento.

O segundo estudo realizado foi o estudo de caso 1, aplicado no sistema A denominado CondLink, somente pela equipe de desenvolvimento, com o objetivo de avaliar a estratégia no planejamento e acompanhamento do trabalho a ser realizado.

O terceiro estudo realizado foi o estudo de caso 3, aplicado no sistema B, pouco tempo depois do início do estudo de caso 1. Também realizado somente pela equipe de desenvolvimento, assim como o estudo de caso 1, foi aplicado com o intuito de avaliar a estratégia no contexto do planejamento de software.

Por fim, o estudo de caso 4, foi aplicado pela autora no sistema C, denominado Toalhas São Carlos, após a definição da estratégia e com o objetivo de avaliar o processo de teste da PW-PlanTe.

6.3 Resultados da aplicação das atividades de planejamento da