• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5 ESTRATÉGIA PW-PLANTE 80

5.4 Estratégia PW-PlanTe e o Scrum 107

A Estratégia PW-PlanTe, como já dito anteriormente, foi desenvolvida com

base na Estratégia PCU|PSP e suas recomendações, assim como a PCU|PSP

possuem bastante similaridades com o framework ágil Scrum. Suas recomendações se complementam visto que enquanto o Scrum define “o que deve ser feito” a estratégia define “como deve ser feito” (SANCHEZ, 2008). Dessa forma, a estratégia PW-PlanTe busca responder questões de como estimar o trabalho a ser realizado, como os itens de trabalho do Product Backlog devem ser inseridos no Selected

Product Backlog, como devem ser estimadas as tarefas do Sprint, como gerenciar o

desenvolvimento dos Backlog Itens e a velocidade da equipe, e como o Scrum

Master avalia a evolução dos Desenvolvedores.

Os papéis do Scrum relacionam-se aos papéis da Estratégia PW-PlanTe como mostrado anteriormente sendo que o Scrum Master é representado pelo Gerente; a equipe de desenvolvimento corresponde ao Time; o Product Owner (PO) é o representante do cliente para a equipe de desenvolvimento.

O PO é o responsável pelo Product Backlog e deve definir quais são funcionalidades do produto de acordo com as necessidades estabelecidas pelo cliente. Ele é o representante do cliente na empresa e responde pela rentabilidade do produto, priorizando as funcionalidades de acordo com o valor de mercado e aceitando ou rejeitando os resultados do trabalho realizado pelo Time de desenvolvimento. Na estratégia PW-PlanTe o PO além de participar da reunião de planejamento ele deve ser também responsável por acompanhar o desenvolvimento do trabalho por meio da FireScrum, priorizando antes das reuniões os itens do backlog. Além disso, o PO é responsável por realizar testes informais de aceitação confirmando que o produto foi desenvolvido conforme o esperado.

O Scrum Master, representado na estratégia PW-PlanTe pelo gerente, é responsável por garantir que o Time de desenvolvimento se oriente pelas recomendações estabelecidas e assuma somente o trabalho que possa ser cumprido durante uma iteração. O Scrum Master deve ser responsável também por organizar as reuniões e remover os impedimentos que surjam no decorrer do trabalho. Na estratégia PW-PlanTe o Scrum Master deve ser também responsável por acompanhar por meio da FireScrum o trabalho realizado pelo Time, a resolução dos defeitos e o resultado dos testes. Por meio dos resultados obtidos por meio da Dashboard o Scrum Master deve acompanhar o tempo gasto com o desenvolvimento por cada membro do Time e realizar ajustes no planejamento por meio do cálculo do NDE. Com os dados obtidos por meio da ferramenta de cobertura o gerente deve acompanhar a cobertura dos testes realizados e verificar se é necessário aumentar o esforço empregado em testes.

O Time de desenvolvimento é formado pelos desenvolvedores e testadores. Os desenvolvedores são responsáveis pelo desenvolvimento dos itens elencados para uma iteração e devem quebrar e estimar o trabalho a ser desenvolvido em Tarefas que serão executadas na iteração. Os desenvolvedores são responsáveis também por apresentar os itens desenvolvidos ao PO, solicitar teste dos itens, integrar e publicar o sistema desenvolvido e analisar e corrigir os defeitos encontrados. Na FireScrum o desenvolvedor deve registrar e estimar as Tarefas, analisar e corrigir os defeitos registrados e também acompanhar o resultado dos testes realizados. Os relatórios gerados pela ferramenta de cobertura devem ser também analisados verificando se condizem com os resultados dos testes relatados na FireScrum. Por meio da Dashboard o desenvolvedor deve registrar e acompanhar o tempo gasto em suas atividades. Os testadores assim como os desenvolvedores devem acompanhar por meio da Dashboard o desenvolvimento das suas atividades, sendo que os testadores são responsáveis pela realização dos testes dos itens elencados para uma iteração. Os testadores devem criar casos de teste para cada item liberado pelo desenvolvimento para teste, registrar o resultado dos testes, registrar os defeitos encontrados, acompanhar a correção dos defeitos encontrados no sistema e gerar e acompanhar os resultados de cobertura dos testes realizados.

A estratégia PW-PlanTe contempla as atividades Planejamento 1 do Sprint, Planejamento 2 do Sprint, atividades de acompanhamento do Sprint e a atividade de Retrospectiva, como pode ser observado na Figura 5.16.

Os requisitos do sistema levantados pelo Product Owner são denominados no

Scrum como Product Backlog. Com base nesse Product Backlog é realizada a

reunião de planejamento 1 do sprint, onde o PO, o Scrum Master e o Time definem as prioridades do produto a ser desenvolvido. Na estratégia PW-PlanTe esta etapa é realizada por meio da primeira reunião de planejamento representada pela Etapa 1, onde os itens que compõem o Product Backlog são estimados quanto ao seu tamanho. Por meio dessa estimativa é possível derivar estimativas de prazo e custo iniciais. A estratégia PW-PlanTe permite que seja possível calcular o tempo despendido para desenvolver cada item do sistema baseando-se na complexidade atribuída por meio dos pontos e no NDE da equipe de desenvolvimento. Por meio da estratégia PW-PlanTe é possível selecionar somente os itens do Product Backlog que cabem em uma iteração ou Sprint.

Após a definição do Product Backlog as Etapas 1, 2 e 3 da estratégia que correspondem ao Planejamento 2 do Sprint devem ser executadas refinando a complexidade atribuída para os itens selecionados para o próximo Sprint. Cada membro do Time deve então quebrar os itens atribuídos em Tarefas e realizar a estimativa de tempo para cada Tarefa.

Durante o desenvolvimento do sistema o Time deve realizar as etapas de 4 a 11 da estratégia, onde devem realizar também o controle do tempo e o cálculo do NDE. Por meio do cálculo do NDE proposto pela estratégia PW-PlanTe, as atividades do Sprint podem ser acompanhadas permitindo ao Scrum Master replanejar, caso seja necessário o trabalho que cabe nos próximos Sprints.

Durante a reunião de retrospectiva, correspondente a Etapa 12 da estratégia PW-PlanTe, todas as atividades e tarefas realizadas devem ser revisadas e os problemas ocorridos devem ser discutidos e, dentro do possível, solucionados.

Durante a realização do Sprint as atividades que tenham tido algum impedimento, devem ser levantados durante as reuniões diárias e de retrospectiva, de forma que toda a equipe possa estar a par dos problemas existentes.

Finalmente, na atividade de Retrospectiva é feita uma revisão de todas as atividades e tarefas realizadas ao longo de todo processo e deve ser analisado o que funcionou e o que precisa ser melhorado.

O Scrum Master atua como facilitador nas reuniões diárias previstas no método Scrum, e torna-se o responsável por remover quaisquer obstáculos que sejam levantados pela equipe nessas reuniões. A lista desses impedimentos é conhecida como Impediment Backlog, que devem ser discutidos durante as reuniões diárias e solucionados.