• Nenhum resultado encontrado

Caracterização das indústrias em estudo

No documento 2013NairaBarbacovi (páginas 62-66)

Para a caracterização das indústrias, fez-se um levantamento de informações referentes à área de atuação de cada indústria, após identificou-se as que participaram do estudo e na sequência analisou-se a forma de gerenciamento dos resíduos industriais.

4.1.1 Levantamento da área de atuação das indústrias Metal-mecânica de Erechim, RS

De acordo, com dados da Prefeitura Municipal de Erechim, RS (2012), o ramo que mais cresceu no período de 1985 a 2005 foi o Metal-mecânico, o qual aumentou em média 25,4% a quantidade de empregados. A principal causa do grande crescimento deste setor foi, principalmente, a expansão do parque industrial, que fez com que a cidade de Erechim, RS crescesse quatro vezes mais que a média do Brasil e quase três vezes mais do que o Rio Grande do Sul. Este crescimento também deriva-se, em certa medida, da migração de pecuaristas e agricultores, muitos dos quais migraram para a indústria, encontrando na mesma uma nova alternativa econômica.

Com relação às informações referentes à quantidade de indústrias existentes no município, os órgãos públicos pesquisados, forneceram três listas com nomes de indústrias, para que se pudesse fazer o levantamento para a realização do estudo, com as quais foi possível identificar um número aproximado de indústrias Metal-mecânica.

A partir dessas três listas fornecidas pelos órgãos públicos, fez-se a classificação das mesmas, onde obteve-se a informação de que existem aproximadamente 80 indústrias Metal- mecânica, com áreas de atuação diversificada. As áreas de atuação compreendem:

a) indústrias de artigos de cutelaria e ferramentas manuais, sem tratamento de superfície e sem pintura;

b) fabricação de estruturas artefatos recipientes outros metálicos, sem tratamento de superfície e com pintura (exceto pincel);

c) fabricação de estruturas e artefatos recipientes outros metálicos, sem tratamento de superfície e com pintura a pincel;

d) fabricação de estruturas artefatos recipientes outros metálicos, sem tratamento de superfície e sem pintura;

e) fabricação de máquinas e aparelhos, sem tratamento de superfície inclusive tratamento térmico, sem fundição e com pintura;

f) fabricação de utensílios, peças acessórios, sem tratamento de superfície, inclusive tratamento térmico, sem fundição e com pintura;

g) fabricação de utensílios, peças e acessórios, sem tratamento de superfície, inclusive tratamento térmico, sem fundição e sem pintura.

Segundo informações da Prefeitura Municipal todas as indústrias possuem Licenciamento Ambiental.

4.1.2 Identificação das indústrias onde foi realizado o estudo sobre gerenciamento dos resíduos

Após o levantamento das informações referentes à quantidade aproximada de indústrias Metal-mecânica de Erechim, RS e da área de atuação das mesmas, entrou-se em contato com as 80 indústrias levantadas segundo dados da Prefeitura. Em um primeiro momento esse contato ocorreu por telefone, realizando assim o agendamento das visitas. Paralelamente, também se realizou contato com a Secretária de Meio Ambiente e Secretária de Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de conhecer a forma de controle realizada por esses órgãos públicos em relação aos resíduos industriais.

Dessa forma, constatou-se que há uma preocupação por parte desses órgãos públicos com a destinação desses resíduos, conscientizando e fiscalizando para que as indústrias deem a destinação correta, caso contrario, em muitos casos há a aplicação de multas. Esse controle é feito através de visitas (não frequentes) e na ocorrência de denuncias de irregularidades. As indústrias são orientadas a entregar todo o ano à prefeitura documentos que comprovem que estão dando destino correto aos resíduos, esses documentos são assinados e são de responsabilidades das indústrias e do Engenheiro responsável.

Das 80 indústrias Metal-mecânica de Erechim, RS, 30% aceitaram participar deste estudo, ou seja, uma amostra de 25 indústrias, de ramo de atividade e tamanho de indústrias diferenciado.

As indústrias que participaram do estudo compreendem: indústrias de fabricação de estruturas, artefatos, recipientes e outros metálicos, sem tratamento de superfície e com pintura (exceto pincel) estas também caracterizadas como indústrias de estruturas e esquadrias metálicas; indústrias de fabricação de máquinas e aparelhos, sem tratamento de superfície inclusive tratamento térmico, sem fundição e com pintura, estas caracterizadas como indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos; indústrias de fabricação de peças e utensílios e acessórios, sem tratamento de superfície inclusive tratamento térmico, sem fundição e com pintura, caracterizadas também, como indústrias de fabricação de peças e acessórios e indústrias de funilaria.

A Figura 5 apresenta o número total de indústrias que participaram do estudo e a área de atuação das mesmas.

Figura 5 - Quantidade e tipo de indústrias participantes do estudo.

Fonte: próprio Autor (2013).

Através da Figura 5 observa-se, que das 25 indústrias Metal-mecânica, tem-se nove indústrias de esquadrias e estruturas metálicas, as quais fabricam em sua maioria, grades, portões, portas e janelas metálicas, além de estruturas em aço para pavilhões. Também visitou-se cinco indústrias de fabricação de peças e acessórios, que atuam na fabricação de peças mecânicas diversas (parafusos, porcas, engrenagens, pinos, entre outras). Em relação, as indústrias de fabricação de máquinas e equipamentos foram visitadas nove indústrias e estas

9 5 9 2 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Indústrias de esquadrias e estruturas metálicas Indústrias de fabricação de peças e acessórios Indústria de fabricação de máquinas e equipamentos Funilaria Quantidad e de indústr ias

fabricam, secadores (erva mate, maravalha, serragem, bagaço de cana, lodos industriais), ciclone, classificadores, máquinas de fazer tela, etc. Visitou-se duas indústrias de funilaria, estas atuam na fabricação de calhas algerosas, tubulações, exaustores, dentre outras.

Em relação à classificação por porte, a Figura 6 apresenta a porcentagem de indústrias Metal-mecânica estudada de acordo com o porte e ramo de atuação.

Figura 6 - Classificação das indústrias por porte.

Fonte: próprio Autor (2013).

A Figura 6 apresenta o porte das indústrias estudadas e a área de atuação de cada uma, ressalta-se que o estudo selecionou indústrias de pequeno e médio porte. Das indústrias visitadas 67% das indústrias de estruturas metálicas são de pequeno porte e 33% são indústrias de médio porte. Já as indústrias de fabricação de peças representaram 80% de indústrias de pequeno porte e 20% são de médio porte. As indústrias de fabricação de máquinas visitadas em sua maioria 78% foram de pequeno porte e 22% de médio porte. Já em relação às funilarias estudadas todas classificaram-se como de pequeno porte.

Com relação à disponibilidade das informações por parte das indústrias que aceitaram participar do estudo, não houve restrição na coleta dos dados, todas se mostraram interessadas pelo estudo, sendo que todas as informações que as mesmas tinham em relação aos resíduos foram fornecidas.

Nas indústrias de pequeno porte as entrevistas se deram com os próprios proprietários. Já nas indústrias de médio porte as entrevistas se deram com os responsáveis pela parte administrativa e ambiental das indústrias, a maioria dos entrevistados tanto nas pequenas

67% 80% 78% 100% 33% 20% 22% 0% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Indústrias de esquadrias e estruturas metálicas Indústrias de fabricação de peças e acessórios Indústria de fabricação de máquinas e equipamentos Funilaria Porcentagem por porte de indústrias Ind. pequeno porte Ind. médio porte

quanto nas indústrias de médio porte, foram pessoas do gênero masculino, e que trabalhavam mais de cinco anos nas indústrias.

4.1.3 Identificação do atual sistema de gerenciamento dos resíduos sólidos industriais

Através das visitas realizadas, constatou-se que as indústrias não possuem um sistema de gestão de resíduos implantado, algumas indústrias disseram de estar em fase de implantação de um sistema, mas não deram detalhes em relação ao modelo do mesmo. No entanto, todas as indústrias tanto de esquadrias e estruturas metálicas, como as de máquinas e equipamentos, de peças e acessórios, bem como as funilarias, realizam a segregação, identificação dos resíduos e o armazenamento conforme exigência das normas, e encaminham estes a empresas licenciadas para darem o destino final.

A fiscalização dessas formas de armazenamento e acondicionamento é realizada pela Prefeitura do município, sendo o órgão responsável a Secretária de Meio Ambiente.

4.2 Diagnóstico do processo de armazenamento e disposição final dos resíduos das

No documento 2013NairaBarbacovi (páginas 62-66)