• Nenhum resultado encontrado

3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO: NOVAS

4.1 Caracterização da pesquisa

A pesquisa surge com a finalidade de produzir mais conhecimento ou, simplesmente, se construir saberes acerca do objeto estudado, seja na resolução de problemas, na formulação de teorias ou para testar teorias em curso (DEMO, 2000; RICHARDSON et al, 2008).

A formulação do conhecimento científico pauta-se em uma investigação metódica e sistemática da realidade, aplicando-se métodos, fazendo-se análises, classificações e comparações, com o intuito de inventar ou comprovar explicações e descobertas científicas (MARTINS; THEÓPHILO, 2009).

Assim, a metodologia torna-se imprescindível em qualquer pesquisa, pois focaliza o ponto de referência utilizado pelo pesquisador em suas conclusões, possibilitando que outra pessoa, ao fazer a mesma pesquisa, encontre resultados semelhantes.

O conceito de metodologia, conforme Richardson et al (2008), é distinto de método, ou seja, este último representa o caminho para se alcançar determinado objetivo,

enquanto aquele envolve os procedimentos e as regras utilizadas por determinado método, quanto à necessidade de observar, de formular hipóteses, de elaborar instrumentos de coleta de dados e de analisar esses indicadores.

Para Martins e Theóphilo (2009), a metodologia pode ser compreendida por meio de duas vertentes: (1) voltada para comunicar procedimentos do saber (conhecimento) ou (2) dedicada à formulação de técnicas. Ambas as vertentes estão inseridas no campo da pesquisa metodológica, representada por caminhos ou modos que averiguam as abordagens teórico- práticas, muitas vezes confundida com método científico, o qual representa as estratégias de investigação.

Esta pesquisa, que se propõe analisar o nível de evidenciação das demonstrações contábeis dos entes da Federação brasileira, sob a óptica do processo de convergência das normas de Contabilidade aplicadas ao setor público, pode ser classificada, quanto aos objetivos, como exploratória e descritiva, baseada no exposto por Collis e Hussey (2005), que caracterizam as pesquisas exploratórias e descritivas como aquelas em que existem poucos estudos sobre o assunto e que procuram descrever o comportamento dos fenômenos, identificar e obter informações acerca das características de uma problemática, a fim de subsidiar uma análise posterior mais precisa e robusta.

Triviños (2007) classifica as pesquisas como exploratórias, quando estas procuram aumentar o conhecimento ou as experiências relacionadas a um problema específico, e como descritivas, quando possuem a finalidade de conhecer determinado fenômeno e descrevê-lo, podendo ser estabelecida relação entre variáveis.

Neste estudo, verifica-se que a evidenciação das demonstrações contábeis, com foco no processo de convergência das normas de Contabilidade aplicadas ao setor público, ainda não foi suficientemente debatida na arena acadêmica, notadamente relacionando a evidenciação com determinadas características econômicas e demográfica dos entes públicos, conforme estudos voltados a essas temáticas, apresentados nos Quadros 2 e 7.

No que concerne aos procedimentos, ou estratégias de pesquisa, este trabalho utilizou pesquisas bibliográficas, documentais e levantamentos. A pesquisa bibliográfica, de acordo com Martins e Theóphilo (2009), é indispensável em qualquer tipo de pesquisa

científica, na medida em que é necessário explicar e discutir o tema em análise por meio de livros, dicionários, jornais, artigos publicados em periódicos ou em anais de eventos, ou relatórios de pesquisas.

Martins e Theóphilo (2009) atribuem grande importância à pesquisa bibliográfica, por ser esta responsável pelo estabelecimento do referencial teórico, no qual são apresentados os conceitos e teorias que fundamentam a elaboração de uma pesquisa.

Nesta investigação, o referencial teórico foi desenvolvido com o intuito de apresentar aspectos relevantes acerca da teoria da divulgação, a fim de destacar a importância desta, tanto para o setor privado como público, além de pesquisas sobre a evidenciação nesses setores. Foram ainda abordadas as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, contextualizadas sob a óptica do processo de convergência das normas de Contabilidade no setor público brasileiro.

Já a pesquisa documental, para Richardson et al (2008), refere-se à análise de documentos, baseada em critérios previamente estabelecidos, que auxiliam na coleta, organização e análise dos dados. Este procedimento foi utilizado nesta pesquisa para analisar as demonstrações contábeis dos entes da Federação brasileira, a fim de identificar o nível de evidenciação desses documentos.

Quanto à estratégia de levantamento, este trabalho baseou-se no exposto por Martins e Theóphilo (2009), que entendem os levantamentos como apropriados para estudos que tencionam responder questões sobre a distribuição de uma variável, as relações entre características de pessoas ou grupos ou a análise de fatos ou descrições.

No que respeita à abordagem do problema, pode-se considerar o estudo como qualiquantitativo. Ressalta-se que Richardson et al (2008) criticam a falsa dicotomia entre os estudos qualitativos e quantitativos, e explicam que não importa quais as medidas utilizadas em um estudo, mas sim a qualidade empregada neste. Richardson et al (2008) admitem, no entanto, ser preciso determinar qual o enfoque utilizado na análise, mesmo havendo complementaridade entre ambas as abordagens.

Martins e Theóphilo (2009) conceituam a abordagem qualitativa como aquela que descreve, compreende e explica comportamentos, discursos e situações, enquanto a quantitativa mensura variáveis, sendo, geralmente, empregadas as duas abordagens nos estudos das Ciências Sociais, por ser difícil determinar um só enfoque em ambiente onde as evidências são fracionadas, dispersas e contraditórias, em virtude da dinâmica social.

Esta pesquisa, por conseguinte, para a formulação do problema, a definição da amostra, a coleta dos dados, incluindo-se a elaboração do instrumento de coleta desses dados, bem como para a respectiva análise e interpretação, a fim de elaborar as conclusões, fez uso das contribuições das abordagens tanto qualitativa como quantitativa.

Quanto à definição das etapas da pesquisa, que incluem a delimitação da amostra, bem como a coleta dos dados e as técnicas para a respectiva análise, buscou-se detalhar estes pontos a seguir.