• Nenhum resultado encontrado

3 METODOLOGIA

3.2 Caracterização da Pesquisa

Para Yin (2005), uma condição importante para se optar dentre as várias estratégias de pesquisa é a identificação do tipo de questão a que o trabalho busca responder. Além disso, o mesmo autor ressalta que a opção também deve ser em função do nível de controle que o pesquisador possui sobre os eventos, considerando se o foco da pesquisa é em fenômenos históricos ou em fenômenos contemporâneos. Yin (2005) afirma que existem cinco principais estratégias de pesquisa nas ciências sociais, sendo elas: experimento, levantamento, análise de arquivos, pesquisa histórica e estudo de caso. No presente estudo interessa ao pesquisador identificar quais são os fatores inibidores e facilitadores da implantação do Selo Casa Azul em empreendimentos de HIS e para responder a esta questão uma série de evidências foram consideradas, como documentos e entrevistas junto a pessoas envolvidas no processo de implementação do selo. Considerando as características do estudo em questão e analisando os métodos possíveis para condução desta pesquisa, a estratégia mais adequada foi o levantamento. Sendo assim, a seguir é feita a caracterização da pesquisa.

3.2.1 Abordagem da Pesquisa

Para a presente pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa. A escolha por essa abordagem tomou como base as características ressaltadas por Godoy (1995a, p.62) como essenciais para a pesquisa qualitativa, as quais seguem abaixo:

a) o ambiente natural como fonte direta de dados e o pesquisador como instrumento fundamental;

b) o caráter descritivo;

c) o significado que as pessoas dão às coisas e à sua vida como preocupação do investigador;

d) o enfoque indutivo.

A abordagem qualitativa foi ainda definida por Richardson (2008) como:

“A abordagem qualitativa de um problema, além de ser uma opção do

investigador, justifica-se, sobretudo, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social. Tanto assim é que existem problemas que

podem ser investigados por meio de metodologia quantitativa, e há outros que

exigem diferentes enfoques e uma metodologia de conotação qualitativa”

(RICHARDSON, 2008, p.79).

Na presente pesquisa tais características podem ser encontradas visto que ambiente da pesquisa trata-se de um ambiente natural onde os dados foram coletados de fonte direta, que no caso é Selo Casa Azul e sua aplicação em projetos financiados pela CAIXA. O caráter descritivo também esteve presente nesta pesquisa na análise crítica realizada com o Selo Casa Azul e a verificação do atendimento dos projetos aos requisitos solicitados por este selo. E finalmente no momento da entrevista com os envolvidos pode-se verificar o significado que os mesmos dão ao assunto, que é uma preocupação deste trabalho.

3.2.2 Tipo de Pesquisa

Segundo Collis e Hussey (2005, p. 24), a pesquisa exploratória é definida como um “problema ou questão de pesquisa quando há pouco ou nenhum estudo anterior em que possamos buscar informações sobre a questão ou problema”. Considerando tal definição, a presente pesquisa é classificada quanto a seus fins como exploratória pelo fato de o Selo Casa Azul ser uma certificação bem recente e, como visto na introdução deste trabalho, pouco abordada em trabalhos científicos. Ainda quanto a seus fins a pesquisa também pode ser considerada como descritiva, que, conforme Triviños (2007) é a pesquisa que objetiva investigar e descrever determinado fato. O trabalho de descrição tem caráter fundamental em um estudo qualitativo, pois é por meio dele que os dados são coletados (MANNING, 1979). A presente pesquisa busca responder o problema em questão através da investigação e descrição dos fatores facilitadores e inibidores da utilização do Selo Casa Azul para avaliar a sustentabilidade de empreendimentos de HIS.

3.2.3 Métodos de Coleta de Dados

Quanto aos meios, os procedimentos utilizados neste trabalho foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a entrevista. A pesquisa bibliográfica foi definida por Oliveira (2007) como uma modalidade de estudo e análise de documentos de domínio científico tais como livros, periódicos, enciclopédias, ensaios críticos, dicionários e artigos científicos. Assim, a pesquisa bibliográfica tem como objetivo revisar os temas da rotulagem ambiental, da sustentabilidade na construção civil e das principais certificações de construção sustentável. O autor acima ainda ressalta que “o mais importante para quem faz opção pela

pesquisa bibliográfica é ter a certeza de que as fontes a serem pesquisadas já são reconhecidamente do domínio científico” (p. 69). Ao considerar isso, tal pesquisa foi desenvolvida através de materiais como livros, revistas, teses e dissertações. A pesquisa bibliográfica forneceu subsídios para o atendimento do primeiro objetivo específico do estudo, o qual busca fazer uma comparação entre três sistemas de certificação ambiental selecionados (BREEAM, LEED e AQUA) com o Selo Casa Azul.

A pesquisa documental, ferramenta também utilizada nesta pesquisa, é um procedimento que se utiliza de métodos e técnicas para a apreensão, compreensão e análise de documentos dos mais variados tipos e que não receberam nenhum tratamento científico. Segundo Cellard (2008), uma pessoa que deseja empreender uma pesquisa documental deve, com o objetivo de constituir um corpus satisfatório, esgotar todas as pistas capazes de lhe fornecer informações interessantes. A pesquisa documental foi utilizada para responder o segundo objetivo específico, no qual foram analisados os documentos dos projetos de HIS enviados para financiamento da CAIXA. Foram utilizados documentos como: projeto arquitetônico e o memorial descritivo de cada projeto.

A entrevista, que é definida como a coleta de dados decorrente de um encontro ministrado por uma conversação, na qual sejam recolhidas as informações (MARCONI; LAKATOS, 2007), foi utilizada na última etapa da pesquisa, que busca responder o terceiro objetivo específico e foi realizada com os envolvidos nos projetos de HIS encaminhados para CAIXA para financiamento, que são os construtores e os próprios fiscais da CAIXA. A entrevista com os construtores tem o intuito de saber a posição dos mesmos em relação ao tema da construção sustentável e se consideram viável a aplicação dos requisitos estabelecidos pelo Selo Casa Azul em seus empreendimentos de HIS. A entrevista com os fiscais busca compreender como está sendo o processo de disseminação do selo por parte da CAIXA, se a mesma tem algum plano de ação para aumentar o número de empreendimentos certificados e quais os fatores inibidores para a implantação do selo por parte das construtoras.

A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo (QUARESMA; BONI, 2005). Através dela os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Esses últimos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois eles se relacionam com os valores, as atitudes e as opiniões dos sujeitos entrevistados.

Uma questão importante da entrevista é quanto à formulação das questões. Deve- se evitar o uso de questões arbitrárias, ambíguas, deslocadas ou tendenciosas. As perguntas devem ser feitas levando em conta a sequência do pensamento do pesquisado, de forma que, a

entrevista seja conduzida com certo sentido lógico para o entrevistado. Para se obter uma narrativa natural muitas vezes não é interessante fazer uma pergunta direta, mas sim fazer com que o pesquisado relembre parte de sua vida. Para tanto o pesquisador pode muito bem ir suscitando a memória do pesquisado (BOURDIEU, 1999). As perguntas feitas aos construtores encontram-se no apêndice A e buscam identificar se os mesmos têm conhecimento sobre os princípios da construção sustentável apresentados por Licco (2006) e se acreditam ser viável a implantação desses requisitos em empreendimentos de HIS. As perguntas feitas aos fiscais da CAIXA encontram-se no apêndice B.

Quanto à coleta de dados, a pesquisa fez uso de dados primários. Os dados primários, segundo Collis e Hussey (2005), são coletados na fonte e serão obtidos tanto na etapa da entrevista com os envolvidos nos projetos de HIS, quanto na etapa na qual serão analisados os projetos de HIS à luz do modelo de avaliação proposto a partir do Selo Casa Azul.

3.2.4 Unidade de Análise

A unidade de análise está relacionada com a definição do que é o caso, que pode ser um indivíduo, uma empresa ou um processo, como uma mudança organizacional. Segundo Yin (2005), “a definição da unidade de análise (e, portanto, do caso) está relacionada à maneira como as questões iniciais foram definidas”. No caso desta pesquisa a unidade de análise é o selo casa azul e o processo de utilização do mesmo em HIS.

3.2.5 Método de Análise de Dados

A análise dos dados qualitativos, que foram obtidos nas três fases da presente pesquisa, foi realizada através da análise de conteúdo, que, segundo Bardin (1979, p. 42), pode ser definida como: um conjunto de técnicas de análise de comunicação visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção destas mensagens. Para a presente pesquisa buscou-se dividir os dados obtidos nas três etapas da pesquisa em dois grupos, sendo eles: os fatores inibidores e fatores facilitadores da implantação do selo casa azul em HIS.