• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I ASPECTOS DEMOGRÁFICOS DO ENVELHECIMENTO

1.5 Caracterização do Distrito de Vila Real

Devido ao facto deste estudo se desenrolar nos Lares de idosos e CD´s do Distrito de Vila Real (Fig. 1.8), procederemos a uma breve descrição do mesmo, tendo em vista conhecer um pouco da sua realidade.

O Distrito de Vila Real, o décimo primeiro maior Distrito de Portugal, com uma área de 4.328 Km2 e uma população residente de 210.480 (INE, 2011), e com a sede do Distrito na cidade de Vila Real, faz fronteira a Norte com a Espanha, a Leste com o Distrito de Bragança, a Sul com o Distrito de Viseu, e a Oeste com os Distritos do Porto e Braga. Faz parte da Região Norte, e compõem-no 14 concelhos, distribuídos por diferentes Unidades Territoriais para fins estatísticos, vulgarmente designadas por NUTS (INE, 2011),que se apresentam na Figura 8 e Quadro 7.

Fonte: http://www.mapadeportugal.net/

Tabela 7 - Concelhos do Distrito de Vila Real por NUTS III

Alto Trás-os-Montes Douro Tâmega

Boticas Alijó Mondim de Basto

Chaves Mesão Frio Ribeira de Pena

Montalegre Peso da Régua

Murça Sabrosa

Valpaços Santa Marta de Penaguião Vila Pouca de Aguiar Vila Real Fonte: INE, 2011

Caracterizam o Distrito a grande diversidade quanto à área, a população residente e a densidade populacional. Assim, desde concelhos relativamente pequenos, com uma área de 26,6 km2 (Mesão Frio), a outros relativamente grandes, com uma área de 805,5 km2 (Montalegre), e também concelhos com um número de habitantes que varia de 4.433 (Mesão Frio) a 51.850 (Vila Real).

Quanto à densidade populacional, varia de 12,9 habitantes/km2 (Montalegre) a 179,7 habitantes/km2 (Peso da Régua), (INE, 2011). O eixo constituído pelos concelhos de Vila Real e Peso da Régua representa cerca de 68% dos residentes, assumindo a cidade de Vila Real um papel essencial na região, pela sua centralidade geográfica e estrutura económica, apresentando-se como um pólo de crescimento em diferentes sectores, tais como, a saúde, o ensino, o turismo e o investimento externo.

Considerando o poder de compra médio atribuído ao País (100), dos 12 municípios com menor poder de compra per capita23 manifestado, 10 pertenciam ao Interior da região Norte, distribuindo-se pelas sub-regiões Tâmega, Douro e Alto Trás-os-Montes (INE, 2011).

Os traços tradicionais da diferenciação norte-sul e litoral-interior estão ainda presentes, e a maior aproximação espacial, subsequente da melhoria nas vias de comunicação, não tem contribuído para a fixação da população. Aliás, Barreto

23 O Indicador per Capita (IpC) do poder de compra corresponde ao fator com maior poder explicativo extraído da análise fatorial, explicando, após rotação, 51,6% da variância total das variáveis de base. Pretende traduzir o poder de compra manifestado quotidianamente, em termos per capita, nos diferentes municípios ou regiões, tendo por referência o valor nacional (Portugal = 100), (INE, 2011).

82 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA | PORTO

(2000) sublinha que as mudanças demográficas ocorridas na região norte estão marcadas pelo impacto da emigração, sendo evidente a permanência dos processos de interioridade.

No entanto, há que considerar que as estatísticas demográficas mais recentes revelam outras assimetrias regionais bem visíveis nesta região. O concelho de Vila Real, com uma área de 378,8 km2 e uma população que ronda os 50.000 habitantes, apresenta a maior densidade populacional, 136,5 habitantes/km2 (INE, 2011).

Do ponto de vista demográfico, faremos um resumo dos dados atinentes a deste Distrito, objetivando perceber acima de tudo o que se passa com a sua população idosa.

As sub-regiões do Tâmega, Douro e Alto Trás-os-Montes que pertencem ao Distrito de Vila Real, têm sofrido uma redução em termos populacionais, apresentando mesmo um saldo natural negativo. Uma análise de maior pormenor diz respeito à evolução da população, no Distrito de Vila Real, nos diferentes grupos etários, cuja quantificação se apresenta na Tabela 8.

Tabela 8 - Indicadores demográficos do Distrito de Vila Real, 2011

Indicador Distrito de Vila Real

Douro Alto Trás-os-Montes Tâmega

População dos 0-14 anos % 13,1 11,2 16,8

População dos 15-64 anos % 64,1 61,3 69,3

População ≥ 65 anos % 22,8 27,6 13,9

Índice de dependência de idosos % 35,5 44,9 20,1 Índice de dependência de jovens % 20,5 18,2 24,3

Índice de envelhecimento % 173,5 247,1 82,7

Fonte: INE (2013)

Considerando os resultados dos últimos censos e estimativas entretanto efetuadas, e pela análise da Tabela 8, em 2011, a população idosa com 65 ou mais anos de idade, na sub-região do Alto Trás-os-Montes, é de 55 959 pessoas, (27,6%); na sub-região do Douro é de 46 643 pessoas (22,8%) e na sub-região do Tâmega é de 76 601 pessoas (13,9%).

Na mesma linha de análise (ver Quadro 1), e de acordo com a mesma fonte, as regiões NUTS III onde se observou os índices de envelhecimento mais elevado

foi no Alto Trás-os-Montes (247,1). No sentido oposto, a sub-região do Tâmega foi as regiões NUTS III com o valor mais reduzido deste indicador (82,7), (INE, 2013).

Quanto ao índice de envelhecimento no Distrito de Vila Real (ver Tabela 8), verifica-se que tem aumentado em todos os concelhos, no período compreendido entre 1960 a 2011. Montalegre é o concelho que apresenta maior índice de envelhecimento, seguido de Valpaços e Boticas; contrariamente, o concelho de Vila Real apresenta o menor índice de envelhecimento, seguido do concelho Peso da Régua.

Quadro 1 - Índice de independência de idosos, do Distrito de Vila Real, 2011

Fonte: PORDATA

Relativamente ao índice de dependência de Jovens, no Distrito de Vila Real (ver Quadro 2), verifica-se que tem diminuído em todos os concelhos, no período compreendido entre 1960 a 2011. Mondim de Bastos é o concelho que apresenta maior índice de dependência de Jovens, seguido de Vila Real e Ribeira de Pena; contrariamente, o concelho de Boticas apresenta o menor índice de dependência de Jovens, seguido do concelho Valpaços.

84 UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA | PORTO

Quadro 2 - Índice de dependência de Jovens, do Distrito de Vila Real, 2011

Fonte: PORDATA

Por último, em relação ao índice de envelhecimento, no Distrito de Vila Real (ver Quadro 3), verifica-se que tem aumentado em todos os concelhos, no período compreendido entre 1960 a 2011. Montalegre é o concelho que apresenta maior índice de envelhecimento, seguido de Boticas e Valpaços; contrariamente, o concelho de Vila Real apresenta o menor índice de envelhecimento, seguido do concelho Mondim de Bastos.

Quadro 3 - Índice de envelhecimento, do Distrito de Vila Real, 2011

Resumindo, o Distrito de Vila Real obedece ao que já foi mencionado anteriormente para a população portuguesa em geral, sendo de realçar a diminuição da sua população (tendo em conta os últimos censos), assim como o seu duplo envelhecimento, constituindo o grupo etário dos idosos o segundo com mais efetivos suplantando o grupo etário dos jovens.