• Nenhum resultado encontrado

Caraterização do espaço escolar – do Físico ao Virtual

3.1 Caracterização do estabelecimento de ensino

3.1.4 Caraterização do espaço escolar – do Físico ao Virtual

Quadro 2. Tabela da evolução do número de alunos e turmas de 2010 a 2014. Fonte: AAVV, 2016e.

Quadro 3. Tabela de alunos por nacionalidade de 2010 a 2014. Fonte: AAVV, 2016e.

Sistematicamente a ESMAVC procura requalificar o espaço escolar, criando e reformulando novos equipamentos, como por exemplo, salas de trabalho para todos os grupos disciplinares e um gabinete de saúde.

O espaço do ensino especial foi presentemente reformulado e novas salas de artes foram reequipadas. Neste mesmo ano letivo, foi criado um novo gabinete do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e um espaço para atendimento aos Pais e Encarregados de Educação.

A ESMAVC dispõe de três pisos: rés-do-chão, 1.º Andar e 2.º Andar. Apresenta um conjunto de 34 salas de aula, 8 salas de informática, 3 salas de artes, espaços para Educação Física (um ginásio maior, dois pequenos e dois campos de jogos – um de basquetebol e um de futebol) e 4 laboratórios (Biologia, Física e Química).

Existem ainda salas de apoio, de professores, de funcionários, de diretores de turma, de receção a pais/encarregados de educação, salas de reuniões, de matrículas, dos Cursos Noturnos, da Associação de Alunos, da Associação de Ex-alunos, da Associação de Pais/Encarregados de Educação e espaços destinados para a prática de judo e musculação. Apresenta gabinetes para a direção, de apoio à educação especial, de trabalho por disciplina, de orientação vocacional. No que toca a serviços diversos, faculta: biblioteca, centro de recursos multimédia, bar, refeitório, reprografia, papelaria, instalações sanitárias, salão nobre, serviços administrativos, arquivos. Alunos, professores e funcionários têm direito ao uso de cacifos. No exterior existe um pátio de convívio, um pátio com parque de estacionamento de veículos que requer a autorização prévia aos serviços da escola para a sua utilização.

É interessante lembrar que a escola secundária é das poucas escolas do século XIX que ainda preserva uma Capela. Também o Salão Nobre é um espaço antigo e privilegiado da escola, onde ainda mantém equipamentos de há muitos anos. Este espaço é utilizado como um anfiteatro de multiusos onde funcionam conferências, palestras, peças de teatro, espetáculos ou concursos. A biblioteca destaca-se por manter um património documental bastante rico, com grande diversidade temática e com alguma documentação rara.

A Sala de Estudo funciona no Centro de Recursos Educativos e tem o intuito de organizar aulas de apoio aos alunos que precisem de apoio pedagógico. Aqui podem realizar trabalhos de casa, de grupo ou estudar e, sempre que precisarem, com a

colaboração de professores de várias áreas disciplinares. Por exemplo, docentes de áreas como a Geometria Descritiva ou Matemática disponibilizam um horário de apoio aos alunos. O espaço encontra-se ainda equipado com dicionários, livros, exercícios e provas de exame de anos anteriores que poderão ser uma mais-valia no estudo.

No interior da escola, todos os espaços englobam o mesmo edifício onde os acessos são realizados por corredores e escadas. O exterior, que engloba o pátio, campo de jogos e estacionamento, é rodeado por muros e por um portão de acesso.

A escola aproveita os recursos humanos para criar um padrão estético uniforme nos espaços de forma a ser mais fácil a articulação e circulação no meio escolar. Para tal efeito foram acrescentadas faixas em braille para uso dos alunos invisuais. Todas as salas de aula foram equipadas, nos últimos anos, por intervenção do Plano Tecnológico da Educação com computador e projetor e 11 das salas de aulas têm quadros interativos. O mesmo aconteceu com a Biblioteca que para além de computador passou a ter novas fotocopiadoras.

O sistema informático da escola disponibiliza meios de comunicação que facilitam e beneficiam a interação entre professores, alunos e encarregados de educação através das plataformas TProfessor, o Moodle e um email associado. A escola segue a política de manter um meio escolar agradável que busca o respeito e a contribuição de todos os elementos da comunidade para melhorar e criar novas oportunidades no que se refere ao ambiente de trabalho de alunos e professores.

O site oficial da escola, <http://www.es-mavazcarvalho.edu.pt/>, é muito bem estruturado e de fácil utilização e navegação. O design agradável e intuitivo adapta-se facilmente a qualquer formato de computador, smartphone, tablet ou i-pad. Contém um conteúdo de qualidade, com toda a informação e dados necessários sobre a escola, sendo pontual na exposição das notícias, eventos, projetos e atividades que decorrem ao longo dos anos letivos. Fornece documentos importantes como o Projeto Educativo, o Regulamento Interno, o Regulamento de Prémios de Mérito, o Plano de Segurança Interna ou o Plano Anual de Atividades. Permite ainda um fácil acesso para espaços como o Moodle <http://moodle.esmavc.org> e o Museuvirtual <http://www.esmavazcarvalho> que arquiva virtualmente o material de património museológico, inclui coleções de arte sacra e objetos científicos. Foi atribuído à escola o prémio Bronze de “Segurança Digital”

no que se refere aos serviços da internet. A ESMAVC dispõe de um canal no Youtube: <http://www.youtube.com/user/artesESMAVC>.

Em geral a escola apresenta-se como bem equipada e com espírito aberto para o acesso às novas tecnologias, com uma diversidade de materiais que os alunos podem recorrer para os trabalhos desenvolvidos dentro e fora da sala de aula.