• Nenhum resultado encontrado

CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO EM ARAUCÁRIA:

No documento UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (páginas 121-127)

5 ELEMENTOS ORIENTADORES DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO PARA AS ESCOLAS DO CAMPO EM ARAUCÁRIA

5.1 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO EM ARAUCÁRIA:

Tem-se nas escolas do campo deste município no efetivo municipal a lotação de diretores, pedagogos, professores dos anos iniciais e finais e auxiliares administrativos. O cargo de servente e merendeira é exercido por funcionárias terceirizadas.

As Escolas do Campo de menor porte, até o ano de 1998, não contavam com direção escolar. A partir deste ano implantou-se gradativamente a função de

diretor escolar, esse processo iniciou-se com indicação. No ano de 2012 todas as escolas puderam fazer a escolha democrática dos diretores.

No ano de 2009 diversas escolas começam a contar com a lotação de pedagogo em todos os turnos das escolas, embora algumas ainda não contem com este profissional, pois no processo de remoção não existe a escolha da vaga real nestas escolas, devido a distância em relação ao centro do município.

O cargo de auxiliar administrativo até recentemente era exercido por estagiários, sendo que muitas escolas iniciavam o ano letivo sem o profissional na secretaria. A gestão 2005-2008 realizou concurso público para auxiliar administrativo e, atualmente, as escolas têm profissional com vaga real. Essa possibilidade torna-se importante política pública na garantia do cuidado com a documentação escolar.

Para a lotação de profissionais nas escolas municipais realiza-se anualmente concurso de remoção com critérios para classificação, sendo que o principal é o tempo de serviço em termos municipais. As Escolas do Campo tiveram historicamente dificuldades de lotação, o que melhorou recentemente com a oferta de transporte aos professores.

Nas escolas dos anos finais os professores em grande parte estão lotados há mais tempo. Existe um consenso entre estes docentes de que a disciplina e aproveitamento escolar são melhores nestas escolas. Embora reconheça-se uma mudança de perfil discente na Escola Municipal João Sperandio, pois a comunidade passou por crescente processo de urbanização nos últimos anos.

Uma grande parte dos professores que atuam nos anos iniciais das escolas localizadas no campo tem moradia próxima das escolas e justificam essa situação como principal motivo para permanecer atuando nestas unidades educacionais. Os docentes que necessitam de maior deslocamento também fundamentam a qualidade do trabalho com estes alunos como importante elemento para sua permanência.

Fez-se o levantamento da escolaridade dos professores das escolas localizadas no campo em Araucária. As propostas pedagógicas de 2012 foram usadas como base para a compilação desse dado, tornando-se possível identificar o nível de escolaridade de 124 professores, para amostragem.

FIGURA 05- ESCOLA MUNICIPAL JOÃO SPERANDIO

FONTE: Site da Escola/ Acesso Fevereiro-2014

FIGURA 06 ESCOLA MUNICIPAL CASTELO BRANCO

FONTE: Site da Escola/2015

TABELA 04 ESCOLARIDADEDOS PROFESSORES DAS ESCOLAS LOCALIZADAS NO CAMPO EM ARAUCÁRIA

QUANTO AO GRAU DE ESCOLARIDADE PERCENTUAL

Mestrado 5,64%

Especialização 37,09%

Graduação 54,03%

Magistério 3,22%

FONTE: Proposta Pedagógica das Escolas Localizadas no Campo (ARAUCÁRIA/2012).

Obs. Foi possível identificar apenas 03 professores que realizaram a graduação à distância.

Destaca-se que o magistério municipal em 2008, conquistou a aprovação do plano de carreira, fruto de 08 anos de luta pelo sindicato. Na proposta final aprovada existem incentivos para a titulação. Esta possibilidade leva um número significativo de profissionais a buscarem a formação em termos de graduação e pós-graduação, que evidencia-se nos dados coletados.

Nas escolas dos anos finais foi possível identificar professores com a formação em nível de Mestrado e um número maior com Especialização. Percebe-se uma tendência dos professores dos anos finais buscarem maior titulação, o que pode ser aliado às demandas diárias destas escolas, além destes profissionais terem maior participação nos processos de luta sindical.

FIGURA 06 FOTO ESCOLA MUNICIPAL ROSA PICHET

FONTE: Site da Escola/ Acesso Fevereiro/2014

A inquietação política demonstra, neste dado, estar aliada à inquietação acadêmica. Para pensar em políticas para estes professores “do, no campo, há de ser o contexto de pertencimento do singular, do imediato, sem prescindir do universal” (ARAUCÁRIA, 2012, p. 42).

TABELA 05 PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO SEGUNDO SEXO

Quanto ao sexo Percentual

Mulheres 83,06%

Homens 16,93%

Os dados refletem que a imensa maioria dos professores das escolas localizadas no campo são mulheres. Nos anos iniciais essa relação é maior, chegando a 98%. A Escola Municipal Rosa Pichet, na análise dos dados sobre formação, evidencia que a questão de gênero também contrasta com o acesso à formação, pois, embora os professores homens representem a minoria, têm maior titulação.

Neste item apresenta-se o número de professores e funcionários das escolas localizadas no campo, em relação ao número de alunos.

TABELA 06 TOTAL DE ALUNOS ATENDIDOS, PROFESSORES, PEDAGOGOS E FUNCIONÁRIOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS LOCALIZADAS NO CAMPO EM ARAUCÁRIA, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

Escola Alunos Professores Pedagogos Funcionários

Escola R. M. Profª Andrea Maria S. Dias

202 20 1 4

Escola R. M. EdivinoNowak 104 10 1 6

Escola M. João Sperandio 431 36 4 4

Escola R. M. Rui Barbosa 138 11 2 2

Escola R. M. Presidente Castelo Branco

74 7 0 1

Escola R. M. Rosa Pichet 443 35 4 7

1392 119 12 24

FONTE: SMED/ 2º SEMESTRE de 2014

Observa-se que do primeiro para o segundo semestre do ano de 2014 houve um aumento nas matrículas. As escolas que atendem um maior número de alunos e professores são as unidades que têm os anos finais e iniciais de escolaridade. A Escola Municipal Rosa Pichet atende comunidades com características exclusivamente rurais, e a Escola Municipal João Sperandio tem boa parte da população residindo na área rural, porém, que tem seus trabalhos com especificidades rurais e urbanas.

As escolas que atendem os anos iniciais do ensino fundamental e têm número reduzido de alunos fazem embates constantes com a SMED para sua manutenção e permanência. Embora as Normas Municipais para a Educação do Campo (2012) considerem que o número reduzido de alunos não pode representar fechamento da escola, este disposto passa por constantes ameaças. Percebe-se um descompasso entre o previsto na legislação e as ações governamentais.

FIGURA 07- ESCOLA RURAL MUNICIPAL RUI BARBOSA

FONTE: Site da Smed-2015

Os critérios de lotação de professores nessas unidades seguem o disposto em termos municipais, no entanto, as dificuldades de lotação referem-se ao deslocamento para as escolas do campo. Atualmente o governo municipal oferta

transporte para as escolas e CMEIS com dificuldades maiores de lotação e mais distantes do centro da cidade, dispositivo permanentemente ameaçado de extinção.

Feita a apresentação das escolas localizadas no campo em Araucária, procede-se, em seguida, à apresentação dos elementos orientadores colhidos nos documentos e questionários respondidos pelas coordenadoras e professores.

5.2 ELEMENTOS ORIENTADORES DA POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA

No documento UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ (páginas 121-127)