• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, COLETA E ANÁLISE DAS

3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS SUJEITOS DA PESQUISA

Os sujeitos da pesquisa são os licenciandos do 1º, 2º, 3º e 4º ano do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Ponta Grossa no ano de 2010. De um total de 158 licenciandos matriculados no curso em 201028, participaram do estudo 138 licenciandos dos turnos vespertino e noturno, os quais responderam a um questionário de associação livre de palavras e questões fechadas e abertas. Apresenta-se a seguir uma tabela que ilustra o perfil dos licenciandos que participaram do estudo quanto ao sexo, idade, ano do curso, turno, sistema de ensino da escolarização na educação básica e cidade de origem.

Tabela 3: Distribuição dos alunos da Licenciatura por sexo, idade, ano do curso, turno, escola de origem na Educação Básica e cidade de origem.

Continua

Sexo Masculino 42%

Feminino 58%

Faixa etária 19-20 anos 52%

21-22 anos 24%

23-24 anos 9%

25 anos ou mais 15%

28

Informação obtida junto ao Colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas por meio da coordenação do curso.

Ano 1º ano 30% 2º ano 28% 3º ano 25% 4º ano 17% Turno Vespertino 43% Noturno 57%

Origem escolar Escola pública 45%

Escola particular 28% Pública e particular29 25%

Não informado 2%

Cidade Ponta Grossa 55%

Outras cidades 45%

Fonte: o autor

Analisando a partir do primeiro perfil, há um número maior de mulheres no curso. Na participação das mulheres na biologia é considerado os processos de mudanças, ruptura e crescimento das ciências sendo a biologia considerada eqüitativa do ponto de vista do gênero (OSADA; COSTA, 2006). Porém, o magistério é considerado historicamente uma profissão feminina, com sua natureza maternal e a manutenção de princípios morais conservadores como algumas das características estabelecidas nas origens da profissão (BRUSCHINI;AMADO, 1988).

Quanto à faixa etária, os estudantes investigados estão dentro da faixa que é a considerada ideal para mensurar o grau de cobertura dos jovens no ensino superior30, entre 18 e 25 anos. A distribuição por ano ilustra a proporção negativa entre ingressantes e concluintes, que pode ser explicado por repetências ou abandono do curso por parte dos estudantes31.

O período noturno oferecido no curso representa a democratização do ensino superior, proporcionando aos trabalhadores ou interessados em buscar o mercado de trabalho durante a graduação a oportunidade de conciliar a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional32. A oferta de cursos de licenciatura no

29 Não se possibilita inferir se os estudantes que tiveram suas origens em ambas as escolas na educação básica e ensino médio foram contemplados com bolsas de estudo ou frequentaram cursinhos pré-vestibular particulares.

30

Conforme INEP (2009) 31

Em um estudo feito pela pesquisadora da Universidade de São Paulo – USP Yvette Piha Lehman e com os resultados publicados no jornal Folha de São Paulo (HARNIK, 2005) foram apontadas as principais motivações que levam a evasão no ensino superior: 44,5% dos alunos desistem por pressões dos pais, por falta de informação sobre a faculdade ou sobre o mercado, 30,7% desistem por não gostarem da estrutura do curso que ingressaram, 13,4% representam os que são insatisfeitos com o mercado de trabalho e com a profissão, que somam. 10,5% desistem por razões pessoais, como problemas familiares, financeiros, afetivos. Menos de 1% é motivado a largar a faculdade por não se adaptar à cidade em que ela se localiza.

32

A relação dos turnos vespertino e noturno apresentadas no curso diferem um pouco das proporções nacionais relacionadas a instituições estaduais apresentados nos dados preliminares do

período noturno é considerado uma alternativa para suprir a demanda social de professores de ensino médio prevista para os próximos anos33.

O ensino superior representa para os estudantes das escolas públicas um investimento que amplia suas chances no mercado de trabalho que se encontra cada vez mais competitivo. Quando se avaliam as condições objetivas, a escolha do curso normalmente recai naqueles menos concorridos34 (ZAGO, 2006). Segundo Bourdieu, os indivíduos vão construindo, através de suas trajetórias de vida, um conhecimento prático relativo ao que é possível ou não de ser alcançado dentro de sua realidade social e as formas mais adequadas de fazê-lo (NOGUEIRA; NOGUEIRA, 2002). Para o aluno de origem escolar pública, a carreira docente pode ser vista como status superior na escala social, como um ideal a ser alcançado35.

A maioria dos estudantes provenientes de outras localidades são de municípios pertencentes à região dos Campos Gerais do Paraná36 pois a Universidade Estadual de Ponta Grossa é a única instituição pública presente na região que possui o curso de Ciências Biológicas. Os municípios que representam essa amostra são: Castro, Carambeí, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Palmeira e Tibagi, onde grande parte desses estudantes viaja diariamente para realizar seus estudos. Há também estudantes provenientes da capital Curitiba e de cidades do interior de São Paulo.

Censo da Educação Superior 2008 realizado pelo INEP (2009, p. 19), onde os cursos diurno apresenta 22,89% mais matrículas que o período noturno.

33

Maiores informações podem ser obtidas no relatório “Escassez de professores no Ensino Médio – Propostas estruturais e emergenciais” produzido pelos Membros da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação Antônio Ibañez Ruiz, Mozart Neves Ramos e Murilo Avellar Higel. Disponível em http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf

34

A média da proporção candidato-vaga no vestibular dos anos de 2007 a 2010 é de 6,8 para a licenciatura vespertino, 11,7 para a licenciatura noturno e 14,5 para o bacharelado integral, considerando o total de vagas, sem distinção de cotas. Anualmente são ofertadas no total 19 vagas para cada uma das modalidades, conforme dados coletados no site da Comissão Permanente de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa - http://www.cps.uepg.br/vestibular em julho/2010. Não estão incluídos os números provenientes do Processo Seletivo Seriado presente na instituição. Consideraram-se os anos de 2007 a 2010 por se referirem aos anos de entrada no ensino superior dos participantes da pesquisa.

35

Maiores informações sobre esta questão pode ser visualizadas em:

http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/carreira/ser-professor-escolha-poucos-docencia- atratividade-carreira-vestibular-pedagogia-licenciatura-528911.shtml

36

Conforme Dicionário Histórico e Geográfico dos Campos Gerais disponível em

Documentos relacionados