• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 Caracterização do CEFET-MG

O CEFET-MG se localiza em várias cidades de Minas Gerais, sendo que sua sede fica em Belo Horizonte, onde concentra o campus I, II e VI. Os outros campi estão distribuídos nas cidades do interior do Estado como Leopoldina, Araxá, Divinópolis, Timóteo, Varginha, Nepomuceno, Curvelo e Contagem.

Alguns indicadores traduzem um pouco da história dessa instituição que em 2010 completou 100 anos de existência. Nesse ano, foi 14.197 (quatorze mil e cento e noventa e sete) matrículas, nos cursos de pró-tecnico 138(cento e trinta e oito), ensino técnico 7.593 (sete mil e quinhentos e noventa e três), graduação 5.812 (cinco mil e oitocentos e doze), especialização lato sensu 95 (noventa e cinco) e mestrado acadêmico 559 (quinhentos e cinquenta e nove). A instituição apresenta no seu quadro funcional professores 1.090 (hum mil e noventa), técnicos administrativos 555 (quinhentos e cinquenta e cinco) e vários contratados ligados a serviços de manutenção, controle e limpeza, além de professores temporários. Foram 63 (sessenta e três) cursos oferecidos sendo que 38 no ensino técnico, 16 na graduação e 9 na pós-graduação.

A Instituição foi criada como Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais pelo Decreto n. 7.566 de 23/09/1909 e começou a funcionar em 08/09/1910. Em 1941, em função da Lei n. 378 de 13/01/1937, transformou-se no Liceu Industrial de Minas Gerais e, no ano seguinte, por força do Decreto n. 4.073 de 30/01/1942, em Escola Industrial de Belo Horizonte. Ainda em 1942, pelo Decreto n. 4.127 de 25/02/1942, passou a se denominar Escola Técnica de Belo Horizonte. Posteriormente, a partir da Lei nº 3.552, de 16/02/1959, lei esta alterada pelo Decreto n. 796, de 27/08/1969, a Escola é transformada em Escola Técnica Federal de Minas Gerais.

Pelo Decreto n. 547, de 18/04/1969, a escola já é autorizada a organizar e ministrar cursos superiores de curta duração. Em 1978, a Escola Técnica Federal de Minas Gerais foi transformada no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, pela Lei n. 6.545, de 30/06/1978, regulamentada pelo Decreto n. 87.310, de 21/06/1982, revogado pelo Decreto n. 5.224, de 01/10/2004, reformulado, por sua vez, pelo Decreto n. 5.773, de 09/05/2006.

O CEFET-MG tem por finalidade “formar e qualificar profissionais no âmbito da educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os

8

diversos setores da economia, bem como realizar pesquisa aplicada e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e a sociedade, especialmente de abrangência local e regional, oferecendo mecanismos para a educação continuada” (www.cefetmg.br. Acesso em 3/01/2012)

Sua concepção didático-pedagógica está alicerçada nos princípios da autonomia e do ensino público, gratuito e de excelência. O princípio da autonomia expressa a garantia da independência da Instituição em relação às entidades mantenedoras, seja qual for sua figura jurídica. Isso representa a possibilidade do controle sobre a concepção e organização do trabalho escolar. A autonomia didático-científica e pedagógica permite ao CEFET-MG imprimir suas opções metodológicas à especificidade do trabalho pedagógico e aos fins últimos da educação a que se propõe. A gratuidade e a excelência expressam o dever do Estado em fornecer educação de qualidade em todos os níveis como um direito de todo cidadão. O papel do CEFET-MG na execução das políticas públicas que lhe dizem respeito está consagrado em seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2005-2010, aprovado pela comunidade que constitui o Centro. Este, coerentemente com sua competência definida pela legislação mencionada, envolve, em síntese, as seguintes finalidades (CEFET-MG):

• produzir, transmitir e aplicar conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;

• estimular o desenvolvimento da ciência e tecnologia, a criação e o pensamento crítico reflexivo e a solidariedade.

• formar cidadãos e propiciar a formação continuada de profissionais.

• estimular o conhecimento dos problemas da sociedade, objetivando suas soluções. • assegurar a ampla gratuidade de ensino.

Neste estudo, estou considerando os dados do CEFET-MG campus I, apenas aqueles que se referem à educação profissional técnica de nível médio, que cada vez mais vem ampliando-se com novos cursos e matriculados, conforme evidencia os números crescentes apresentados nos relatórios gerenciais de dados estatísticos de 1999 à 2010.

O CEFET-MG campus I é uma escola que possui uma área do terreno de 29.990,00 metros quadrados e uma área construída de 43.541,73 metros quadrados, localizada em um dos principais acessos de Belo Horizonte, na Avenida Amazonas, nº 5.253 no bairro conhecido como Nova Suíça. Em suas instalações permanentes, destacamos o prédio mais antigo onde estão as salas de aulas distribuídas em subsolo e mais três andares; o prédio do refeitório e da nova biblioteca recentemente inaugurados; o prédio administrativo com três andares, sendo que, no térreo está um auditório principal. Vários laboratórios estão espalhados pelo subsolo, destacando os laboratórios de mecânica e elétrica. O campus I tem um ginásio

poliesportivo, um campo de futebol gramado e algumas áreas com muitas árvores, comumente utilizadas pelos alunos para descanso.

Esse campus I oferece os seguintes níveis e modalidades de cursos técnicos:

• Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada - destinada a alunos que concluíram o ensino fundamental e pretendem fazer o curso técnico integrado ao Ensino Médio no CEFET-MG, implicando uma única matrícula; • Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma de Concomitância

Externa - destinada a alunos que concluíram a primeira série do Ensino Médio e pretendem fazer apenas o ensino técnico na Instituição;

• Educação Profissional Técnica de Nível Médio Subseqüente - destinada a alunos que concluíram o Ensino Médio e pretendem fazer o curso técnico. (www.cefetmg.br Acesso em 3/01/2012)

Segundo informações do site acima, os técnicos de Nível Médio, formados pelo CEFET-MG, evidenciam sólida formação científico-tecnológica que os qualifica como profissionais aptos a apreender a totalidade do processo produtivo em que atuam, bem como as relações entre esse processo e as demandas da sociedade. A maioria desses técnicos encontra ótima aceitação no mercado de trabalho, nas áreas técnicas de edificações, eletrotécnica, eletrônica, química, mecânica, eletromecânica, turismo, estradas, meio ambiente, biomédicas, mecatrônica, transporte, transito, informática e rede de computadores.

Abaixo a relação de cursos técnicos oferecidos pelo campus I:

QUADRO 1 - Cursos e modalidades de educação profissional técnica de nível médio

Educação Profissional Técnica de Nível Médio Modalidades

Campus I Cursos INT CE/SBS PROEJA

Edificações X --- X Eletromecânica --- X Eletrônica X X X Eletrotécnica X X X Equipamentos Biomédicos X --- Estradas X X X Informática X --- Meio Ambiente X X Mecânica X X X Mecatrônica X --- Química X X X Rede de Computadores X --- Transportes e Trânsito X X X Turismo X X Belo Horizonte Total de Cursos/Modalidades TC 14 - TM 29 Fonte: CEFET-MG

Para as coordenações dos cursos, esse nível de ensino tem como objetivos (CEFET- MG, 3/01/2012):

• Aprofundar conhecimentos já adquiridos, possibilitando o aperfeiçoamento profissional e o prosseguimento de estudos;

• Preparar para o trabalho e para a cidadania;

• Desenvolver a autonomia intelectual e o pensamento crítico;

• Explicitar os fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos.

Em 2010, o curso de ensino técnico recebeu 19.471 candidatos inscritos para 2.350 vagas ofertadas para ingresso, dando uma relação candidato/vaga de 8,29. Dentre os inscritos, 72, 49 % eram oriundos de escola pública e 27,51% de escola privada.

Para o campus I - Belo Horizonte, no ano de 2010, 1040 alunos ingressaram, perfazendo 28,32% de um total de 3672 alunos matriculados nos cursos técnicos nesta unidade do CEFET-MG. (relatório de gestão do exercício de 2010/ www. cefetmg.br Acesso em 3/01/2012).