• Nenhum resultado encontrado

A primeira cooperativa do mundo foi fundada em 1844, em Rochdale, na Inglaterra. O ambiente adverso da segunda fase da Revolução Industrial, em que a jornada de trabalho chegava a 15 horas por dia, explica a necessidade de organização dos tecelões que fundaram uma cooperativa de consumo para alterar sua perspectiva de inserção econômica.

Em 07/09/1858 foi fundada no Estado do Rio Grande do Sul, a Colônia Imperial Nova Petrópolis, como terceiro distrito do município de São Sebastião do Caí. Na sede do distrito, no chamado Stadplatz, foram instalados os imigrantes teutos, originários do Hunrück (região da Alemanha), todos evangélicos, e em Linha Imperial, cerca de sete quilômetros adiante no chamado Kaiserthal, os vindos da Boêmia, todos católicos.

A colônia não recebeu o apoio prometido pelo governo e, abandonados à própria sorte os moradores não conseguiram se organizar convenientemente. O Padre Theodor Amstad S.

J. (jesuíta), suíço de língua alemã, e que veio ao Brasil em 1885 para ser vigário-cooperador

desta região, passou a dar atendimento espiritual a este povoado, o que era feito em visitas periódicas por religiosos itinerantes. Com estas visitas regulares ele pode conhecer cada vez melhor os membros da comunidade e seus problemas, percebendo logo que além de assistência espiritual os moradores da região necessitavam de urgente assistência social e econômica.

Figura 4. Pe. Theodor Amstad, pioneiro do cooperativismo de crédito no RS

Fonte: Sicredi União RS (2012).

Para o Padre a melhor forma de ajudar o indivíduo era congregá-lo em grupos, e com este objetivo ele organizou na região diversas associações. Uma delas foi a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad de Nova Petrópolis, sistema Raiffeisen, a primeira Cooperativa de Crédito do Brasil e a mais antiga em funcionamento das Américas.

Em função das enormes distâncias até os grandes centros urbanos (Porto Alegre, distante 90 km de Nova Petrópolis), das dificuldades de locomoção e, principalmente, da inexistência de bancos nessa região, onde os imigrantes colonos pudessem fazer suas operações de economia e crédito, levaram o Padre Amstad, conhecedor do sistema do cooperativismo de crédito europeu Raiffaisen, a idealizar uma organização de crédito que solucionasse os problemas vigentes à época.

Em 25/02/1900, Amstad lançou na vila de Santa Catarina da Feliz, hoje cidade de Feliz, sua plataforma cooperativista, e a partir desta data vários encontros foram feitos para discutir a fundação da Cooperativa.

Após dois anos, em 28/12/1902, no salão de bailes do Sr. Nicolau Kehl, em Linha Imperial, distante 8 km de Nova Petrópolis, foram aprovados os estatutos e fundou-se o que hoje é a Sicredi Pioneira RS, uma das 10 maiores cooperativas de crédito do Brasil, com a presença de 20 pessoas que assinaram a ata, entre elas, naturalmente, o Padre Amstad.

A primeira cooperativa de crédito da América Latina, portanto, foi constituída no Brasil, em Nova Petrópolis/RS, no ano de 1902, e se chamou Cooperativa de Crédito de

Livre Admissão de Associados Pioneira da Serra Gaúcha – Sicredi Pioneira RS, sendo

fundada oficialmente em 28/12/1902 sob o nome de Sociedade Cooperativa Caixa de

Economia e Empréstimos de Nova Petrópolis, sofrendo várias alterações em sua razão

Da ata de fundação, redigida em língua alemã pelo próprio Padre Amstad, tem-se a seguinte tradução:

Ata de fundação da Sociedade Cooperativa Caixa de Economia e Empréstimos de Nova Petrópolis, realizada na casa do Sr. Nicolau Kehl, dia 28 de dezembro de 1902, em Linha Imperial. Os 19 sócios abaixo assinados fundaram definitivamente a Caixa de Economia e Empréstimos Amstad e aprovaram os estatutos apresentados com pequenas alterações. Pela elaboração abnegada e bem feita dos estatutos pelo Sr. Anton Maria Feix a assembleia agradeceu calorosamente. Logo após o registro a Caixa deverá começar a funcionar. As cotas de capital de giro deverão ser pagar até o dia 15 de janeiro do próximo ano. Como tesoureiro provisório foi escolhido o Sr. Josef Neumann Senior e encarregado de tomar as devidas providências. (SICREDI UNIÃO RS, 2012).

Estava assim criada e em funcionamento a Cooperativa Caixa de Economia e Empréstimos Amstad, a primeira fundada no Brasil e o ponto de partida para a maior rede de organizações do sistema Raiffeisen da América do Sul, seguidas pelas cooperativas de crédito em Bom Princípio, Lageado, São José do Herval, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Cerro Largo, etc., constituindo-se até 1964 numa rede de 62 cooperativas, todas filiadas à Central das Caixas Rurais.

A evolução da Caixa Amstad foi muito rápida, e após alguns anos passava a dominar totalmente o movimento financeiro, passando a ser o “banco” não só dos colonos como também de toda a região de Nova Petrópolis.

Figura 5. Caixa Rural de Nova Petrópolis, primeira cooperativa de crédito do RS

Fonte: Sicredi União RS (2012).

Com o advento da Lei n. 4.595, de 1964 (Lei da Reforma Bancária), começou a decadência do cooperativismo de crédito brasileiro, em virtude de uma série de exigências de alterações e proibições às quais as Cooperativas foram obrigadas a se adaptar.

As medidas decorrentes da Lei da Reforma Bancária não foram benéficas para o Cooperativismo de Crédito, tanto que em 1977, das 62 cooperativas existentes no Rio Grande do Sul em 1967, existiam apenas 15, sendo inclusive dissolvida a Central das Caixas Rurais.

Em 27 de outubro de 1980 foi constituída a Cooperativa Central de Crédito do Rio Grande do Sul – Cocecrer/RS, fruto da união de nove cooperativas de crédito remanescentes do sistema Raiffeisen no Rio Grande do Sul.

Em 10 de julho de 1992, por decisão de todas as cooperativas, a Cocecrer/RS e suas filiadas passaram a adotar a marca “Sicredi”, unificando a identidade de todas as cooperativas ao Sistema de Crédito Cooperativo.

Figura 6. O cata-vento, símbolo do Sicredi

Fonte: Sicredi União RS (2012).

O Sicredi opera com 115 cooperativas de crédito, integradas horizontal e vertical- mente. A integração horizontal está representada por mais de 1.100 Unidades de Atendimento (UAs) e postos avançados, distribuídos em 905 municípios em 11 Estados brasileiros. Na integração vertical, as cooperativas estão organizadas em quatro Centrais: acionistas da Sicredi Participações S/A; uma Confederação; uma Fundação; e um Banco Cooperativo que controla empresas específicas que atuam na distribuição de seguros, administração de cartões e de consórcios. Em dezembro de 2011, o sistema superou 2 milhões de associados.

Em 2010, o Sicredi firmou uma parceria com o Rabo Financial Institutions

Development - RD, braço de desenvolvimento do grupo holandês Rabobank, sistema de

crédito cooperativo holandês presente em 40 países. Mediante participação minoritária no Banco Cooperativo Sicredi, o sistema holandês passou a transferir sua expertise de 160 anos de organização e, ao mesmo tempo, através do Sicredi, investir nas atividades econômicas do quadro associativo das cooperativas de crédito que o integram.

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados Serro Azul – Sicredi União/RS, foi criada em 6 de julho de 1913, cuja sede social ficava em Cerro Largo/RS. Atualmente sua sede administrativa está localizada em Santa Rosa/RS.

No dia 1° de novembro de 2010 foi aprovada em assembleia extraordinária pelos associados das Sicredi Serro Azul, Sicredi Grande Santa Rosa e Sicredi Missões a unificação de suas cooperativas para a constituição da Sicredi União RS.

Na ocasião, Fernando Dall’Agnese, presidente da Sicredi União RS, assim manifestou:

A proposta de unificação sempre levou em conta o que era melhor para os nossos associados. Esse é o objetivo que norteou o processo de criação da Sicredi União RS. Nunca esquecendo a busca pelo melhor atendimento aos associados que é tema constante para o Sicredi. (SICREDI UNIÃO RS, 2012).

A nova Cooperativa Sicredi União RS iniciou suas atividades com mais de 95 mil

associados, abrangendo 32 municípios e um número superior a 500 colaboradores. Ela

nasceu como uma das maiores Cooperativas de Crédito do país, sendo a maior cooperativa

em número de associados do Sistema Sicredi. Com quase 600 milhões de ativos e em

constante crescimento na região, a Sicredi União RS tem em uma ponta o município de Novo Machado e na outra o município de São Borja. Com a unificação, a Sicredi União RS passa a ter maior representatividade, gerando maior competitividade no mercado.

Hoje o sistema da Cooperativa Sicredi União RS atua em 32 municípios e possui mais de 570 colaboradores distribuídos em 36 Unidades de Atendimento e Postos Avançados e mais de 111.725 associados.

Os municípios que compõem esta cooperativa são os seguintes: São Pedro do Butiá, Salvador das Missões, Guarani das Missões, São Paulo das Missões, Cerro Largo, Roque Gonzales, Porto Xavier, Santo Angelo, São Borja, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Dezesseis de Novembro, Cândido Godói, Campina das Missões, Santo Cristo, Tucunduva, São Miguel das Missões, Tuparendi, Eugênio de Castro, Giruá, Vitória das Missões, Caibaté, Novo Machado, Entre-Ijuís, Catuípe, Santo Antonio das Missões, São Nicolau, Bossoroca, Porto Mauá, Senador Salgado Filho, Alecrim e Porto Lucena.

Quadro 8. Total de associados por Unidade Município Nº de habitantes Nº de associados % hab. associados

02. São Pedro do Butiá 2.873 1.825 63,52

03. Salvador das Missões 2.669 1.639 61,41

04. Guarani das Missões 8.115 4.205 51,82

05. São Paulo das Missões 6.367 2.235 35,10

06. Cerro Largo 13.289 5.392 40,57

07. Roque Gonzales 7.206 1.976 27,42

08. Porto Xavier 10.560 2.377 22,51

12. Santo Ângelo / 40. Bairro Pippi 76.304 10.151 13,30

13. São Borja / 41. Bairro do Passo 61.662 5.644 9,15

14. São Luiz Gonzaga 34.558 5.671 16,41

15. S. Rosa / 32. Cruzeiro / 37. Praça Independência 68.595 17.127 24,97

16. Dezesseis de Novembro 2.866 1.557 54,33

17. Cândido Godói 6.535 3.361 51,43

18. Campina das Missões 6.117 2.564 41,92

19. Santo Cristo 14.378 5.495 38,22

20. Tucunduva 5.901 2.637 44,69

21. São Miguel das Missões 7.421 2.989 40,28

22. Tuparendi 8.557 3.866 45,18

23. Eugênio de Castro 2.797 1.504 53,77

24. Giruá 17.085 3.353 19,63

25. Vitória das Missões 3.485 1.561 44,79

26. Caibaté 4.954 2.279 46,00

27. Novo Machado 3.927 1.885 48,00

28. Entre-Ijuís 8.938 3.196 35,76

29. Catuípe 9.323 2.799 30,02

30. Santo Antônio das Missões 11.210 3.574 31,88

31. São Nicolau 5.727 2.167 37,84

34. Bossoroca 6.887 1.726 25,06

35. Porto Mauá 2.544 1.297 50,98

36. Senador Salgado Filho 2.814 1.322 46,98

38. Alecrim 7.045 2.308 32,76

39. Porto Lucena 5.421 2.043 37,69

Fonte: elaboração própria a partir dos dados da pesquisa (2012).

A Superintendência da Cooperativa Sicredi União RS está localizada na cidade de Santa Rosa, local onde foi realizado este estudo. A cidade suporta três Unidades de Atendimento (Santa Rosa – Centro, Praça da Independência e Cruzeiro), além da Superintendência. Possui 68.595 habitantes (Censo do IBGE/2011) e, destes, 17.127 habitantes são associados do Sicredi União RS.

Figura 7. Fachada da Unidade da Praça da Independência

Fonte: Sicredi União RS (2012).

Fundada em 2004, em Santa Rosa, na chamada Cidade Baixa, a Unidade da Praça da Independência se instalou nesta área da cidade devido a sua distância do centro da cidade e por não haver nenhuma outra instituição financeira nas proximidades.

Veio para facilitar o acesso dos associados e da população em geral no que se diz respeito às movimentações financeiras que os mesmos precisavam realizar. Com o passar do tempo, porém, foi conquistando espaço e cada vez mais associados. Já se comenta, inclusive, que mais duas instituições financeiras serão instaladas nos arredores, pois perceberam que perderam espaço e clientes desta região.

Documentos relacionados