• Nenhum resultado encontrado

Identificação do indicador referente ao gerenciamento de resíduos

No documento 2013NairaBarbacovi (páginas 81-84)

4.3 Identificação dos indicadores ambientais das indústrias Metal-mecânica

4.3.3 Identificação do indicador referente ao gerenciamento de resíduos

Para análise desta fase, subdividiu-se esta em dois tópicos, o primeiro analisa as informações coletadas referentes ao indicador gerenciamento de resíduos e o segundo tópico esta relacionado às práticas ambientais referentes a este indicador.

a) Indicador referente ao gerenciamento de resíduos

Buscando-se identificar quais indústrias possuem programas de gerenciamento de resíduos, realizaram-se visitas e aplicação de um questionário semiestruturado com os responsáveis pelas indústrias. Desta forma constatou-se que as indústrias de máquinas e equipamentos apresentaram um percentual de 22% em relação a alguma prática ambiental. As indústrias de peças e acessórios, estruturas e esquadrias metálicas e as funilarias apresentaram 0%, ou seja, não adotam nenhuma prática ambiental referente a esse indicador. A Figura 11 apresenta esses percentuais.

Figura 11 - Percentual de indústrias Metal-mecânica que adotam práticas ambientais referentes ao indicador gerenciamento de resíduos.

Fonte: próprio Autor (2013).

De acordo com a Figura 11, verificou-se que, as indústrias classificadas como indústrias de máquinas e equipamentos das 9 indústrias pesquisadas, 2 adotam práticas ambientais e estas são classificadas de médio porte. As demais indústrias de esquadrias e estruturas metálicas, peças e acessórios e funilarias não pontuaram em relação a esse indicador.

b) Práticas ambientais referentes ao indicador gerenciamento de resíduos

Com relação ao indicador gerenciamento de resíduos, buscaram-se informações referentes às seguintes práticas ambientais: existência de programas de gerenciamento de resíduos, realização da análise de ciclo de vida do produto, utilização de programas de reúso de água e se as indústrias realizam tratamento de efluentes. A Figura 12 apresenta as práticas ambientais e o percentual de indústrias que adotam em seus sistemas produtivos.

0% 25% 50% 75% 100% Indústrias de esquadrias e estruturas metálicas Indústrias de fabricação de peças e acessórios Indústria de fabricação de máquinas e equipamentos Funilaria 0% 0% 22% 0% Percentual das em presas com prát icas am bient ai s

Figura 12 - Práticas ambientais relacionadas ao indicador gerenciamento de resíduos.

Fonte: próprio Autor (2013).

A prática ambiental relacionada a programas de gerenciamento de resíduos buscou analisar se as indústrias adotavam um sistema de gerenciamento para os resíduos gerados. Um sistema de gerenciamento de resíduos de acordo com Ferreira (2002) deve considerar a identificação dos resíduos gerados pelas indústrias e seus impactos na saúde e no meio ambiente, conhecer o destino final de disposição dos resíduos gerados tanto na forma líquida quanto na forma sólida; estabelecer uma classificação dos resíduos de acordo com uma norma técnica compreendida e aceita por todos; demonstração de normas e responsabilidade no gerenciamento e eliminação dos resíduos; previsão na redução dos resíduos gerados e utilização dos tratamentos disponíveis.

De acordo com o estudo, nenhuma indústria adota a prática ambiental relacionada a programas de gerenciamento de resíduos. No entanto, 2 indústrias de máquinas e equipamentos e 1 indústria de peças e acessórios, disseram estar em fase de implantação de um sistema de gerenciamento de resíduos, pois sabem da importância ambiental, econômica e social ao se adotar um sistema de gerenciamento correto, porém não deram detalhes dos planos que estão em implantação. As demais indústrias reconhecem a importância de se fazer um gerenciamento, no entanto, a falta de conhecimento, de pessoal capacitado e os custos foram os fatores apontados pelos mesmos pela não implantação.

Em relação à prática relacionada à análise de ciclo de vida, esta permite o gerenciamento e preservação dos recursos naturais, bem como, avaliar os impactos ambientais relacionados com o desenvolvimento de um produto, desde a sua fabricação, utilização, manutenção, e disposição final; incluindo aquisição de matéria-prima necessária para a fabricação do produto. Através disso é possível avaliar os potenciais impactos nos recursos naturais, no ambiente e na saúde humana.

0% 25% 50% 75% 100%

A indústria faz tratamento de efluentes Utiliza-se de programas de reuso de água Realiza análise de ciclo de vida Existem programas de gerenciamento de resíduos

8% 8% 0% 0%

Ou seja, a avaliação de ciclo de vida permite o desenvolvimento e melhoria de produtos, bem como de políticas públicas, no momento em que há a preocupação com o destino final do produto, quando este já é considerado resíduo. De acordo com o estudo nas indústrias Metal- mecânica de Erechim, RS nenhuma indústria realiza essa análise de ciclo de vida de seus produtos.

Também analisou-se as práticas ambientais relacionadas a programas de reúso de água, e se as indústrias realizavam tratamento de efluentes. A análise dessas duas práticas se fez conjuntamente, 8% do total, ou seja, 2 indústrias, estas caracterizadas pela fabricação de peças e acessórios. De acordo com essas indústrias, a realização do reúso da água se dá após a realização do tratamento do efluente, ou seja, a água utilizada no processo produtivo para a lavagem das máquinas e equipamentos, higienização dos funcionários, limpeza dos pisos das áreas de produção das indústrias, passa por um processo de tratamento, onde são eliminados óleos, graxas e impurezas, após esse processo a água pode ser reutilizada no processo produtivo, já os óleos, graxas e demais impurezas são acondicionadas em galões, e encaminhados a empresas licenciadas darem o destino final.

As demais indústrias não realizam nenhuma dessas práticas, em relação ao reúso da água, essas justificaram a não realização de tal prática pelo fato das indústrias utilizarem pouca quantidade de água, sendo essa, utilizada para higienização dos funcionários e limpezas de pisos nas áreas de produção. Essa água utilizada para lavagem de pisos sofre contaminação de óleos e graxas, dessa forma, eles acondicionam esta água contaminada em galões e encaminham para empresas licenciadas darem a destinação final. Em relação ao tratamento de efluentes essas indústrias não possuem nenhum programa.

No documento 2013NairaBarbacovi (páginas 81-84)