• Nenhum resultado encontrado

Caracterização do acesso ao posto de operação

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.2. Caracterização dos tratores agrícolas e as condições de segurança

5.2.6. Caracterização do acesso ao posto de operação

I. Presença de degraus de acesso ao posto de operação

Em observância ao previsto no item 10.1 da norma NBR ISO 4254-1 (1999), todas as máquinas, incluindo os tratores agrícolas, devem possuir na sua estrutura, degraus que permitam o acesso do operador ao posto de operação, tornando esta tarefa facilitada, confortável e segura.

De acordo com estas informações, foi realizada a caracterização deste componente, observando a presença, a segurança e o estado de conservação dos degraus nos tratores agrícolas encontrados na região pesquisada.

Como pode ser verificado na Figura 36, 74,82% dos tratores possuem ao menos um degrau localizado no lado esquerdo do trator permitindo o acesso seguro ao posto de operação, independente do tempo de utilização dos tratores analisados e da condição em que encontra este degrau.

Figura 36 – Presença de degraus de acesso ao posto de operação em relação ao tempo de utilização dos tratores agrícolas.

Quanto aos degraus dos tratores florestais, o primeiro degrau em todas as máquinas é na própria esteira de rolagem, diferentemente dos tratores agrícolas, dificultando o primeiro acesso às máquinas e tornando arriscada a operação.

Por este motivo, este primeiro degrau apresenta profundidade fora dos padrões estabelecidos, dificultando o posicionamento do pé de apoio do operador de forma correta ao acessar o posto de comando.

Os degraus de acesso devem ser mantidos em perfeito estado de utilização, uma vez que, nos tratores agrícolas ocorre com frequência a quebra ou o entortamento destes, devido a constantes contatos com obstáculos durante a execução dos trabalhos no campo.

Verificou-se no geral a não reparação dos degraus após serem danificados e, quando isso acontece, o reparo é realizado de forma paliativa não retornando com os mesmos à posição original e sem utilizar materiais adequados.

II. Medidas e segurança dos degraus de acesso ao posto de operação

A norma NBR ISO 4254-1 (1999) trata do dimensionamento e dos critérios de segurança relativos aos degraus de acesso nos tratores agrícolas. Esta mesma norma estipula que a distância entre o primeiro degrau e o solo deve ser, no máximo, de 0,55 m de forma a permitir menor esforço do operador em acessar o posto de comando, principalmente, os de estatura mais baixa.

Está demonstrado nas Figuras 37 e 38 que na maior parte dos tratores agrícolas analisados que possuem um ou dois degraus, independente do tempo de utilização do trator, a altura do primeiro degrau em relação ao solo está fora do padrão estabelecido pela norma citada.

A altura média do primeiro degrau até o solo encontrada nos tratores foi de 0,56 m, sendo que esta medida variou de 0,51 a 0,78 m.

Quanto à largura dos degraus onde a norma recomenda que deva ser de 0,20 m de espaço para colocação dos pés, a maioria dos tratores (82,3%) encontra-se de acordo e até, acima do recomendado, o mesmo ocorrendo

quanto à distância entre os degraus para o mesmo critério, um ou dois degraus, onde a maioria dos tratores (83,4%) atendeu as especificações.

Em relação à distância entre os degraus, no caso de dois ou mais degraus, recomenda-se que o último esteja a 0,30 m da plataforma de operação, assim como, entre os degraus. Para tratores com apenas um degrau é recomendado que este esteja a, no máximo, 0,35 m da plataforma de operação.

Figura 37 – Proporção de tratores com apenas um degrau de acesso que se encontra com as medidas dentro das normas NBR ISO 4254-1 (1999).

Figura 38 – Proporção de tratores com dois ou mais degraus de acesso que atendem a norma NBR ISO 4254-1 (1999).

que não acontece com as máquinas florestais, que tem seus degraus com terra acumulada, folhas, pedaços de madeira e raízes, prejudicando o equilíbrio necessário ao operador, além de permitir que este leve sujidade para dentro da cabina.

Também, devem ser mantidos em perfeito estado de utilização, uma vez que, nos tratores agrícolas ocorre com frequência a quebra ou o entortamento dos degraus de acesso, fato verificado em 23,4% dos tratores analisados. Foram verificados ainda, tratores com degraus não originais onde se utilizou material diverso na reconstrução dos mesmos.

Quanto a segurança dos degraus, a norma NBR ISO 4254-1 (1999), item 10.1 recomenda que estes possuam superfície antiderrapante e batente vertical unindo os degraus de ambos os lados. Além disso, a norma recomenda que os degraus estejam colocados num plano vertical.

Neste item foi verificado que a maioria dos tratores (94,5%) com até 10 anos de utilização apresentavam a superfície dos degraus com piso antiderrapante seja por ranhuras ou por furos (Figura 39).

Em relação ao batente lateral unindo os degraus, 74,4% dos tratores com até 10 anos de utilização apresentavam este item de segurança, conforme a Figura 40.

Figura 39 – Proporção de tratores com e sem superfície antiderrapante nos degraus de acesso.

Figura 40 – Proporção de tratores com e sem batente lateral nos degraus de acesso em relação ao tempo de utilização dos tratores agrícolas amostrados.

Observou-se entre os tratores amostrados que grande parte destes possui os dispositivos de segurança em questão e se encontram dentro das normas. Vale relatar que os tratores que não possuem tais dispositivos ou estes não se encontram dentro das especificações ainda é alto e podem contribuir com o aumento do índice de acidentes.

Devido ao alto número de tratores que apresentaram os degraus reparados de forma irregular e com materiais não apropriados percebeu-se que, o índice de quebras e torções destes degraus está além do limite aceitável, devendo ser verificada a possibilidade de torná-los retráteis, evitando que sejam danificados.

Levando-se em consideração tudo o que foi avaliado e analisado a respeito de itens de segurança nos degraus de acesso, verificou-se que os tratores agrícolas em uso nas regiões pesquisadas apresentam deficiências quanto a este aspecto.

Embora a maior parte dos tratores agrícolas analisados possua os itens de segurança previstos pelo item 10.1 da NBR ISO 4254-1 (1999), uma grande proporção não possui estes dispositivos.

III. Presença dos manípulos/pega mão de acesso ao posto de operação

Neste item foram analisados os manípulos utilizados pelos operadores como apoio para as mãos a fim de facilitar o acesso e descida do posto de operação. As recomendações de fabricação e instalação destes manípulos estão presentes na norma NBR ISO 4251-1 (1999).

A proporção dos tratores que apresentam este acessório em relação ao tempo de utilização dos tratores está demonstrada na Figura 41.

Percebe-se que em todos os tratores com até 10 anos de utilização foram encontrados ao menos um manípulo de acesso. Já nos tratores mais antigos (com mais de 30 anos de utilização) a ausência dos manípulos atingiu a 68,6% das máquinas amostradas. Entre as máquinas com mais de 40 anos de utilização, 78,4% destas não possuíam manípulos. Neste caso, a maioria foi retirada ou se encontrava com material adaptado.

Figura 41 – Proporção de tratores que apresentaram manípulos em relação ao tempo de utilização dos tratores agrícolas amostrados.

Vale ressaltar que foram encontrados tratores onde não haviam manípulos em nenhum dos lados, com um e com dois manípulos em um mesmo lado ou dos dois lados. No caso dos tratores onde o manípulo estava quebrado, não era

original ou se verificou apenas partes de sua estrutura, considerou-se o item como ausente.

Para efeito de análise e de acordo com a recomendação da norma, foi analisada a presença de manípulos apenas no lado em que se acessa o trator rotineiramente, ou seja, do lado esquerdo da máquina. Nas máquinas onde havia manípulos do lado direito, não foram observados degraus de acesso na maioria dos tratores amostrados.

Outro fato observado referiu-se a presença de apenas um manípulo para auxiliar no acesso à máquina situação que pode forçar o operador a procurar outro local para se apoiar, geralmente o volante, podendo causar danos a este componente além de exigir maior esforço do operador.

Em relação a caracterização dos degraus de acesso e dos apoios de mão, pôde-se verificar variações mínimas entre as máquinas amostradas nesta pesquisa e, em outros trabalhos, uma vez que os tratores amostrados são de mesma fabricação no território brasileiro e, portanto, os resultados não poderiam diferir significativamente, independente do local da pesquisa.