• Nenhum resultado encontrado

Caracterização do modelo de EaD adotado pela SEaD-UFSCar

CAPÍTULO 1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E

1.4 Caracterização do modelo de EaD adotado pela SEaD-UFSCar

A UFSCar iniciou suas atividades relacionadas à Educação a Distância em 2002, por meio do Departamento de Apoio Computacional ao Ensino a Distância (DeACed)9

9

O DeACED tem como objetivo apoiar tecnologicamente as iniciativas de Ensino a Distância da universidade, assim como apoiar os professores em suas disciplinas presenciais. Como o próprio nome diz, é um departamento de tecnologia para Educação a Distância, no qual se pesquisa softwares para essa finalidade, abordando basicamente quatro categorias, a saber: ambientes de aprendizagem, produção de conteúdos, produção de vídeos e difusão na web (transmissões e videoconferência). Além da pesquisa, oferece treinamentos para o uso dos respectivos softwares e suporte aos usuários. O DeACED foi criado em 2002, passando a ser oficialmente conhecido pela universidade em maio de 2003, no primeiro evento sobre Educação a Distância promovido pela UFSCar.

vinculado à Secretaria Geral de Informática (SIn). Nesta época, tais atividades a distância serviam como apoio às disciplinas dos cursos presenciais, por iniciativa própria dos docentes.

Além dessas atividades, nessa mesma época, iniciaram-se as atividades do Portal dos Professores da UFSCar10, um site dirigido para profissionais da área educacional e áreas afins. O Portal vincula-se ao Programa de Apoio aos Educadores: Espaço de Desenvolvimento Profissional, financiado pela PROEXT/MEC/SESu11, sob a responsabilidade de docentes da UFSCar.

Em meados de 2006, uma resolução do Conselho Universitário (ConsUni) aprovou a participação da UFSCar no Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), o que resultou na criação de cinco cursos de graduação a distância: bacharelados em Sistemas de Informação e em Engenharia Ambiental, licenciaturas em Pedagogia e em Educação Musical e, também, Tecnologia Sucroalcooleira (tecnólogo). As ofertas desses cinco cursos iniciaram- se em 2007.

Além dos cursos de graduação citados, a UAB-UFSCar oferece também cursos de aperfeiçoamento e especialização lato sensu, como os cursos de Gênero e Diversidade na Escola, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Educação Especial e Gestão Pública. Há expectativa de oferta de novos cursos e abertura de novas turmas dos cursos já existentes (graduação, aperfeiçoamento e outros).

No início de 2009, foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEaD- UFSCar), caracterizando o início do processo de institucionalização da EaD na UFSCar. Tal secretaria é um órgão de apoio acadêmico que responde diretamente à Reitoria e que tem por finalidade planejar e executar as políticas na modalidade EaD na UFSCar. Uma das suas principais preocupações é a qualidade educacional dos processos de ensino-aprendizagem e dos materiais didáticos utilizados. Há um apoio à construção de diferentes propostas educacionais inovadoras que buscam integrar as TDIC, em especial na modalidade a distância, mediante os referenciais mínimos de qualidade da SEaD-UFSCar.

Dessa forma, há uma equipe multidisciplinar constituída de diferentes perfis profissionais para atender as diferentes demandas formativas da docência em EaD. Essa equipe envolve profissionais da área de mídias, linguagens e produção de materiais didáticos, além da equipe pedagógica proponente do curso de formação (OLIVEIRA et al., 2012).

10

O objetivo principal do Portal dos Professores é o desenvolvimento de um conjunto de projetos e atividades por meio do estabelecimento de um espaço virtual; voltado para o atendimento das necessidades formativas de professores de diferentes níveis e modalidades de ensino.

11

Programa de Extensão Universitária vinculado ao Ministério da Educação e à Secretaria de Educação Superior.

A SEaD-UFSCar é constituída de cinco coordenadorias, assim organizadas: Coordenadoria de Processos de Ensino-Aprendizagem (COPEA); Coordenadoria de Inovações em Tecnologias na Educação (CITE); Coordenadoria de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Profissional em EaD (CODAP); Coordenadoria de Relações Institucionais (CORI); Coordenadoria de Administração e Planejamento Estratégico (CAPE).

O modelo de EaD adotado pela SEaD-UFSCar na oferta dos cursos de graduação a distância é caracterizado pela utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, onde ocorrem as interações dos estudantes com o material didático on-line, mediadas pelo professor e pela equipe de tutores virtuais. Além disso, cada disciplina possui seu próprio material didático escrito, ou seja, o livro da disciplina, que geralmente é preparado pelo professor-coordenador da mesma disciplina. Na maioria dos casos, esse professor, além de conteudista12, é o professor aplicador da disciplina, atuando em sua oferta.

Ademais, outra característica desses cursos de graduação a distância da UFSCar está relacionada aos polos de apoio presencial, unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância pelas instituições públicas de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Mantidos por municípios ou governos de estado, os polos oferecem a infraestrutura física, tecnológica e pedagógica para que os alunos possam acompanhar os cursos a distância.

O polo de apoio presencial também pode ser entendido como o local de encontro onde acontecem os momentos presenciais, o acompanhamento e a orientação para os estudos, as práticas laboratoriais e as avaliações presenciais. O objetivo dos polos é oferecer o espaço físico de apoio presencial aos alunos da sua região, mantendo as instalações físicas necessárias para atender aos alunos em questões tecnológicas, de laboratório, de biblioteca, entre outras.

Este modelo de EaD praticado na SEaD-UFSCar, descrito acima, segue uma agenda de acompanhamento e avaliação constante, procedimento que possibilita adequações e readaptações às diferentes demandas que surgem. Este processo de contínua melhoria tem possibilitado a construção de referenciais mínimos para EaD, sendo um destaque no cenário nacional de modelo para outras IES.

12

O termo conteudista está relacionado ao professor que elabora o material didático, tanto escrito quanto virtual. Muitas vezes, esse professor conteudista é o mesmo que oferta a disciplina como ministrante, ou seja, o professor aplicador (algumas vezes também chamado de coordenador da disciplina).

No próximo capítulo, será apresentado um breve panorama da Educação Musical a Distância, que embasará a exposição e caracterização do curso de licenciatura em Educação Musical da UAB-UFSCar.